Plano de aula: A prática da oralidade por meio de ensaio de texto dramático

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário

Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.

Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.

Materiais necessários: Cópias das adaptações do texto dramático a serem ensaiadas pelos alunos; materiais para composição de cenários, figurinos e efeitos sonoros. Cabe, ainda, possibilitar a realização das atividades desta aula em espaço adequado à movimentação e à divisão de grupos em diferentes ângulos de uma sala de aula grande ou mesmo um auditório, se possível, para melhor execução das tarefas.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar timidez e ter dificuldades de memorização das falas.

Referências bibliográficas:

BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 10ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

Trecho da crônica “PÁ, PÁ, PÁ”, de Luis F. Verissimo. Disponível em: http://gtdcronicas2009.blogspot.com/2009/09/cronica-1-pa-pa-pa.html - Acesso em: 10/10/2018. https://novaescola.org.br/conteudo/315/oralidade-a-fala-que-se-ensina - Acesso em: 10/10/2018.

Orientações: Comece a aula propondo à turma uma reflexão acerca das questões a seguir:

• Uma apresentação teatral é predominantemente falada. Apesar de, na maior parte das vezes, retratar a vida, os homens e as situações comuns, como é a fala dos atores no palco? Pode-se dizer que se traduz, exatamente, na forma como nós falamos no dia a dia? (Considere as avaliações dos alunos. Se for necessário, faça-os notar que, embora tente se aproximar ao máximo da realidade, as falas dos atores apresentam tons e intensidades de exposição, ou seja: em grande parte, colaboram para um clima de interação entre atores no palco e platéia).
  • Apesar de não sermos atores, vocês acreditam ser possível o desenvolvimento de uma oralidade que favoreça a representação teatral? Se sim, como? (Espera-se que os alunos reconheçam que sim, levando em consideração que as entonações, os ritmos da leitura dramatizada e outros fatores possibilitam aprendizagens em torno de outras habilidades da fala. Esclareça aos estudantes que a oralidade é uma habilidade que pode ser ensinada e, justamente por isso, será desenvolvida por meio das atividades e ensaios previstos na presente aula. Em seguida, leia o tema do slide para os alunos e dê seguimento às tarefas).

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos