Plano de Aula

Plano de aula: Produzindo um livro digital de contos contemporâneos

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássico e contemporâneo e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Quadro, projetor multimídia, computadores conectados à internet.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas...” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Dificuldades para utilizar a plataforma digital para criação do livro. Para sanar tal dificuldade, é importante que o professor acompanhe os alunos e oriente-os a cada etapa. O trabalho colaborativo entre os alunos que dominam as ferramentas digitais também pode ajudar a resolver o problema.

Referências sobre o assunto:

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1991
COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “O conto” p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o título da aula aos alunos e explique-lhes que o passo seguinte, após o término da produção dos contos, será a reunião dos textos em um livro digital.
  • Relembre-os de que o livro reúne contos sobre personagens femininas empoderadas, e é inspirado em pessoas reais da comunidade. Nesse sentido, solicite que os alunos comecem a pensar em um título para o livro.
  • Também será necessário escrever uma apresentação e uma sinopse para o livro. Combine com os alunos como farão essas tarefas. Uma sugestão é verificar se há alguns alunos interessados nessa tarefa. Outra sugestão é construir os textos coletivamente com todos da sala. Decida junto com os alunos qual a melhor maneira.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos