Plano de Aula
Plano de aula: A prática da oralidade por meio de ensaio de texto dramático
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário
Por: Carolina Silva
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.
Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.
Materiais necessários: Cópias das adaptações do texto dramático a serem ensaiadas pelos alunos; materiais para composição de cenários, figurinos e efeitos sonoros. Cabe, ainda, possibilitar a realização das atividades desta aula em espaço adequado à movimentação e à divisão de grupos em diferentes ângulos de uma sala de aula grande ou mesmo um auditório, se possível, para melhor execução das tarefas.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar timidez e ter dificuldades de memorização das falas.
Referências bibliográficas:
BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 10ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
Trecho da crônica “PÁ, PÁ, PÁ”, de Luis F. Verissimo. Disponível em: http://gtdcronicas2009.blogspot.com/2009/09/cronica-1-pa-pa-pa.html - Acesso em: 10/10/2018. https://novaescola.org.br/conteudo/315/oralidade-a-fala-que-se-ensina - Acesso em: 10/10/2018.
Introdução
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações: Comece a aula propondo à turma uma reflexão acerca das questões a seguir:
- Uma apresentação teatral é predominantemente falada. Apesar de, na maior parte das vezes, retratar a vida, os homens e as situações comuns, como é a fala dos atores no palco? Pode-se dizer que se traduz, exatamente, na forma como nós falamos no dia a dia? (Considere as avaliações dos alunos. Se for necessário, faça-os notar que, embora tente se aproximar ao máximo da realidade, as falas dos atores apresentam tons e intensidades de exposição, ou seja: em grande parte, colaboram para um clima de interação entre atores no palco e platéia).
- Apesar de não sermos atores, vocês acreditam ser possível o desenvolvimento de uma oralidade que favoreça a representação teatral? Se sim, como? (Espera-se que os alunos reconheçam que sim, levando em consideração que as entonações, os ritmos da leitura dramatizada e outros fatores possibilitam aprendizagens em torno de outras habilidades da fala. Esclareça aos estudantes que a oralidade é uma habilidade que pode ser ensinada e, justamente por isso, será desenvolvida por meio das atividades e ensaios previstos na presente aula. Em seguida, leia o tema do slide para os alunos e dê seguimento às tarefas).
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO