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Plano de Aula
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Haicai
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há uma narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet, projetor, cópia da coletânea de poemas e das atividades propostas, caixa de som.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer o trabalho gráfico com as palavras e a quebra de expectativa que causa o humor. Para isso, atividades direcionadas, feitas em conjunto, convidarão o aluno a refletir sobre esses recursos.
Referências sobre o assunto:
Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.
CLEMENT, R. Haicai e suas teorias. 2016. Disponível em: <http://www.sumauma.net/artigos/artigo-rosa3.html->. Acesso em: 5 set. 2018.
DANIEL, C. Imagens do Japão na poesia modernista brasileira. Revista Eutomia. p.59-73. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/viewFile/875/658>. Acesso em: 16 out. 2018.
FRANCHETTI, P. Haicai: algumas reflexões. 2018 [Blog]. Disponível em: <http://paulofranchetti.blogspot.com/search/label/haicai>. Acesso em: 5 set. 2018.
FRANCHETTI, P. - O Haicai no Brasil. Alea - estudos neolatinos. Rio de Janeiro, vol.10, nº2, jul-dez 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2008000200007>. Acesso em: 24 set. 2018.
GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai. Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Introdução ao Haicai. Revista Metamorfosis. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.
LUNARDELLI, Mariângela. Diálogos sobre o gênero haicai. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.
MACHADO, D.S . Haicai, uma análise da produção em língua portuguesa: tema, forma e conteúdo. Dissertação (Mestrado em Literatura) - UNB. Brasília, 2011. Disponível em: <https://www.thehaikufoundation.org/omeka/files/original/e31418919963befc12681851abc1380c.pdf>. Acesso em: 18 out. 2018.
NUNES, R.S. Poesia concreta e o haicai. In: Haikai e performance: imagens poéticas. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) - UFMG. Belo Horizonte, 2011. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP-8HCP4D/tese_rob_definitiva.pdf?sequence=1>. Acesso em: 18 out. 2018.
POUND, E. ABC da literatura. São Paulo: Cultrix, 2010. p. 23-31
Tempo sugerido: 01 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Material complementar:
Para saber mais sobre o ideograma e o haicai, consulte:
DANIEL, C. Imagens do Japão na poesia modernista brasileira. Revista Eutomia. p.59-73. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/viewFile/875/658>. Acesso em: 16 out. 2018.
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
PIGNATARI, Décio. Terra. 1956. Disponível em: <http://poesiaconcreta.com.br/poema/terra.html>, acesso em: 22 nov. 2018.
AZEREDO, Ronaldo. Velocidade. Disponível em: <http://poesiaconcreta.com.br/poema/velocidade.html>, acesso em: 22 nov. 2018.
Orientações:
Fonte:
PIGNATARI, D. (trad) in: GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai. Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p . 73.
Material complementar:
Caso deseje entregar as questões para os alunos resolvam-na por escrito, acesse material complementar aqui
Orientações:
Fonte:
Andrade, C. D. In: GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai. Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p . 51
Fernandes, M. In: GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai. Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p . 132
Karai, S. Disponível em: <http://www.kathleenlessa.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=3747011>. Acesso em 18 out. 2018.
Seabra, C. Disponível em: <https://cseabra.wordpress.com/haicais/>. Acesso em 18 out. 2018.
Tempo sugerido: 09 minutos
Orientações:
Fonte: Campos, H. in: GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai. Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p . 94
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos um vídeo, junto com a imagem do slide Introdução, apresentando o haicai kanji (feito em ideogramas) e as suas características culturais, conforme as orientações do slide. Ainda pelo vídeo, faça os questionamentos sobre como os efeitos imagéticos aparecem nos haicais brasileiros, comparando-os com o haicai kanji, que tem um apego visual maior (use as perguntas do plano de aula).
Desenvolvimento
Em um novo vídeo, explique de forma breve o movimento do concretismo e apresente o poema “Terra”, de Décio Pignatari, fazendo uma análise dos elementos visuais. Entregue os poemas de Décio Pignatari presentes no segundo slide de Desenvolvimento junto com a lista de exercícios disponível em Material complementar, e peça que os aluno resolvam-na de acordo com a interpretação dos haicais. Entregue os outros dois haicais do terceiro slide de Desenvolvimento, pedindo que os alunos encontrem o humor. Peça que eles entreguem essas atividades por e-mail, mensagem de texto via WhatsApp etc. Se puder, crie um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para discutir e analisar juntos os haicais.
Fechamento
Envie um novo vídeo ou áudio desafiando os alunos a criar um haicai que sintetize o que aprenderam na aula. Peça que eles enviem os seus haicais por meio de mensagem de texto no grupo de WhatsApp da turma ao qual todos têm acesso.
Convite às famílias
Toda a família pode ajudar a ampliar o repertório dos alunos. Convide-os a pesquisar, na internet, sobre o concretismo e a obra de Décio Pignatari, Haroldo de Campos, Ronaldo Azevedo, Paulo Leminski e Arnaldo Antunes.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Benzoni
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Haicai: do concretismo ao humor
Finalidade da aula: Comparar o trabalho gráfico de haicais japoneses e o trabalho imagético de poetas concretos brasileiros, e analisar a composição de haicais humorísticos escritos por japoneses e brasileiros para perceber outros aspectos ligados à produção de haicai no Brasil.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Haicai
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos/figuras de linguagem.
Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP54
Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
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