Plano de Aula

Plano de aula: A linguagem figurada nos sonetos

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Soneto

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Dicionário, instruções e atividades impressas, caixa de papelão, cola, canetas hidrográficas e/ou lápis de cor, projetor ou quadro digital, fones de ouvido, tablets ou notebooks, celulares dos alunos e conexão com internet.

Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em entender a linguagem poética e seus recursos. Leitura mecânica e superficial do poema, ignorando sua construção estética e emotiva - Esclarecer, quando necessário, eventuais dúvidas na identificação das figuras de linguagem, solicitando que os alunos formulem exemplos.

Referências sobre o assunto:

ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. v. 10, n. 1, 2008. João Pessoa-PB, 2008.Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.

COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.

LIMA, Renira Lisboa de Moura. A forma soneto. Maceió: EdUFAL, 2007.

MASSAUD, Moisés. Dicionário de termos literários. 12 ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

MATOS, Gregório de. Poemas escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1981. p. 225.

SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando, n.2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.

TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação, v. 4, n. 11, mai./ago. Rio de Janeiro - RJ, 2012. p. 162-187. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Prepare a sala, organizando mesas e cadeiras em três estações. Imprima o material das estações, sempre considerando a necessidade de três conjuntos de textos e atividades. Deixe as instruções e atividades em cada estação. Na estação com uso de tecnologia, serão necessários vários fones de ouvido, tablets e notebooks, pois os alunos responderão individualmente.
  • Leia o tema da aula para os alunos, escreva no quadro ou projete a apresentação.
  • Resgate rapidamente as características do soneto e o que foi visto em aula anterior sobre recursos expressivos e os efeitos sonoros. Verifique o conhecimento prévio dos alunos sobre metáfora, antítese e metonímia.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP54 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS