Plano de aula: Apresentar a origem do teatro, comparada às formas atuais de encenação

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário

Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédia) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltadas para teatro, texto e humor.

Informações sobre o gênero: Texto dramático (comédia): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor numa apresentação. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.

Materiais necessários: Projetor para a exibição do vídeo “Entrevista de emprego”, do Porta dos Fundos. Imagens impressas de teatros/salas de espetáculo contemporâneas, peças sendo encenadas: prédio de um teatro, salas de espetáculos dentro de shopping centers, teatros de arena em universidades, salas de teatro escuras, espetáculo com projeções de luz /sombras sobre palco; atores dispostos em palco, à frente do público; palcos móveis durante peças teatrais, contrarregras arrastando móveis nas mudanças de cena.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades em reparar nos aspectos estéticos dos teatros da Grécia Antiga bem como das salas teatrais contemporâneas.

Referências sobre o assunto: 1) PEIXOTO, Fernando. O que é teatro. São Paulo: Brasiliense, 1995. 2) Heliodora Barbara. O teatro explicado para meus filhos. São Paulo: Agir, 2008. 3) Sequência de videoaulas sobre teatro, no canal do telecurso, no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=IVRUcr5Nou8 4) Vídeo sobre os sentidos do teatro, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-20Ef8uEHmE.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Professor, garanta que as carteiras da sala estejam organizadas em grupos para que haja trocas e construção colaborativa de saberes entre os alunos. Apresente a proposta da aula para a turma.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos