Plano de Aula
Plano de aula: O texto dramático e a construção da encenação
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário
Por: Carolina Silva
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.
Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos / momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.
Materiais necessários: Projetor para a exibição dos conteúdos em slides e versão impressa do texto “Intimidade”, de Gregório Duvivier, para distribuir aos alunos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades de identificar elementos cênicos, de escrever textos e fazer análises críticas das produções realizadas. Por isso, a troca de conhecimentos entre os alunos e uma ordenação da sala que favoreça discussões durante as atividades são bem-vindas. Você poderá solicitar que a turma divida-se em grupos para acompanhar as atividades da aula.
Referências sobre o assunto:
MAREGA, Larissa Minuesa Pontes. A palavra em cena: o texto dramático no ensino de Língua Portuguesa. Tese (Doutorado). São Paulo, 2015.
MENDONÇA, Tailor. A tarefa de adaptar o texto teatral na escola. TCC. Porto Alegre, 2013.
Elementos do Teatro. Disponível em: <http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=197>. Acesso em: 21 set. 2018.
Introdução
Tempo sugerido: 05 minutos.
Orientações:
- Apresente a proposta da aula para os alunos, a partir das seguintes perguntas à classe:
- Quando assistimos a uma peça de teatro, presencialmente ou por meio de alguma mídia, quais são os elementos que podemos notar? (Os palpites podem ser vários, professor, e a turma pode citar: cenário, atores, figurino, luzes no palco, etc.).
- Os elementos relacionados na questão anterior são de fundamental importância para a encenação? (A resposta é sim. Eles ajudam a construir os detalhes da peça, fazendo nascer o espetáculo).
- Como você acha que tais elementos são pensados e organizados? A seleção deles é aleatória? (Professor, as respostas podem ser divergentes, mas é importante fazer os alunos notarem que a escolha deles não é aleatória e, apesar desses aspectos envolverem muitos profissionais ou serem pensados por diferentes equipes, o texto dramático, geralmente, é o ponto de onde tudo parte e, por meio dele, o autor costuma dar indicações e detalhes do que se passará na peça. Portanto, para esse tipo de produção, é necessário estar atento às circunstâncias e aos pormenores. Agora, professor, você pode apresentar o tema da aula à turma, antecipando que esta versará sobre a identificação de elementos cênicos e a indicação destes no texto dramático, dentre outros aspectos).
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO