Plano de aula: A construção dos personagens na narrativa mitológica

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito

Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação Campo artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero mito, bem como introduzidos aos estudos dos adjetivos, para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula.

Materiais necessários:

• Computador, projetor multimídia, som e tela.
  • Cópia do texto: “A origem da morte”. In: SISTO, Celso. Mãe África. São Paulo: Paulus, 2007, p. 16-18.
  • Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.

Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em caracterizar, por meio da escolha de adjetivos apropriados, os personagens porque eles terão que inferir características a partir das suas ações, contextualizadas em um tempo e espaço.

Referências sobre o assunto:

• DANTAS, I. M. ; SILVA, J. R. O par locução adjetiva/ adjetivo: uma questão de leitura e de escrita no ensino de língua. In: XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE), 2012, Natal/RN. XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE). Natal/RN: EDUFRN, 2012. v. Único. p. 1-9.
  • MONTES, S. V. S.; NOGUEIRA, T. F. Uso do Adjetivo: Ferramenta de personalização do texto (causando diferentes efeitos de sentido). XIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e IX Encontro Latino Americano de Pós-Graduação Universidade do Vale do Paraíba. Disponível em: <http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/1169_1123_01.pdf>. Acesso em: 22 set. 2018.
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 min.

Orientações:

• Apresente a proposta da aula aos alunos: nesta aula, será lido um mito sobre a “origem da morte”, sem muitos adjetivos. Os alunos terão que entender a história para, depois, fazer uma atividade para atribuir adjetivos aos personagens. Trata-se de uma estratégia para analisar os efeitos de sentido decorrentes da escolha e dos usos dos adjetivos nos mitos, promovendo a “personalização” do mito.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos