Plano de aula: Uma experiência de produção de quadrinhos

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos

Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero história em quadrinhos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística.

Materiais necessários:

• Cópias da proposta de produção textual (uma para cada dois alunos).
  • Projetor para exibir esta apresentação.
  • Mural previamente organizado para exposição dos trabalhos.

Informações sobre o gênero:

A produção de uma história em quadrinhos envolve operações complexas como a combinação coerente entre roteiro e arte, texto verbal e não verbal. Esta aula visa proporcionar uma primeira experiência de uso dos elementos textuais próprios das HQs, valendo-se da estrutura já bastante conhecida de um meme como apoio para o desafio que os alunos deverão enfrentar. Há diferentes definições para a narrativa em quadrinhos, segundo Moacy Cirne, trata-se de uma narrativa gráfico visual, com suas particularidades próprias, a partir do agenciamento de, no mínimo, duas imagens desenhadas que se relacionam (2002, p.14). Os textos apresentados aqui possuem essas características dos quadrinhos, mas também o hibridismo e a circulação própria dos memes. Leia mais sobre esse temas nos links sugeridos a seguir.

Dificuldades antecipadas:

Para a produção proposta nesta aula, é fundamental identificar a incoerência entre a fala e o comportamento dos personagens envolvidos. Essa situação deverá ser reproduzida na criação dos alunos e pressupõe uma operação mental complexa, por isso serão propostos primeiramente exercícios que exploram e caracterizam essa contradição.

Referências sobre o assunto:

CIRNE, Moacy. Quadrinhos, Paixão e Sedução. Petrópolis: Vozes, 2000.

A Universidade Federal Fluminense (UFF) mantém um site com diversas produções acadêmicas sobre o fenômeno dos memes. Veja aqui: http://www.museudememes.com.br/referencias/.

O que são memes? Qual a origem do termo e do conceito? Veja aqui: http://www.museudememes.com.br/o-que-sao-memes/.

Tema da aula

Orientações:

• Projete ou registre no quadro o tema da aula.
  • Peça aos alunos que sentem-se em duplas.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos