Plano de aula: Os tipos de balões das histórias em quadrinhos

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero história em quadrinhos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística.

Materiais necessários:

• Projetor ou cópias da tirinha do macaco-prego (uma cópia para cada grupo de 5 alunos).
  • Duas folhas grandes de papel kraft.
  • Gibis ou seções de tiras para serem recortadas pelos alunos.
  • Tesoura, cola e canetinha ou canetas coloridas.
  • Fita adesiva.

Informações sobre o gênero:

Publicada em livros, revistas ou jornais, a história em quadrinhos é essencialmente uma narrativa sequencial e visual marcada pela interação entre a linguagem verbal e não verbal. Sua plena compreensão exige do leitor o conhecimento de códigos gráficos, como os sentidos dos contornos dos balões ou os efeitos sugeridos pelas linhas cinéticas. Por muito tempo, sobretudo no Brasil, o desenvolvimento do gênero buscou legitimar-se pela intertextualidade com clássicos da literatura, incluindo-se aí contos e fábulas - um repertório quase universal, que facilita a compreensão do interdiscurso estabelecido. Porém, é fundamental notar que a HQ, mesmo quando anunciada como adaptação de obra literária, não é apenas uma narrativa que foi ilustrada. Os recursos gráficos próprios do gênero revestem-se também de tensão, sendo portadores de significados. Logo, a linguagem quadrinística modifica, transforma e recria a estrutura da narrativa com que dialoga, propondo uma re-interpretação desse texto-base. A respeito desses tópicos, ver referências abaixo.

Dificuldades antecipadas: Ao ensinar os diferentes tipos de balões, é preciso assumir que este é um conceito aberto e que existem inclusive cartunistas que não utilizam nenhum contorno para as falas de seus personagens (ver as tirinhas do personagem Armandinho, por exemplo). Há um grande repertório de recursos gráficos à disposição dos artistas, os quais podem preferir representar o entusiasmo ou o grito por meio de letras grandes, deformadas ou negritadas e não por meio do contorno do balão. Essa variedade pode confundir as crianças a princípio, sendo necessário desconstruir a ideia de que os sentidos só poderão ser representados de um único modo.

Referências sobre o assunto:

Consulte mais sobre os tipos de balões aqui:

Tema da aula

Orientações:

• Projete ou registre no quadro o tema da aula.
  • Organize os alunos em grupos de 5 e se prepare para iniciar a aula.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos