Atividade para impressão - Tutorial Canvas
Plano de Aula
Plano de aula: Expressões denotativas e conotativas no gênero conto
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto clássico e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Quadro, giz, cópias do texto, projetor multimídia, computadores conectados à internet, cartolina, EVA (espuma vinílica acetinada).
Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).
Dificuldades antecipadas: Identificar os conceitos linguísticos (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas) e compreender seus efeitos de sentido no texto. Fazer uma retomada dos conteúdos pode auxiliar o aluno à relembrar os conceitos linguísticos. Proporcionar atividades coletivas, como em grupos ou duplas, pode facilitar as análises do texto, porém é indispensável a mediação do professor.
Referências sobre o assunto:
BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.
COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.
GAIGNOUX, Aline de Azevedo. Seleção lexical e argumentatividade na construção da narrativa: o adjetivo no conto a cartomante. Letras em Revista, Teresina, V. 04, n. 02, jul./-dez, 2013.
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
MOREIRA, Marco Antonio. Mapas conceituais e diagramas V. Porto Alegre: Edição do Autor, 2006.
NICOLA, José de. Gramática: palavra, frase, texto. 2º ed. São Paulo: Scipione, 2009.
TERRA, Ernani. Curso Prático de Gramática. São Paulo: Editora Scipione, 2011.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. O Conto. In: Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente o título da aula aos alunos.
- Pergunte a eles o que recordam sobre adjetivos. Acolha as respostas. Sugestão: Se considerar necessário, apresente para eles uma definição do termo adjetivo, em linhas gerais. Você pode pedir que consultem em uma gramática também. De acordo com Nicola (2009), o adjetivo é a palavra que modifica o substantivo, atribuindo-lhe um estado, uma característica ou uma qualidade.
- Explique que eles retornarão ao conto de Machado de Assis, para analisar o emprego dos adjetivos,a locuções adjetivas e orações subordinadas adjetivas, para entender como essas palavras ou expressões contribuem para a compreensão da narrativa.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO