Plano de Aula
Plano de aula: Apresentar a origem do teatro, comparada às formas atuais de encenação
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário
Por: Carolina Silva
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédia) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltadas para teatro, texto e humor.
Informações sobre o gênero: Texto dramático (comédia): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor numa apresentação. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.
Materiais necessários: Projetor para a exibição do vídeo “Entrevista de emprego”, do Porta dos Fundos. Imagens impressas de teatros/salas de espetáculo contemporâneas, peças sendo encenadas: prédio de um teatro, salas de espetáculos dentro de shopping centers, teatros de arena em universidades, salas de teatro escuras, espetáculo com projeções de luz /sombras sobre palco; atores dispostos em palco, à frente do público; palcos móveis durante peças teatrais, contrarregras arrastando móveis nas mudanças de cena.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades em reparar nos aspectos estéticos dos teatros da Grécia Antiga bem como das salas teatrais contemporâneas.
Referências sobre o assunto: 1) PEIXOTO, Fernando. O que é teatro. São Paulo: Brasiliense, 1995. 2) Heliodora Barbara. O teatro explicado para meus filhos. São Paulo: Agir, 2008. 3) Sequência de videoaulas sobre teatro, no canal do telecurso, no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=IVRUcr5Nou8 4) Vídeo sobre os sentidos do teatro, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-20Ef8uEHmE.
Introdução
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Professor, garanta que as carteiras da sala estejam organizadas em grupos para que haja trocas e construção colaborativa de saberes entre os alunos. Apresente a proposta da aula para a turma.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO