Atividade para impressão - Cartuns Gervásio Troche
Cartuns Gervásio Troche
Plano de Aula
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos
Informação salva com sucesso!
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Suzana Kawai
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Ressignificação dos balões das histórias em quadrinhos
Finalidade da aula: Analisar os sentidos atribuídos aos balões das HQs em textos contemporâneos para a compreensão das possibilidades de uso desse recurso semiótico.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: História em quadrinhos
Objeto(s) do conhecimento: Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários.
Prática de linguagem: Análise linguística
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP54
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero história em quadrinhos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística.
Materiais necessários:
Informações sobre o gênero:
Publicada em livros, revistas ou jornais, a história em quadrinhos é essencialmente uma narrativa sequencial e visual marcada pela interação entre a linguagem verbal e não verbal. Sua plena compreensão exige do leitor o conhecimento de códigos gráficos, como os sentidos dos contornos dos balões ou os efeitos sugeridos pelas linhas cinéticas. Por muito tempo, sobretudo no Brasil, o desenvolvimento do gênero buscou legitimar-se pela intertextualidade com clássicos da literatura, incluindo-se aí contos e fábulas - um repertório quase universal, que facilita a compreensão do interdiscurso estabelecido. Porém, é fundamental notar que a HQ, mesmo quando anunciada como adaptação de obra literária, não é apenas uma narrativa que foi ilustrada. Os recursos gráficos próprios do gênero revestem-se também de tensão, sendo portadores de significados. Logo, a linguagem quadrinística modifica, transforma e recria a estrutura da narrativa com que dialoga, propondo uma re-interpretação desse texto-base. A respeito desses tópicos, ver referências abaixo.
Dificuldades antecipadas:
Por ainda serem leitores iniciantes, os alunos podem encontrar alguma dificuldade na compreensão do diálogo intertextual que os textos contemporâneos costumam estabelecer com o gênero HQ ao ressignificar os balões.
Referências sobre o assunto:
Sobre a função dos balões nas HQs: https://www.youtube.com/watch?time_continue=559&v=nh8EMtpvsjc
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSOEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).