
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero história em quadrinhos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística.
Materiais necessários:
Informações sobre o gênero:
Publicada em livros, revistas ou jornais, a história em quadrinhos é essencialmente uma narrativa sequencial e visual marcada pela interação entre a linguagem verbal e não verbal. Sua plena compreensão exige do leitor o conhecimento de códigos gráficos, como os sentidos dos contornos dos balões ou os efeitos sugeridos pelas linhas cinéticas. Por muito tempo, sobretudo no Brasil, o desenvolvimento do gênero buscou legitimar-se pela intertextualidade com clássicos da literatura, incluindo-se aí contos e fábulas - um repertório quase universal, que facilita a compreensão do interdiscurso estabelecido. Porém, é fundamental notar que a HQ, mesmo quando anunciada como adaptação de obra literária, não é apenas uma narrativa que foi ilustrada. Os recursos gráficos próprios do gênero revestem-se também de tensão, sendo portadores de significados. Logo, a linguagem quadrinística modifica, transforma e recria a estrutura da narrativa com que dialoga, propondo uma re-interpretação desse texto-base. A respeito desses tópicos, ver referências abaixo.
Dificuldades antecipadas: Ao ensinar os diferentes tipos de balões, é preciso assumir que este é um conceito aberto e que existem inclusive cartunistas que não utilizam nenhum contorno para as falas de seus personagens (ver as tirinhas do personagem Armandinho, por exemplo). Há um grande repertório de recursos gráficos à disposição dos artistas, os quais podem preferir representar o entusiasmo ou o grito por meio de letras grandes, deformadas ou negritadas e não por meio do contorno do balão. Essa variedade pode confundir as crianças a princípio, sendo necessário desconstruir a ideia de que os sentidos só poderão ser representados de um único modo.
Referências sobre o assunto:
Consulte mais sobre os tipos de balões aqui:
http://www.lataco.com.br/zipzapzup/downloads/elementosdoquadrinho.pdf
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
- Veja aqui um vídeo da ilustradora Alexandra Presser a respeito das variações dos balões.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos a tirinha da Introdução e peça, por escrito ou por áudio, para prestarem muita atenção aos formatos dos balões e criarem o que poderia estar escrito em cada um deles. Eles podem utilizar recursos básicos de edição de imagens do WhatsApp ou do computador (Paint) para escrever dentro dos quadrinhos e salvar como imagem. Estabeleça um prazo e peça que compartilhem suas criações. Depois, envie a tirinha original para que comparem. Questione-os, por áudio, o que cada formato de balão expressa na tirinha, e solicite 5 voluntários para responder (por áudio ou por escrito) pelo WhatsApp. Após essa atividade, diga que encaminhará por escrito as orientações para uma pesquisa em duplas.
Desenvolvimento
Envie para a turma orientações para que pesquisem e descubram quais são os tipos de balões das HQ’s e o que cada um expressa. Indique algumas páginas como referência (o Plano fornece alguns links para pesquisa). Como sugestão, estabeleça que cada dupla deve encontrar 5 tipos de balões e dizer o que eles expressam. Também devem procurar uma tirinha com balões diferentes. Estabeleça um prazo e diga que devem compartilhar sua pesquisa (sugestão: Google Drive). Auxilie sua turma pelos canais já combinados por vocês.
Fechamento
Depois que todas as duplas tiverem realizado a atividade, peça que respondam às perguntas do slide de Fechamento. Estabeleça um prazo e peça que compartilhem. Leia os trabalhos de seus alunos e comente o que achar necessário em cada um. Compartilhe com todos um acervo dos balões mais comuns e seus significados, com base nas pesquisas das duplas, e faça um resumo também das conclusões em relação às perguntas do Fechamento. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
Sugira às famílias uma atividade lúdica: brincar com os balões, criando falas engraçadas utilizando-os em fotos de família, seja de forma digital ou manual. Para as famílias que gostarem da proposta, peça que compartilhem as fotos com balões no grupo de WhatsApp da turma e/ou nas redes sociais da escola.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Suzana Kawai
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Os tipos de balões das histórias em quadrinhos
Finalidade da aula: Catalogar, analisar e atribuir sentidos aos diferentes tipos de balões a fim de compreender uma HQ
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: História em quadrinhos
Objeto(s) do conhecimento: Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários.
Prática de linguagem: Análise linguística
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP54
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero história em quadrinhos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística.
Materiais necessários:
Informações sobre o gênero:
Publicada em livros, revistas ou jornais, a história em quadrinhos é essencialmente uma narrativa sequencial e visual marcada pela interação entre a linguagem verbal e não verbal. Sua plena compreensão exige do leitor o conhecimento de códigos gráficos, como os sentidos dos contornos dos balões ou os efeitos sugeridos pelas linhas cinéticas. Por muito tempo, sobretudo no Brasil, o desenvolvimento do gênero buscou legitimar-se pela intertextualidade com clássicos da literatura, incluindo-se aí contos e fábulas - um repertório quase universal, que facilita a compreensão do interdiscurso estabelecido. Porém, é fundamental notar que a HQ, mesmo quando anunciada como adaptação de obra literária, não é apenas uma narrativa que foi ilustrada. Os recursos gráficos próprios do gênero revestem-se também de tensão, sendo portadores de significados. Logo, a linguagem quadrinística modifica, transforma e recria a estrutura da narrativa com que dialoga, propondo uma re-interpretação desse texto-base. A respeito desses tópicos, ver referências abaixo.
Dificuldades antecipadas: Ao ensinar os diferentes tipos de balões, é preciso assumir que este é um conceito aberto e que existem inclusive cartunistas que não utilizam nenhum contorno para as falas de seus personagens (ver as tirinhas do personagem Armandinho, por exemplo). Há um grande repertório de recursos gráficos à disposição dos artistas, os quais podem preferir representar o entusiasmo ou o grito por meio de letras grandes, deformadas ou negritadas e não por meio do contorno do balão. Essa variedade pode confundir as crianças a princípio, sendo necessário desconstruir a ideia de que os sentidos só poderão ser representados de um único modo.
Referências sobre o assunto:
Consulte mais sobre os tipos de balões aqui:
http://www.lataco.com.br/zipzapzup/downloads/elementosdoquadrinho.pdf
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: