Plano de aula: O texto dramático e a construção da encenação

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário

Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.

Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos / momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.

Materiais necessários: Projetor para a exibição dos conteúdos em slides e versão impressa do texto “Intimidade”, de Gregório Duvivier, para distribuir aos alunos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades de identificar elementos cênicos, de escrever textos e fazer análises críticas das produções realizadas. Por isso, a troca de conhecimentos entre os alunos e uma ordenação da sala que favoreça discussões durante as atividades são bem-vindas. Você poderá solicitar que a turma divida-se em grupos para acompanhar as atividades da aula.

Referências sobre o assunto:

MAREGA, Larissa Minuesa Pontes. A palavra em cena: o texto dramático no ensino de Língua Portuguesa. Tese (Doutorado). São Paulo, 2015.

MENDONÇA, Tailor. A tarefa de adaptar o texto teatral na escola. TCC. Porto Alegre, 2013.

Elementos do Teatro. Disponível em: <http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=197>. Acesso em: 21 set. 2018.

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientações:

• Apresente a proposta da aula para os alunos, a partir das seguintes perguntas à classe:
  • Quando assistimos a uma peça de teatro, presencialmente ou por meio de alguma mídia, quais são os elementos que podemos notar? (Os palpites podem ser vários, professor, e a turma pode citar: cenário, atores, figurino, luzes no palco, etc.).
  • Os elementos relacionados na questão anterior são de fundamental importância para a encenação? (A resposta é sim. Eles ajudam a construir os detalhes da peça, fazendo nascer o espetáculo).
  • Como você acha que tais elementos são pensados e organizados? A seleção deles é aleatória? (Professor, as respostas podem ser divergentes, mas é importante fazer os alunos notarem que a escolha deles não é aleatória e, apesar desses aspectos envolverem muitos profissionais ou serem pensados por diferentes equipes, o texto dramático, geralmente, é o ponto de onde tudo parte e, por meio dele, o autor costuma dar indicações e detalhes do que se passará na peça. Portanto, para esse tipo de produção, é necessário estar atento às circunstâncias e aos pormenores. Agora, professor, você pode apresentar o tema da aula à turma, antecipando que esta versará sobre a identificação de elementos cênicos e a indicação destes no texto dramático, dentre outros aspectos).

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos