Plano de aula: Estrutura composicional dos mitos

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito

Sobre esta aula: esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica. É recomendável que os alunos já tenham conhecimento sobre o gênero mito para que consigam desenvolver e potencializar os resultados das atividades propostas neste plano de aula.

Materiais necessários:

• Computador, projetor e tela.
  • Material para escrita (caderno, lápis, borracha etc.).
  • Cópias do texto: “A lenda do Uirapuru, o pássaro mágico que traz muita sorte”, disponível em: https://www.xapuri.info/cultura/mitoselendas/o-uirapuru/. Acesso em: 8 set. 2018.
  • Cópias dos texto: LISBOA, H. A vitória-régia. In: _______. Literatura oral para a infância e a juventude: lendas, contos e fábulas populares no Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2002. p. 65.
  • Cópias do texto: “Mani: A lenda da Mandioca”, disponível em: : http://www.xapuri.info/cultura/mitoselendas/mani-lenda-da-mandioca. Acesso em: 8 set. 2018.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em perceber os sentidos objetivos e subjetivos dos adjetivos, porque muitos poderão não ter conhecimento prévio sobre o assunto, bem como sensibilidade para perceber os efeitos de sentido que, muitas vezes, são sutis.

Referências sobre o assunto:

GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 1991.

JESUS, L. M.; BRANDÃO, H.N. Mito e tradução indígena. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p.47 a 84.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 min.

Orientações:

• Apresente a proposta da aula aos alunos: leitura de mitos sobre “O personagem e o espaço das narrativas míticas”. Nesta aula, será feita a análise da construção dos personagens e do espaço de uma narrativa mitológica por meio da leitura de dois mitos indígenas, observando a adjetivação. Trata-se de um conjunto de atividades pensadas para que o aluno consiga perceber os adjetivos como modi?cadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, personagens e ações próprios do gênero mito.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos