
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Data show, Fotocópias do texto, disponível em: http://www.teatronaescola.com/index.php/banco-de-pecas/item/o-auto-da-compadecida-ariano-suassuna. Acesso em 14/09/2018.
Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Dessa forma, não é necessária a presença de um narrador. Divide-se em atos e cenas e apresenta, como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens; e as rubricas - indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado, geralmente, segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho. São subgêneros do texto dramático: o auto, a comédia, a tragédia, a tragicomédia e a farsa.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão sentir dificuldades de responder às questões colocadas sobre os sinais de pontuação e as orientações cênicas, por não terem o conhecimento prévio do conteúdo trabalhado.
Referências sobre o assunto: Links:
https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/
https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995
https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
A finalidade desta aula é que os alunos percebam a necessidade de haver rubricas em um texto dramático, pois é através delas que os atores serão orientados para o momento da encenação (finalidade do texto dramático). Também é importante que eles relacionem os sinais de pontuação com a entonação das falas de cada personagem, pois, dessa forma, conseguirão identificar, em textos escritos, as intenções e emoções dos falantes. Professor, para que haja uma aprendizagem significativa, é necessário que você proporcione oportunidades para que os alunos façam suas descobertas e, em seguida, oriente-os para que façam as sistematizações necessárias.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais Complementares:
Para saber mais sobre a obra “Auto da Compadecida”, acesse https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/o-auto-da-compadecida-analise-da-obra-de-ariano-suassuna/Acesso em 17/09/2018.
Orientações:
Informações disponíveis em: https://www.ebiografia.com/ariano_suassuna/. Acesso em 17/09/2018.
Orientações:
Clique aqui para acessar a versão do texto para impressão.
Capa do Livro: https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/91pr1TDAhXL.jpg Acesso em 17/09/2018.
Site da Editora: https://www.ediouro.com.br/selos/agir
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
.
Orientações:
Respostas possíveis/desejáveis:
Obs.: É importante destacar que aqui colocamos apenas algumas sugestões de respostas. Os alunos poderão apresentar diversas opiniões e sugestões que, caso sejam coerentes, devem ser aceitas, comentadas e ampliadas durante a discussão.
Orientações:
Resposta possível/desejável:
Orientações:
B) Onde a cena se passa? O que indica a ação do padre? Qual sua intenção ao entrar na igreja?
Respostas possíveis/desejáveis:
Orientações:
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ltNf2w6NPfQ
Trecho do vídeo que deve ser exibido: 3’30 a 5’03.
2. Após a exibição do vídeo, veja o que os alunos perceberam ao comparar o texto e a encenação do texto, deixando-os falar livremente. Chame atenção da turma para alguns recursos utilizados na encenação que muito auxiliam na expressividade das cenas: o sotaque nordestino, a ênfase dada em algumas palavras (como no caso de João Grilo, ao repetir o nome do major), os gestos dos atores (por exemplo, o padre entrando na igreja), o timbre de suas vozes (de alegria, de gentileza, de raiva, etc.) e suas expressões faciais (com desprezo, sorrindo, etc.). Coloque algumas questões:
3. Explique aos alunos que o texto estudado foi feito para ser encenado no teatro, enquanto o vídeo assistido faz parte um filme, ou seja, é uma obra cinematográfica. Destaque que há diferenças entre um texto teatral e um roteiro de cinema, pois o roteiro de cinema faz parte de uma obra audiovisual, que faz uso de recursos diversos: além da interpretação dos atores, há outros elementos visuais e acústicos que fazem parte da obra; já no teatro, a encenação se baseia nos diálogos e nas ações dos atores. Observe ainda que, mesmo apresentando diferenças, a cena apresentada no vídeo se aproxima bastante do texto estudado, pois a intenção do diretor do filme foi, justamente, tentar preservar ao máximo o texto original de Ariano. Chame a atenção também para a questão da Variação Linguística Regional, as ênfases, pronúncias e acentos dados, indicando que os personagens vivem no sertão nordestino.
Respostas possíveis/desejáveis:
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça um vídeo para os alunos apresentando o livro Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Apresente também uma breve biografia do autor (disponível no Plano). Diga que irão trabalhar com um trecho do livro. Mostre uma cena do filme O Auto da Compadecida, de Guel Arraes, para ativar os conhecimentos prévios dos alunos (é possível que alguns conheçam o filme ou a minissérie). Encerre seu vídeo dizendo que irá compartilhar com eles o trecho do livro e algumas questões para responderem em duplas.
Desenvolvimento
Encaminhe aos alunos o trecho do Auto da Compadecida, disponível nos slides de Desenvolvimento 2, 3 e 4, junto às seguintes questões: a. Observe as expressões entre parênteses, destacadas em verde no texto. O que vocês acham que elas indicam? Qual sua função no texto? b. Observe os sinais de pontuação destacados no texto. O que eles indicam? Qual sua função no texto? (Possibilidades de respostas e maiores aprofundamentos estão nas Orientações do Plano.) Peça que os alunos postem suas respostas em um Documento colaborativo criado no Google Drive (um documento para toda a turma).
Após essa atividade, peça, por áudio ou por escrito, que as duplas assistam a um trecho do fillme O Auto da Compadecida, disponível aqui, e comparem a encenação dos atores, gestos e formas de falar com as indicações em verde no texto, para ver se se correspondem. Peça que anotem o que observaram no mesmo Documento colaborativo criado. Estabeleça um prazo e depois peça que as duplas leiam os trabalhos umas das outras para trocarem aprendizagens entre os pares. Estabeleça um prazo para essa leitura e intervenha acrescentando comentários no Documento colaborativo, se necessário.
Fechamento
Depois desse processo, sorteie uma das duplas para que os alunos façam um resumo das principais ideias, um apanhado geral a partir das respostas das demais duplas e dos seus comentários. Esse procedimento de sorteio de duplas para fazer o resumo das conclusões da aula pode ser repetido em outras aulas para que outras duplas sejam escolhidas. Caso haja possibilidade, promova uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e realize o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
Você pode sugerir às famílias que leiam o trecho disponibilizado e o comparem com o vídeo, para auxiliar na percepção das diferenças e semelhanças pelos alunos. Além disso, sugira que assistam ao filme O Auto da Compadecida, de Guel Arraes, ou à minissérie, caso tenham possibilidade, pois é uma grande obra do cinema nacional baseada em uma grande obra da literatura nacional.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Francisca Brasil
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: O texto teatral: pontuação, entonação e rubricas
Finalidade da aula: Perceber como se dá a relação entre pontuação, rubrica e entonação no texto dramático, a fim de conseguir identificar, no gênero, intenções e emoções dos personagens.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto dramático
Objeto(s) do conhecimento: Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP54
Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Data show, Fotocópias do texto, disponível em: http://www.teatronaescola.com/index.php/banco-de-pecas/item/o-auto-da-compadecida-ariano-suassuna. Acesso em 14/09/2018.
Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Dessa forma, não é necessária a presença de um narrador. Divide-se em atos e cenas e apresenta, como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens; e as rubricas - indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado, geralmente, segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho. São subgêneros do texto dramático: o auto, a comédia, a tragédia, a tragicomédia e a farsa.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão sentir dificuldades de responder às questões colocadas sobre os sinais de pontuação e as orientações cênicas, por não terem o conhecimento prévio do conteúdo trabalhado.
Referências sobre o assunto: Links:
https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/
https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995
https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: