Plano de aula: Expressões denotativas e conotativas no gênero conto

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto clássico e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Quadro, giz, cópias do texto, projetor multimídia, computadores conectados à internet, cartolina, EVA (espuma vinílica acetinada).

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Identificar os conceitos linguísticos (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas) e compreender seus efeitos de sentido no texto. Fazer uma retomada dos conteúdos pode auxiliar o aluno à relembrar os conceitos linguísticos. Proporcionar atividades coletivas, como em grupos ou duplas, pode facilitar as análises do texto, porém é indispensável a mediação do professor.

Referências sobre o assunto:

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.

COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.

GAIGNOUX, Aline de Azevedo. Seleção lexical e argumentatividade na construção da narrativa: o adjetivo no conto a cartomante. Letras em Revista, Teresina, V. 04, n. 02, jul./-dez, 2013.

GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.

MOREIRA, Marco Antonio. Mapas conceituais e diagramas V. Porto Alegre: Edição do Autor, 2006.

NICOLA, José de. Gramática: palavra, frase, texto. 2º ed. São Paulo: Scipione, 2009.

TERRA, Ernani. Curso Prático de Gramática. São Paulo: Editora Scipione, 2011.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. O Conto. In: Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Tema da aula

Orientações:

• Apresente o título da aula aos alunos.
  • Pergunte a eles o que recordam sobre adjetivos. Acolha as respostas. Sugestão: Se considerar necessário, apresente para eles uma definição do termo adjetivo, em linhas gerais. Você pode pedir que consultem em uma gramática também. De acordo com Nicola (2009), o adjetivo é a palavra que modifica o substantivo, atribuindo-lhe um estado, uma característica ou uma qualidade.
  • Explique que eles retornarão ao conto de Machado de Assis, para analisar o emprego dos adjetivos,a locuções adjetivas e orações subordinadas adjetivas, para entender como essas palavras ou expressões contribuem para a compreensão da narrativa.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos