Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula, explicando que eles irão reunir, em uma coletânea, os textos produzidos na aula passada. Peça que algum aluno se voluntarie para fazer a capa e a sinopse da coletânea.
Introdução
Devolva às duplas os contos corrigidos por você, e peça que eles os reescrevam fazendo as alterações indicadas. Comente, se possível, as alterações necessárias e os pontos fortes dos contos produzidos.
Desenvolvimento
Crie uma pasta compartilhada na nuvem (no Google Drive, por exemplo) para que todos os textos fiquem armazenados em um só espaço. Oriente, por mensagem, que os alunos postem os seus textos nessa pasta (veja o tutorial presente no plano de aula). Se preferir, grave um tutorial explicando aos alunos como eles poderão fazer isso. Depois disso, no grupo de WhatsApp da turma, convide mais dois alunos a publicar os textos produzidos em uma plataforma digital, o “Livros digitais” (disponibilize o link do tutorial, disponível no plano de aula, para que os alunos consigam publicar a coletânea na plataforma, colando a capa, a sinopse e os contos já compartilhados no Google Drive). Auxilie os alunos, criando um novo grupo de WhatsApp, para que consigam alimentar a plataforma.
Fechamento
O plano de aula sugere um lançamento da coletânea produzida pelos alunos. Considerando o ensino remoto, a criação de eventos em redes sociais, por meio de lives, como o Facebook e o Instagram, pode ser uma alternativa mais viável. Para isso, por meio de áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos se dividam em funções (conforme os slides de Fechamento) para criar convites e organizar o evento (se puder, faça essa divisão em um momento síncrono, via Google Meets ou Zoom, para que eles possam discutir). Nesse momento, deixe o protagonismo falar mais alto: dê liberdade, com o seu acompanhamento, para que os alunos construam o evento (crie um novo grupo de WhatsApp para isso, se necessário). Depois da data do evento e do lançamento da coletânea, disponibilize o link e o livro digital nas redes sociais.
Convite às famílias
Toda a família pode se reunir para ler os textos produzidos. Além disso, a família pode auxiliar na divulgação do evento e apreciar, durante o próprio evento, a coletânea da turma.