Plano de aula: A comédia de costumes no Brasil e a construção do texto dramático “O Judas em sábado de aleluia” (Martins Pena)

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário

Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Na aula anterior, foi proposto aos alunos que esles trouxessem uma pesquisa sobre os atuais espaços da arte dramática para uma rápida apreciação. Como combinado, aprecie, de modo ágil, os resultados trazidos pelos alunos. Em seguida, dê início à aula, a partir da diferenciação entre tragédia e comédia na Grécia Antiga. Para a apreciação dos materiais selecionados para esta aula, providencie um projetor para a exibição dos slides e, ainda, a impressão dos arquivos anexados a este plano.

Informações sobre o gênero: A comédia de costumes tem a intenção de fazer uma crítica à sociedade por meio do humor. Cria uma sátira dos costumes de um grupo de pessoas ao construir o enredo em torno dos códigos sociais existentes no contexto a que pertencem as personagens. Tais noções podem ser obtidas no link: “As características do gênero comédia” - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=llJcrM7O90s&t=56s . Na presente aula, trabalharemos com o texto dramático de Martins Pena, mas outros autores também são sugeridos para o trabalho com esse gênero: Molière, Joaquim M. de Macedo, Gil Vicente, Ariano Suassuna, Millôr Fernandes, etc.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades de compreender que o gênero dramático contempla tanto a tragédia quanto a comédia. Por isso, professor, reforce essa noção quando esclarecer a diferença entre esses dois aspectos. Também poderá ser difícil para a turma intertextualizar, perceber as relações entre os textos que serão utilizados em aula.

Tema da aula

Orientações: Garanta que as carteiras da sala estejam organizadas em grupos para que haja trocas e construção colaborativa de saberes entre os alunos. Em seguida, leia o tema da aula para a turma, esclarecendo que a comédia de costumes no Brasil será apresentada em diálogo com intertextos, ou seja, um conjunto de referências semelhantes àquelas que serão vistas na obra de Martins Pena, o autor principal a ser estudado durante a presente aula.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos