Plano de aula: Estratégias de planejamento de poemas de forma fixa e livre

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poema de forma livre e fixa

Sobre esta aula: Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poema e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela, lápis, papel.

Informações sobre o gênero: O Poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não ter se apropriado da estrutura dos poemas de forma fixa ou livre ou da construção da métrica.

Referências sobre o assunto:

GEBARA, Ana Elvira Luciano. O poema, um texto marginalizado. In: CHIAPPINI, Lígia (coord.-geral). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 2ª Ed. João Pessoa: Idéia, 2002.

SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “A poesia” p. 83-98.

TAVARES, B. Contando histórias em versos. Poesia e romanceiro popular no Brasil. São Paulo: Ed 34, 2005. Parte I. A poesia. p.15-57.

Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

• Peça para que os alunos se organizem em duplas a fim de favorecer a troca de ideias e o consequente enriquecimento na produção do texto.
  • Apresente aos alunos o título da aula e explique que este será o momento em que, em duplas, eles irão pensar em temáticas para, posteriormente, produzir poemas de forma fixa ou livre.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos