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Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário
Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Na aula anterior, foi proposto aos alunos que esles trouxessem uma pesquisa sobre os atuais espaços da arte dramática para uma rápida apreciação. Como combinado, aprecie, de modo ágil, os resultados trazidos pelos alunos. Em seguida, dê início à aula, a partir da diferenciação entre tragédia e comédia na Grécia Antiga. Para a apreciação dos materiais selecionados para esta aula, providencie um projetor para a exibição dos slides e, ainda, a impressão dos arquivos anexados a este plano.
Informações sobre o gênero: A comédia de costumes tem a intenção de fazer uma crítica à sociedade por meio do humor. Cria uma sátira dos costumes de um grupo de pessoas ao construir o enredo em torno dos códigos sociais existentes no contexto a que pertencem as personagens. Tais noções podem ser obtidas no link: “As características do gênero comédia” - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=llJcrM7O90s&t=56s . Na presente aula, trabalharemos com o texto dramático de Martins Pena, mas outros autores também são sugeridos para o trabalho com esse gênero: Molière, Joaquim M. de Macedo, Gil Vicente, Ariano Suassuna, Millôr Fernandes, etc.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades de compreender que o gênero dramático contempla tanto a tragédia quanto a comédia. Por isso, professor, reforce essa noção quando esclarecer a diferença entre esses dois aspectos. Também poderá ser difícil para a turma intertextualizar, perceber as relações entre os textos que serão utilizados em aula.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Garanta que as carteiras da sala estejam organizadas em grupos para que haja trocas e construção colaborativa de saberes entre os alunos. Em seguida, leia o tema da aula para a turma, esclarecendo que a comédia de costumes no Brasil será apresentada em diálogo com intertextos, ou seja, um conjunto de referências semelhantes àquelas que serão vistas na obra de Martins Pena, o autor principal a ser estudado durante a presente aula.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
2. Agora, procure saber se as máscaras da segunda imagem despertam, exatamente, os mesmos sentimentos causados pelo conteúdo da primeira. As respostas, agora, podem ser mais divergentes. Em todo caso, chame a atenção dos alunos para o aspecto mais “caricato” dessas feições. Além disso, leve-os a perceber que elas retratam tipos mais plurais de pessoas. Para isso, pode-se misturar adjetivos. Exemplos: bobo, grosseiro, estressado, fofoqueiro/linguarudo, rabugento, maluco, leso/lesado, sagaz/astuto, risonho/brincalhão, no quadro e pedir aos alunos que risquem aqueles que caracterizam, respectivamente, cada uma das caricaturas, representação grotesca das pessoas na imagem acima. (ver sugestão de adjetivos no link) Explique-lhes que a variedade dessas máscaras caricatas se deve ao fato de serem usadas nas comédias gregas, que não tinham finais tristes e seus personagens eram pessoas comuns, do povo. Seu principal objetivo era provocar o riso do espectador. Ao fazer essa distinção entre tragédia e comédia, esclareça aos alunos que elas são entendidas como obras ou tipos de peças teatrais pertencentes ao gênero dramático. Portanto, a noção de dramático, no teatro, não tem a ver com exagero, gravidade ou tragédias, mas, sim, com atributos de uma categoria artística voltada para a encenação. Logo, nesta aula, vamos nos referir à apreciação do texto que constrói espetáculos teatrais.
3. Consulte a turma para saber quantos alunos já assistiram a uma peça. Se houver respostas afirmativas, procure saber quais sentimentos eles já experienciaram ao assistir a uma peça teatral. Diferentes contribuições podem ser dadas. É possível que elas tenham relação com sensações de prazer, alegria, comoção, tristeza ou mesmo com momentos de reflexão, questionamento. A partir daí, conte-lhes que, para Aristóteles - filósofo grego -, o teatro tinha uma função terapêutica: eliminava os excessos emocionais. Esse processo é conhecido como “catarse”, a liberação de emoção ou sentimento após uma representação dramática.
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações:
1) Após falar sobre a representação do povo por meio das máscaras da comédia grega, convide os alunos para experimentar o humor brasileiro do século XIX. Explique-lhes que a prática de rir da própria realidade é antiga e que Martins Pena é o fundador da comédia de costumes no Brasil. Distribua versões impressas do texto teatral “O Judas em sábado de aleluia” entre os alunos e peça-lhes que se organizem em grupos de 3 a 4 para uma leitura atenta da cena I dessa produção, escrita na década de 1840.
2) Com os grupos de alunos portando a versão impressa do texto, convide-os a observarem este e o próximo slide. Faça-lhes as seguintes perguntas:
3) Convide a turma a observar que o destaque “Comédia em 1 ato” serve para distinguir a presente peça de outras muito longas. Em textos muito longos, o recurso de divisão em atos reúne conjuntos de cenas separadas por uma ou mais pausas durante a apresentação. A peça em 1 ato, portanto, é encenada sem pausas.
4) Esclareça que, além da divisão em atos, uma peça também é dividida em quadras e cenas, de acordo com suas necessidades. Os quadros indicam as mudanças mais radicais de cenário. As cenas são as menores unidades narrativas de uma peça, como é o caso da Cena I, que será lida a seguir, em grupos, pela turma.
5) Peça aos grupos que visualizem, no geral, o material impresso e indiquem, um grupo de cada vez, como se divide a peça “O Judas em sábado de aleluia”. Avalie as respostas e solicite que os estudantes se dediquem à leitura atenta da produção em questão.
Orientações:
1) Após falar sobre a representação do povo por meio das máscaras da comédia grega, convide os alunos para experimentar o humor brasileiro do século XIX. Explique-lhes que a prática de rir da própria realidade é antiga e que Martins Pena é o fundador da comédia de costumes no Brasil. Distribua versões impressas do texto teatral “O Judas em sábado de aleluia” entre os alunos e peça-lhes que se organizem em grupos de 3 a 4 para uma leitura atenta da cena I dessa produção, escrita na década de 1840.
2) Com os grupos de alunos portando a versão impressa do texto, convide-os a observarem este e o próximo slide. Faça-lhes as seguintes perguntas:
3) Convide a turma a observar que o destaque “Comédia em 1 ato” serve para distinguir a presente peça de outras muito longas. Em textos muito longos, o recurso de divisão em atos reúne conjuntos de cenas separadas por uma ou mais pausas durante a apresentação. A peça em 1 ato, portanto, é encenada sem pausas.
4) Esclareça que, além da divisão em atos, uma peça também é dividida em quadras e cenas, de acordo com suas necessidades. Os quadros indicam as mudanças mais radicais de cenário. As cenas são as menores unidades narrativas de uma peça, como é o caso da Cena I, que será lida a seguir, em grupos, pela turma.
5) Peça aos grupos que visualizem, no geral, o material impresso e indiquem, um grupo de cada vez, como se divide a peça “O Judas em sábado de aleluia”. Avalie as respostas e solicite que os estudantes se dediquem à leitura atenta da produção em questão.
Orientações:
1) Após falar sobre a representação do povo por meio das máscaras da comédia grega, convide os alunos para experimentar o humor brasileiro do século XIX. Explique-lhes que a prática de rir da própria realidade é antiga e que Martins Pena é o fundador da comédia de costumes no Brasil. Distribua versões impressas do texto teatral “O Judas em sábado de aleluia” entre os alunos e peça-lhes que se organizem em grupos de 3 a 4 para uma leitura atenta da cena I dessa produção, escrita na década de 1840.
2) Com os grupos de alunos portando a versão impressa do texto, convide-os a observarem este e o próximo slide. Faça-lhes as seguintes perguntas:
3) Convide a turma a observar que o destaque “Comédia em 1 ato” serve para distinguir a presente peça de outras muito longas. Em textos muito longos, o recurso de divisão em atos reúne conjuntos de cenas separadas por uma ou mais pausas durante a apresentação. A peça em 1 ato, portanto, é encenada sem pausas.
4) Esclareça que, além da divisão em atos, uma peça também é dividida em quadras e cenas, de acordo com suas necessidades. Os quadros indicam as mudanças mais radicais de cenário. As cenas são as menores unidades narrativas de uma peça, como é o caso da Cena I, que será lida a seguir, em grupos, pela turma.
5) Peça aos grupos que visualizem, no geral, o material impresso e indiquem, um grupo de cada vez, como se divide a peça “O Judas em sábado de aleluia”. Avalie as respostas e solicite que os estudantes se dediquem à leitura atenta da produção em questão.
Orientações:
1) Após falar sobre a representação do povo por meio das máscaras da comédia grega, convide os alunos para experimentar o humor brasileiro do século XIX. Explique-lhes que a prática de rir da própria realidade é antiga e que Martins Pena é o fundador da comédia de costumes no Brasil. Distribua versões impressas do texto teatral “O Judas em sábado de aleluia” entre os alunos e peça-lhes que se organizem em grupos de 3 a 4 para uma leitura atenta da cena I dessa produção, escrita na década de 1840.
2) Com os grupos de alunos portando a versão impressa do texto, convide-os a observarem este e o próximo slide. Faça-lhes as seguintes perguntas:
3) Convide a turma a observar que o destaque “Comédia em 1 ato” serve para distinguir a presente peça de outras muito longas. Em textos muito longos, o recurso de divisão em atos reúne conjuntos de cenas separadas por uma ou mais pausas durante a apresentação. A peça em 1 ato, portanto, é encenada sem pausas.
4) Esclareça que, além da divisão em atos, uma peça também é dividida em quadras e cenas, de acordo com suas necessidades. Os quadros indicam as mudanças mais radicais de cenário. As cenas são as menores unidades narrativas de uma peça, como é o caso da Cena I, que será lida a seguir, em grupos, pela turma.
5) Peça aos grupos que visualizem, no geral, o material impresso e indiquem, um grupo de cada vez, como se divide a peça “O Judas em sábado de aleluia”. Avalie as respostas e solicite que os estudantes se dediquem à leitura atenta da produção em questão.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1. Após as reflexões proporcionadas por esta aula e, como forma de conclusão desta etapa, proponha aos alunos:
2. Lembre-se de recomendar à turma, como tarefa de casa, a leitura da peça completa, por meio do material impresso já distribuído. O texto dramático trabalhado nesta aula se desdobrará nos próximos encontros.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares.
Opcionais: plataformas de reuniões, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou outros.
Tema
Apresente, por meio de aplicativos de envio de fotos como WhattsApp ou similares, o tema da aula para a turma (“A comédia de costumes no Brasil e a construção do texto dramático”; “O Judas em sábado de aleluia”, de Martins Pena), esclarecendo que a comédia de costumes no Brasil será apresentada em diálogo com intertextos, ou seja, um conjunto de referências semelhantes àquelas que serão vistas na obra de Martins Pena, o autor principal a ser estudado durante a presente aula.
Introdução
Conduza os alunos em uma leitura do conteúdo das imagens disponíveis no plano original, por meio da seguinte indagação: que tipos de sentimentos a primeira imagem desperta? Após algumas manifestações, fique atento às sugestões dos estudantes. Ao serem citados sentimentos como horror, tristeza, piedade, compaixão etc., esclareça que a tragédia grega era um modo de contar histórias que sempre terminava com a morte do herói. A exemplo da foto em que Édipo fura os próprios olhos, por ter sido vítima do destino traçado pelos deuses, matando seu pai e casando-se com sua mãe, os temas desse tipo de peça são, geralmente, ligados a questões de lei, justiça e destino. Em seguida, procure saber se as máscaras da segunda imagem (veja no plano original) despertam, exatamente, os mesmos sentimentos causados pelo conteúdo da primeira. Agora, as respostas podem ser mais divergentes. Peça que respondam no grupo do WhatsApp. Para esta aula, seria interessante uma reunião no Google Meet ou outra plataforma de reuniões. Veja o tutorial do Meet em Recursos Opcionais. Em todo caso, chame a atenção dos alunos para o aspecto mais “caricato” dessas feições. Além disso, leve-os a perceber que elas retratam tipos mais plurais de pessoas. Para isso, você pode misturar adjetivos (por exemplo: bobo, grosseiro, estressado, fofoqueiro/linguarudo, rabugento, maluco, leso/lesado, sagaz/astuto, risonho/brincalhão) em um slide junto às imagens, e perguntar quais caracterizam, respectivamente, cada uma das caricaturas (representações grotescas) das pessoas na imagem (veja mais sugestões de adjetivos no link indicado no plano original). Explique-lhes que a variedade dessas máscaras caricatas se deve ao fato de serem usadas nas comédias gregas, que não tinham finais tristes e seus personagens eram pessoas comuns, do povo. Seu principal objetivo era provocar o riso do espectador. Ao fazer essa distinção entre tragédia e comédia, esclareça aos alunos que elas são entendidas como obras ou tipos de peças teatrais pertencentes ao gênero dramático. Portanto, a noção de dramático, no teatro, não tem a ver com exagero, gravidade ou tragédias, mas com atributos de uma categoria artística voltada para a encenação. Logo, nesta aula, vamos nos referir à apreciação do texto que constrói espetáculos teatrais. Conte aos alunos que, para o filósofo grego Aristóteles, o teatro tinha uma função terapêutica: eliminava os excessos emocionais. Esse processo é conhecido como “catarse”, a liberação de emoção ou sentimento após uma representação dramática.
Desenvolvimento
Após falar sobre a representação do povo por meio das máscaras da comédia grega, convide os alunos a experimentar o humor brasileiro do século XIX. Faça um vídeo bem chamativo, divertido, explicando que a prática de rir da própria realidade é antiga, e que Martins Pena é o fundador da comédia de costumes no Brasil. Convide-os a apreciar os slides que você preparou para eles. Encaminhe os slides no grupo do WhatsApp com uma versão do texto teatral “O Judas em sábado de aleluia”. Peça-lhes que façam uma leitura atenta da cena I dessa produção, escrita na década de 1840 (veja no plano original). Faça, ainda em slides, as seguintes perguntas:
1) Em que contextos ou espaços podemos entrar em contato com um texto dramático? (Embora textos dramáticos sejam publicados e possam ser lidos em diferentes espaços, seu contexto popular de circulação é por meio da encenação. Tratam-se de produções voltadas para as apresentações teatrais.)
2) Quais informações constam nos slides 4 e 5 que precedem o início do enredo na versão impressa do texto? (Espera-se que os alunos identifiquem o destaque “Comédia em 1 ato”, a lista de personagens e, em seguida, as instruções de composição da cena.)
3) Há alguma relação das informações anteriores com os contextos e espaços de apresentação dos textos dramáticos? Por que tais informações são úteis a esse tipo de produção? (Considere as hipóteses dos alunos e ajude-os a compreender que, sendo o gênero em questão voltado para a apresentação teatral, a representação de personagens e de suas ações, em diferentes cenários e espaços de tempo, traz o imaginário para mais perto do público que presencia essa atuação. Por isso, o escritor do texto dramático não se limita somente a criar a história, mas deve também fornecer todas as orientações de como tudo deve ser representado: ações e expressões das personagens, detalhes dos cenários e figurinos, marcas de tempo etc.)
4) Convide a turma a observar que o destaque “Comédia em 1 ato” serve para distinguir a presente peça de outras muito longas. Em textos muito longos, o recurso de divisão em atos reúne conjuntos de cenas separadas por uma ou mais pausas durante a apresentação. A peça em 1 ato, portanto, é encenada sem pausas.
5) Esclareça que, além da divisão em atos, uma peça também é dividida em quadros e cenas, de acordo com suas necessidades. Os quadros indicam as mudanças mais radicais de cenário. As cenas são as menores unidades narrativas de uma peça, como é o caso da Cena I, que será lida a seguir, em grupos, pela turma.
6) Peça que visualizem, de modo geral, o material em slides e indiquem, em seus cadernos de aula, como se divide a peça “O Judas em sábado de aleluia”.
Sugira que lhe encaminhem suas respostas pelo WhatsApp, no privado.
Fechamento
Após as reflexões proporcionadas por esta aula, proponha aos alunos, como forma de conclusão desta etapa, a leitura dos trechos no slide de Fechamento do plano original: de que forma esses textos se relacionam às discussões da aula e à comédia de Martins Pena? É natural que as respostas sejam diversificadas e mais pessoais. Considere as visões trazidas por seus alunos, ampliando, sempre que possível, as análises. Você poderá estimular a percepção sobre o trabalho com uma literatura situada no passado, mas que aborda questões, conflitos, sentimentos e valores que retornam até os dias de hoje, atuais como nunca, e as mudanças ocorridas com a passagem de um contexto histórico: “Tudo o que passa, tudo o que dura.” A noção de verossimilhança pode ser abordada na máxima: “A literatura é a expressão da sociedade.” Ao descrever os comportamentos, sentimentos e valores de personagens inspirados em pessoas comuns, o autor de “O Judas em sábado de aleluia” parte da “palavra como expressão do homem” para o entendimento de uma coletividade e de uma época, situados num recorte histórico. Tudo isso é representado por meio da comédia de costumes, com a representação grotesca de pessoas e acontecimentos: a caricatura. Lembre-se de recomendar à turma, como tarefa de casa, a leitura da peça completa por meio do material enviado como documento pelo WhatsApp. O texto dramático trabalhado nesta aula se desdobrará nos próximos encontros.
Convite às famílias
Você pode convidar os familiares a também apreciar os slides encaminhados à turma. É interessante que os familiares saibam as temáticas que os alunos recebem em casa para trabalhar.
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