Plano de aula: A linguagem que constrói o humor: os recursos linguísticos na crônica “Papos”

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário

Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual Dramático (comédias) e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.

Informações sobre o gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.

Materiais necessários: Projetor para a exibição dos conteúdos e versão impressa da crônica “Papos”, de Luis Fernando Verissimo, para distribuir aos alunos.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades gramaticais podem desafiar a reconstrução dos sentidos do texto por meio da análise crítica dos recursos linguísticos. Desta forma, a troca de conhecimentos entre os alunos e uma ordenação da sala que favoreça discussões durante as atividades são bem-vindas. Você poderá solicitar que a turma se divida em grupos para acompanhar as tarefas da aula.

Referências bibliográficas: 1) SALIBA, Elias Thomé. Raízes do riso: a representação humorística na história brasileira: da Belle Époque aos primeiros tempos do rádio. Companhia das Letras, 2002. 2) POSSENTI, Sírio. Os humores da língua: análises linguísticas de piadas. Mercado de Letras, 2002. 3) “Papos”, de Luis Fernando Verissimo. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/5308402 - Acesso em: 15/10/2018.

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientações: Leia para a turma o seguinte texto: “O filho está lendo um livro de conto de fadas e pergunta para o pai: - Pai, todos os contos de fadas começam com “Era uma vez”? - Não, filho… Tem outros que começam assim: ‘Quando eu for eleito…’”.

1. Pergunte aos alunos se eles sabem a que gênero textual esse texto pertence ou como costumamos chamá-lo. (Espera-se que os alunos reconheçam que se trata de uma piada).

2. Peça para a turma apontar a graça do texto e refletir sobre o que causou o efeito de humor no fragmento. (A comicidade do texto se dá pelo apelo irônico da resposta “Tem outros que começam assim: ‘Quando eu for eleito…’”. A frase “Quando eu for eleito” é associada aos contos de fadas como forma de considerá-la uma ficção, mentira. A declaração do pai faz alusão ao hábito, geralmente frequente, de políticos não cumprirem as promessas depois de eleitos.)

3. Com base na reflexão da questão anterior, pode-se dizer que a linguagem ajuda a construir o humor? (É provável que a turma reconheça que sim, pois a piada parte de uma crítica situada no âmbito social e político para a construção do humor, mediante emprego irônico da linguagem. Logo, esta colabora com a comicidade em questão).

4. Explique à turma que a aula versará sobre este tema: a construção do humor por meio da linguagem. Propõe-se a leitura da crônica “Papos”, de Luis Fernando Verissimo, seguida da análise de seus recursos linguísticos. Após isso, trabalha-se a adaptação desse texto para o gênero dramático.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos