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Plano de Aula
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário
Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.
Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.
Materiais necessários: Cópias das adaptações do texto dramático a serem ensaiadas pelos alunos; materiais para composição de cenários, figurinos e efeitos sonoros. Cabe, ainda, possibilitar a realização das atividades desta aula em espaço adequado à movimentação e à divisão de grupos em diferentes ângulos de uma sala de aula grande ou mesmo um auditório, se possível, para melhor execução das tarefas.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar timidez e ter dificuldades de memorização das falas.
Referências bibliográficas:
BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 10ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
Trecho da crônica “PÁ, PÁ, PÁ”, de Luis F. Verissimo. Disponível em: http://gtdcronicas2009.blogspot.com/2009/09/cronica-1-pa-pa-pa.html - Acesso em: 10/10/2018. https://novaescola.org.br/conteudo/315/oralidade-a-fala-que-se-ensina - Acesso em: 10/10/2018.
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações: Comece a aula propondo à turma uma reflexão acerca das questões a seguir:
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Convide os alunos para uma breve oficina de interpretação. Sabemos que, a exemplo do presente slide, cada grupo da turma construiu, a esta altura, uma versão dramática para a crônica “PÁ, PÁ, PÁ”, de Luis Fernando Verissimo. Considerando que cada um dos textos começa de forma diferente e estabelece um espaço diverso para o desenrolar de sua narrativa, oriente os alunos a participarem da seguinte dinâmica:
1) Considerando o modo como começa sua cena, cada grupo deverá encenar uma introdução de sua esquete, na qual realizem ações para mostrar de onde vêm, o que fazem e para onde vão os personagens de suas estórias. Ex: tendo em vista que o fragmento do slide começa com um encontro entre uma cliente e um vendedor, na livraria, poderia-se encenar, com auxílio de mímicas, que uma mulher transita pela rua quando passa em frente à livraria e se lembra de um livro. Daí, decide entrar no estabelecimento. À medida que cada grupo for apresentando as introduções de suas esquetes, os outros deverão descrever oralmente a sequência de ações que foram encenadas pelos colegas. (O objetivo desta etapa é estimular os alunos a se atentarem para os movimentos do corpo e a expressividade dos gestos durante a apresentação. Além disso, busca-se levar os estudantes a descreverem, por meio da oralidade, o conteúdo a que assistiram, resumidamente).
Orientações: Agora, oriente os estudantes a seguirem as instruções abaixo:
1) Em grupos, grifem as falas mais importantes do texto. Para as falas grifadas, criem paráfrases, dizendo, com palavras próprias ao grupo, aquilo que foi lido. Isso vai ajudá-los a desenvolverem declarações alternativas em caso de “brancos”, lapsos de memória durante as apresentações. (É bom acompanhar de perto esta etapa, supervisionando e sugerindo adequações sempre que forem necessárias).
2) Com cada grupo reunido em um espaço diferente da sala ou auditório, ensaie o texto de sua equipe. Os integrantes que não estiverem participando como personagens podem ajudar no suporte do ensaio, seja dirigindo-o ou dando sugestões sobre aspectos da interpretação e outras questões que se mostrarem pertinentes.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesta etapa de conclusão, peça que os alunos avaliem, oralmente, as atividades feitas. Em seguida, cada grupo deverá revelar à turma, também oralmente, uma autoavaliação sobre sua atuação, desempenho nos ensaios bem como na expressão de sua oralidade. (Todos devem se sentir livres para dar suas opiniões e depoimentos. Garanta, no entanto, que os grupos façam e discutam os resultados da autoavaliação. Itens como a organização do ensaio, o envolvimento dos integrantes, a qualidade da expressão, interpretação, do improviso; e o bom diálogo entre os colegas podem compor os critérios de avaliação. O resultado deverá ser consensual e exposto por um líder de cada grupo. Assim, os alunos deverão conversar e argumentar entre si mesmos, a fim de emitir um parecer comum).
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares.
Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Convide os alunos para uma breve oficina de interpretação. Sabemos que, a exemplo do slide presente na Introdução do plano original, cada grupo da turma construiu, a essa altura, uma versão dramática da crônica “Pá pá pá”, de Luis Fernando Verissimo. Considerando que cada um dos textos começa de forma diferente e estabelece um espaço diverso para o desenrolar de sua narrativa, oriente os alunos a participar da seguinte dinâmica. Considerando o modo como começa sua cena, cada grupo deverá encenar uma introdução de sua esquete, na qual realizem ações para mostrar de onde vêm, o que fazem e para onde vão os personagens de suas histórias. Por exemplo: tendo em vista que o fragmento do slide começa com um encontro entre uma cliente e um vendedor na livraria, poderia-se encenar, com o auxílio de mímicas, uma mulher transitando pela rua quando passa em frente à livraria, lembra-se de um livro e decide entrar no estabelecimento. À medida que cada grupo for apresentando as introduções de suas esquetes, os outros deverão descrever oralmente a sequência de ações encenadas pelos colegas. (O objetivo desta etapa é estimular que os alunos se atentem aos movimentos do corpo e à expressividade dos gestos durante a apresentação. Além disso, busca-se levar os estudantes a descrever resumidamente, por meio da oralidade, o conteúdo a que assistiram.) Esta atividade deverá ser realizada com os mesmos grupos da aula anterior (Plano LP08_02SQA10). Para que seja possível realizá-la em aula remota, é necessário que os alunos sigam se comunicando por meio do WhatsApp e façam suas gravações das mímicas (em vídeos) separadas dos áudios. Peça que o material produzido seja encaminhado a você.
Desenvolvimento
Agora, oriente os estudantes a seguir as instruções abaixo:
1) Em grupos, grifem as falas mais importantes do texto. Para as falas grifadas, criem paráfrases, dizendo, com palavras próprias ao grupo, aquilo que foi lido. Isso vai ajudá-los no desenvolvimento de declarações alternativas em caso de “brancos”, lapsos de memória durante as apresentações.
2) Cada grupo deverá ensaiar o texto de sua equipe. Os integrantes que não estiverem participando como personagens podem ajudar no suporte do ensaio, seja dirigindo-o ou dando sugestões sobre aspectos da interpretação e outras questões que se mostrarem pertinentes.
Fechamento
Nesta etapa de conclusão, seria interessante que toda a turma tivesse um momento de aula online pelo Google Meet ou Zoom (veja em Recursos Opcionais). Peça que cada grupo revele à turma, oralmente, uma autoavaliação sobre sua atuação e desempenho nos ensaios, bem como a respeito da expressão de sua oralidade. (Todos devem se sentir livres para dar suas opiniões e depoimentos. Garanta, no entanto, que os grupos façam e discutam os resultados da autoavaliação. Itens como a organização do ensaio, o envolvimento dos integrantes, a qualidade da expressão, da interpretação e do improviso, e o bom diálogo entre os colegas podem compor os critérios de avaliação. O resultado deverá ser consensual e exposto por um líder de cada grupo. Assim, os alunos deverão conversar e argumentar entre si mesmos, a fim de emitir um parecer comum.) Caso não seja possível um encontro online na realidade da sua escola, peça que cada grupo envie um áudio autoavaliativo ao grupo da turma no WhatsApp.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a acompanhar os alunos durante os ensaios, auxiliando-os, sugerindo expressões faciais, corporais, ritmos, cadência etc.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Silva
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A prática da oralidade por meio de ensaio de texto dramático
Finalidade da aula: Treinar a movimentação corporal e a gestualidade nas performances teatrais; desenvolver a oralidade. Ensaiar as adaptações das crônicas de humor em textos dramáticos e trabalhar a memorização das falas dos personagens.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto dramático
Objetos do conhecimento: Produção de textos orais.
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade da BNCC: EF69LP52.
Sobre esta aula: esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.
Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.
Materiais necessários: Cópias das adaptações do texto dramático a serem ensaiadas pelos alunos; materiais para composição de cenários, figurinos e efeitos sonoros. Cabe, ainda, possibilitar a realização das atividades desta aula em espaço adequado à movimentação e à divisão de grupos em diferentes ângulos de uma sala de aula grande ou mesmo um auditório, se possível, para melhor execução das tarefas.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar timidez e ter dificuldades de memorização das falas.
Referências bibliográficas:
BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 10ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
Trecho da crônica “PÁ, PÁ, PÁ”, de Luis F. Verissimo. Disponível em: http://gtdcronicas2009.blogspot.com/2009/09/cronica-1-pa-pa-pa.html - Acesso em: 10/10/2018. https://novaescola.org.br/conteudo/315/oralidade-a-fala-que-se-ensina - Acesso em: 10/10/2018.
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