
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário
Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédia) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltadas para teatro, texto e humor.
Informações sobre o gênero: Texto dramático (comédia): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor numa apresentação. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.
Materiais necessários: Projetor para a exibição do vídeo “Entrevista de emprego”, do Porta dos Fundos. Imagens impressas de teatros/salas de espetáculo contemporâneas, peças sendo encenadas: prédio de um teatro, salas de espetáculos dentro de shopping centers, teatros de arena em universidades, salas de teatro escuras, espetáculo com projeções de luz /sombras sobre palco; atores dispostos em palco, à frente do público; palcos móveis durante peças teatrais, contrarregras arrastando móveis nas mudanças de cena.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades em reparar nos aspectos estéticos dos teatros da Grécia Antiga bem como das salas teatrais contemporâneas.
Referências sobre o assunto: 1) PEIXOTO, Fernando. O que é teatro. São Paulo: Brasiliense, 1995. 2) Heliodora Barbara. O teatro explicado para meus filhos. São Paulo: Agir, 2008. 3) Sequência de videoaulas sobre teatro, no canal do telecurso, no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=IVRUcr5Nou8 4) Vídeo sobre os sentidos do teatro, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-20Ef8uEHmE.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Professor, garanta que as carteiras da sala estejam organizadas em grupos para que haja trocas e construção colaborativa de saberes entre os alunos. Apresente a proposta da aula para a turma.
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações:
4. Professor, no final das discussões, reforce a compreensão dos alunos sobre a capacidade da arte teatral para a representação sensível e crítica da vida, ampliando a nossa percepção da realidade das coisas, por meio do fingimento artístico e da dramatização.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
2. Agora, professor, aproveite a distribuição dos estudantes em grupo e distribua fotos impressas de salas de teatro atuais bem como de espetáculos sendo encenados (aquelas já providenciadas por você para a realização desta etapa da aula). Solicite que os alunos observem, atentamente, as imagens, orientando-se pelos aspectos a seguir:
3. Professor, aprecie as contribuições trazidas pelos grupos na atividade acima, sistematizando as observações feitas e acrescentando, se necessário, informações cabíveis.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Serão necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como o WhatsApp ou similares.
Tema
Questione os alunos, por WhatsApp ou outro meio digital similar, sobre o que eles conhecem do gênero Teatro, se já assistiram a alguma peça teatral fora da escola e se já apresentaram peças teatrais na escola ou fora dela. Peça que respondam também pelo WhatsApp.
Introdução
Encaminhe aos alunos uma apresentação narrada em PowerPoint. Com base na memória sobre a relação estreita entre teatro e vida, converse com a turma sobre as origens do teatro na Grécia Antiga, utilizando a foto do teatro de Dionísio (veja no plano original). Esclareça que experiências dramáticas já existiam antes dos gregos; no entanto, eles foram os primeiros a sair do improviso e dar ao espetáculo características poéticas presentes no teatro ocidental até os dias atuais. Na Antiguidade, a arte dramática grega tem suas origens em representações bastante cênicas de rituais para Dionísio, divindade da vegetação, da fertilidade e do vinho. Nessas comemorações, os gregos recorriam a elementos que compõem a arte dramática até os dias de hoje, como a caracterização e o canto, por exemplo. Depois dessas explanações, peça que os alunos se reúnam em grupos de 4 integrantes, façam uma chamada de vídeo e conversem sobre formas de arte presentes em nossa sociedade. (Espera-se que surjam palpites como: pintura, escultura, música, dança, literatura etc.). Em seguida, pergunte, por meio de áudio, quais dessas manifestações artísticas já foram notadas numa peça teatral. (Se não forem arriscados palpites, pergunte sobre a possibilidade de tais manifestações ser utilizadas num espetáculo. Espera-se que os alunos reconheçam que diferentes formas de arte podem aparecer numa apresentação teatral. Deste modo, são muito plurais e criativas suas formas de expressão, podendo conjugar diferentes manifestações artísticas.)
Desenvolvimento
Professor, crie uma folha-tarefa convidando os alunos a observar a imagem das ruínas do Teatro de Mileto, edifício ao ar livre usado para as apresentações. Explique que a palavra “teatro”, do grego “théatron”, significa “lugar de onde se vê”. Após isso, incentive-os a refletir sobre a estrutura dessa construção a partir de algumas perguntas: Ao observar a estrutura do teatro grego, quais características fazem jus ao significado “lugar de onde se vê”? A capacidade de reunir tantas pessoas em apenas um teatro, para assistir ao mesmo espetáculo, possibilita uma interação social importante? Solicite que os alunos observem atentamente as imagens, orientando-se pelos aspectos a seguir: Quais diferenças podemos notar quanto à estrutura do Teatro de Mileto e do de Dionísio em relação aos teatros de hoje? Com base nas fotos dos espetáculos que vocês têm em mãos, relacione as tecnologias que parecem ser usadas nas cenas em questão. Para além daquelas presentes nas imagens, vocês poderiam citar outras? (Professor, veja orientações a respeito desses questionamentos no plano original). Marque com os alunos uma nova data para dar continuidade a esta atividade.
Fechamento
Na próxima data, encaminhe um vídeo aos alunos, questionando-os sobre quais são os espaços onde as apresentações teatrais se desenvolvem na contemporaneidade. Sugira que observem detalhadamente as imagens do slide apresentado no plano original. Em seguida, solicite uma pesquisa sobre os atuais espaços da arte dramática e como ela se caracteriza nesses ambientes, para uma rápida apreciação na próxima aula, que versará sobre a diferença entre tragédia e comédia, passando à comédia de costumes no Brasil, por meio do texto dramático de Martins Pena.
Convite às famílias
Convide os familiares a participar com os alunos de suas descobertas sobre o teatro. Diga para que compartilhem, se puderem, memórias de peças de teatro já apreciadas: os locais onde se passaram, as temáticas, o ambiente onde foram construídas etc. Em casas de teatro e shows? Na escola? Na igreja ou clube?
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: