Atividade para impressão - Tutorial
Plano de Aula
Plano de aula: Produzindo um livro digital de contos contemporâneos
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássico e contemporâneo e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Quadro, projetor multimídia, computadores conectados à internet.
Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas...” (GOTLIB, 2006, pg. 30).
Dificuldades antecipadas: Dificuldades para utilizar a plataforma digital para criação do livro. Para sanar tal dificuldade, é importante que o professor acompanhe os alunos e oriente-os a cada etapa. O trabalho colaborativo entre os alunos que dominam as ferramentas digitais também pode ajudar a resolver o problema.
Referências sobre o assunto:
BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1991
COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “O conto” p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente o título da aula aos alunos e explique-lhes que o passo seguinte, após o término da produção dos contos, será a reunião dos textos em um livro digital.
- Relembre-os de que o livro reúne contos sobre personagens femininas empoderadas, e é inspirado em pessoas reais da comunidade. Nesse sentido, solicite que os alunos comecem a pensar em um título para o livro.
- Também será necessário escrever uma apresentação e uma sinopse para o livro. Combine com os alunos como farão essas tarefas. Uma sugestão é verificar se há alguns alunos interessados nessa tarefa. Outra sugestão é construir os textos coletivamente com todos da sala. Decida junto com os alunos qual a melhor maneira.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO