Plano de Aula
Plano de aula: Haicai: do concretismo ao humor
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Haicai
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há uma narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet, projetor, cópia da coletânea de poemas e das atividades propostas, caixa de som.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer o trabalho gráfico com as palavras e a quebra de expectativa que causa o humor. Para isso, atividades direcionadas, feitas em conjunto, convidarão o aluno a refletir sobre esses recursos.
Referências sobre o assunto:
Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.
CLEMENT, R. Haicai e suas teorias. 2016. Disponível em: <http://www.sumauma.net/artigos/artigo-rosa3.html->. Acesso em: 5 set. 2018.
DANIEL, C. Imagens do Japão na poesia modernista brasileira. Revista Eutomia. p.59-73. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/viewFile/875/658>. Acesso em: 16 out. 2018.
FRANCHETTI, P. Haicai: algumas reflexões. 2018 [Blog]. Disponível em: <http://paulofranchetti.blogspot.com/search/label/haicai>. Acesso em: 5 set. 2018.
FRANCHETTI, P. - O Haicai no Brasil. Alea - estudos neolatinos. Rio de Janeiro, vol.10, nº2, jul-dez 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2008000200007>. Acesso em: 24 set. 2018.
GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai. Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Introdução ao Haicai. Revista Metamorfosis. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.
LUNARDELLI, Mariângela. Diálogos sobre o gênero haicai. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.
MACHADO, D.S . Haicai, uma análise da produção em língua portuguesa: tema, forma e conteúdo. Dissertação (Mestrado em Literatura) - UNB. Brasília, 2011. Disponível em: <https://www.thehaikufoundation.org/omeka/files/original/e31418919963befc12681851abc1380c.pdf>. Acesso em: 18 out. 2018.
NUNES, R.S. Poesia concreta e o haicai. In: Haikai e performance: imagens poéticas. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) - UFMG. Belo Horizonte, 2011. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP-8HCP4D/tese_rob_definitiva.pdf?sequence=1>. Acesso em: 18 out. 2018.
POUND, E. ABC da literatura. São Paulo: Cultrix, 2010. p. 23-31
Tema da aula
Tempo sugerido: 01 minuto
Orientações:
- Projete o slide e diga aos alunos que nesta aula eles irão trabalhar com duas possibilidades de composição do haicai: uma relacionada à questão imagética e outra relacionada à questão do humor.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Projete a imagem e diga que ela é uma representação de haicai escrito em japonês e o desenho é de Bashô. Diga aos alunos que o haicai, escrito em kanji, é composto por versos escritos na vertical, que devem ser lidos de baixo para cima, da direita para a esquerda. O kanji é um ideograma, ou seja, uma escrita que tem apelo visual e não sonora. Isso significa que o kanji para representar a palavra “casa”, assemelha-se ao desenho de uma casa e não à junção de letras que representam o som “casa”.
- Diante da informação fornecida, questione os alunos:
- Vocês acham que, nos haicais escritos em kanji, é possível desvincular a grafia da mensagem? Por quê? Espera-se que eles percebam que essa dissociação não é possível, pois os ideogramas constituem a construção imagética (significante) e não apenas de conteúdo (significado) do poema escrito.
- Diante do que vocês viram, seria possível afirmar que a adaptação do haicai para o português consegue abarcar essa característica do ideograma? Espera-se que eles percebam que não, uma vez que nosso alfabeto é sonoro, ou seja, as letras representam sons e não imagens, os haicais escritos em português perdem sua característica de construção visual da imagem.
- Como o haicai escrito em português constrói, então, sua imagem? Espera-se que eles digam que a construção imagética de haicais em língua portuguesa se deve em virtude da escolha das palavras que retratarão a cena vista.
- Pergunte se eles conhecem o trabalho gráfico com as palavras feito em língua portuguesa. (Resposta pessoal) Essa pergunta será o elo entre a construção ideogramática e a ideia dos concretistas. Caso eles conheçam o movimento, deixe-os manifestarem o que sabem. Se eles não souberem, ou disserem que, em língua portuguesa, tal trabalho não é possível, informe que esse assunto será abordado a seguir.
Material complementar:
Para saber mais sobre o ideograma e o haicai, consulte:
DANIEL, C. Imagens do Japão na poesia modernista brasileira. Revista Eutomia. p.59-73. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/viewFile/875/658>. Acesso em: 16 out. 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Projete o slide e fale um pouco sobre o concretismo, partindo do que os alunos sabem ou trazendo a informação nova: O movimento concretista foi um movimento poético que buscou explorar o espaço em branco do papel construindo um trabalho visual com as palavras que compõem o poema.
- Projete o poema “Terra” de Décio Pignatari, disponível aqui. Mostre aos alunos como o trabalho com a imagem acontece nesse poema: A palavra “terra” é fragmentada e disposta no papel a fim de construir a imagem de uma terra arada.
PIGNATARI, Décio. Terra. 1956. Disponível em: <http://poesiaconcreta.com.br/poema/terra.html>, acesso em: 22 nov. 2018.
- Projete o poema “velocidade” de Ronaldo Azeredo (aqui) e mostre como a ideia de velocidade é representada pela disposição das letras no papel.
AZEREDO, Ronaldo. Velocidade. Disponível em: <http://poesiaconcreta.com.br/poema/velocidade.html>, acesso em: 22 nov. 2018.
- Caso haja tempo disponível, explore outros poemas com os alunos, inclusive projetando áudios. Para isso, acesse o site disponível em: <http://www.poesiaconcreta.com.br/>. Acesso em: 22 nov. 2018.
- Diga aos alunos que os concretistas escreveram haicais trabalhando com a ideia de construção gráfica da imagem e que uma parte da atividade realizada em sala será feita com esses poemas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete o slide com os dois poemas, peça para que eles os leiam e, em seguida, direcione a reflexão, que deve ser feita oralmente.
- Além de ter 03 versos, quais aspectos dos dois poemas nos permitem classificá-los como haicai? - Os poemas abordam a temática da natureza, e retratam uma cena vista pelo poeta, sem sentimentalismo, subjetividade ou o uso do “eu”.
- Seria possível estabelecer uma relação entre os poemas projetados e as ideias concretistas? Sim, apesar de os poemas trazerem uma mensagem mais evidente do que os poemas vistos pelos concretistas, há um trabalho com os versos, para que as palavras representem a ideia passada pelo poema.
- Como essa relação (respondida no item b) é construída no poema poema 01? A palavra “noite” inacabada concretiza no papel a ideia do verso: de uma noite acabada, antes que o verso pudesse ser terminado.
- Observe a palavra “silenciosa, no poema 02; sua função, na construção da imagem no papel, é a mesma da palavra noite, presente no poema 01? Não, a palavra silenciosa, ao ser separada, também remete à interrupção do “som”, ao silêncio. Contudo, além disso, a parte “ciosa”, remete à ideia de ócio (formiga ociosa).
- Informe aos alunos que a palavra “ciosa” significa invejosa, aquela que não suporta a felicidade do outro. Depois, pergunte se, sabendo dessa informação, a leitura do poema ganha outro significado. Espera-se que eles digam que sim. A separação da palavra “silenciosa” em duas partes, além de representar no papel a ideia do silêncio, traz uma característica da formiga, que, invejosa, “mostra a bunda” para quem canta.
- Há uma relação de intertextualidade que pode ser estabelecida a partir da leitura do poema 02. Que relação é essa? É uma relação com a fábula da cigarra e a formiga, em que a cigarra canta (quanto inseto canta!) e a formiga trabalha. No haicai, a formiga é retratada como invejosa.
- Qual o efeito que o último verso traz ao texto? Espera-se que eles percebam que o último verso traz um tom de humor ao haicai. Caso eles não cheguem a essa conclusão, questione-os sobre esse aspecto.
- Caso tenha tempo disponível, é possível imprimir as questões e entregar aos alunos, para que eles façam por escrito, no caderno, e, depois socializem a resposta com a sala.
Fonte:
PIGNATARI, D. (trad) in: GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai. Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p . 73.
Material complementar:
Caso deseje entregar as questões para os alunos resolvam-na por escrito, acesse material complementar aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Diga aos alunos que, da mesma forma que há haicaístas preocupados em trabalhar com a forma do haicai, fazendo um paralelo com a construção proporcionada pelo ideograma, outros se empenharam em trazer, aos versos do haicai, humor.
- Questione os alunos o que eles entendem por humor. Espera-se que eles digam que humor é algo que provoca o riso. Levante a ideia de que, por vezes, o humor é uma crítica e não precisa, necessariamente, provocar o riso. Diga que a graça é pessoal, mas que a capacidade de compreender o humor de um texto passa pela leitura e compreensão da mensagem do texto.
- Projete o slide com os poemas
- Peça para alguns alunos lerem os poemas. Questione se todos os poemas têm humor. Espera-se que eles reconheçam que todos têm humor, mas que usam estratégias diferentes.
- Mostre que o humor é, muitas vezes, causado pela quebra de expectativa. Peça para que os alunos identifiquem como essa estratégia aparece em cada poema.
- No haicai 01, de Senryu Karai, a quebra de expectativa acontece no último verso, quando há revelação de que o ladrão é o filho do eu lírico.
- No haicai 02, a quebra vem do fato de que o pintor quer ser falsificado. Questione por que essa característica é inusitada. Espera-se que eles percebam que ser falsificado não deveria ser objeto de desejo de um pintor. Peça para eles levantarem hipóteses: Por que o pintor quer ser falsificado? Espera-se que eles percebam que só é falsificado quem tem valor, por isso esse desejo: uma falsificação atestaria o valor do pintor e de sua arte.
- O haicai 03 faz uma brincadeira com os carros de som que vendem pamonha, muito característicos do Estado de São Paulo. Caso os alunos não conheçam, projete o som, disponível nesse link.
- O haicai 04 é uma crítica ao país. Ele quebra a expectativa criada pelo verso 01, de que o Brasil será exaltado, quando traz, a ideia de que aqui, é sempre primeiro de abril. Isso significa que, no Brasil, a mentira é uma prática recorrente.
- Diga aos alunos que historicamente, o haicai já teve um viés humorístico-satírico, antes de Bashô atribuir ao haicai os valores do Zen-Budismo. Senryu é o mais famoso poeta japonês que fez haicais de humor, por isso, os haicais humorísticos japoneses são denominados Senryus.
Fonte:
Andrade, C. D. In: GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai. Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p . 51
Fernandes, M. In: GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai. Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p . 132
Karai, S. Disponível em: <http://www.kathleenlessa.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=3747011>. Acesso em 18 out. 2018.
Seabra, C. Disponível em: <https://cseabra.wordpress.com/haicais/>. Acesso em 18 out. 2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 09 minutos
Orientações:
- Projete o poema de Haroldo de Campos e diga que ele é a releitura concreta de um poema e Bashô. Mostre aos alunos que a plasticidade, nesse poema, acontece com a palavra saltando, representando o salto das rãs e a representação do charco, abaixo da palavra “saltando”.
- Desafie os alunos a criarem um haicai que sintetize o aprendizado sobre uma das temáticas vistas na aula. Para garantir que ambas serão contempladas, peça para que os alunos cujo número de chamada seja “par” façam sobre o” haicai e o concretismo” e para os alunos cujo número seja “ímpar” , um haicai sobre humor no haicai.
- Peça a alunos voluntários para declamarem sua criação.
- Certifique-se de que ficou claro para os alunos que os poemas concretos, não têm, necessariamente, ligação com o humor e vice-versa. Esses dois recursos de construção são independentes, mas podem aparecer num único poema, como no de Décio Pignatari, que retoma a fábula da cigarra e da formiga.
Fonte: Campos, H. in: GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai. Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p . 94
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos um vídeo, junto com a imagem do slide Introdução, apresentando o haicai kanji (feito em ideogramas) e as suas características culturais, conforme as orientações do slide. Ainda pelo vídeo, faça os questionamentos sobre como os efeitos imagéticos aparecem nos haicais brasileiros, comparando-os com o haicai kanji, que tem um apego visual maior (use as perguntas do plano de aula).
Desenvolvimento
Em um novo vídeo, explique de forma breve o movimento do concretismo e apresente o poema “Terra”, de Décio Pignatari, fazendo uma análise dos elementos visuais. Entregue os poemas de Décio Pignatari presentes no segundo slide de Desenvolvimento junto com a lista de exercícios disponível em Material complementar, e peça que os aluno resolvam-na de acordo com a interpretação dos haicais. Entregue os outros dois haicais do terceiro slide de Desenvolvimento, pedindo que os alunos encontrem o humor. Peça que eles entreguem essas atividades por e-mail, mensagem de texto via WhatsApp etc. Se puder, crie um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para discutir e analisar juntos os haicais.
Fechamento
Envie um novo vídeo ou áudio desafiando os alunos a criar um haicai que sintetize o que aprenderam na aula. Peça que eles enviem os seus haicais por meio de mensagem de texto no grupo de WhatsApp da turma ao qual todos têm acesso.
Convite às famílias
Toda a família pode ajudar a ampliar o repertório dos alunos. Convide-os a pesquisar, na internet, sobre o concretismo e a obra de Décio Pignatari, Haroldo de Campos, Ronaldo Azevedo, Paulo Leminski e Arnaldo Antunes.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Benzoni
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Haicai: do concretismo ao humor
Finalidade da aula: Comparar o trabalho gráfico de haicais japoneses e o trabalho imagético de poetas concretos brasileiros, e analisar a composição de haicais humorísticos escritos por japoneses e brasileiros para perceber outros aspectos ligados à produção de haicai no Brasil.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Haicai
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos/figuras de linguagem.
Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP54
Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.