Plano de Aula

Plano de aula: Estrutura composicional dos mitos

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica. É recomendável que os alunos já tenham conhecimento sobre o gênero mito para que consigam desenvolver e potencializar os resultados das atividades propostas neste plano de aula.

Materiais necessários:

  • Computador, projetor e tela.
  • Material para escrita (caderno, lápis, borracha etc.).
  • Cópias do texto: “A lenda do Uirapuru, o pássaro mágico que traz muita sorte”, disponível em: https://www.xapuri.info/cultura/mitoselendas/o-uirapuru/. Acesso em: 8 set. 2018.
  • Cópias dos texto: LISBOA, H. A vitória-régia. In: _______. Literatura oral para a infância e a juventude: lendas, contos e fábulas populares no Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2002. p. 65.
  • Cópias do texto: “Mani: A lenda da Mandioca”, disponível em: : http://www.xapuri.info/cultura/mitoselendas/mani-lenda-da-mandioca. Acesso em: 8 set. 2018.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em perceber os sentidos objetivos e subjetivos dos adjetivos, porque muitos poderão não ter conhecimento prévio sobre o assunto, bem como sensibilidade para perceber os efeitos de sentido que, muitas vezes, são sutis.

Referências sobre o assunto:

GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 1991.

JESUS, L. M.; BRANDÃO, H.N. Mito e tradução indígena. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p.47 a 84.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 min.

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula aos alunos: leitura de mitos sobre “O personagem e o espaço das narrativas míticas”. Nesta aula, será feita a análise da construção dos personagens e do espaço de uma narrativa mitológica por meio da leitura de dois mitos indígenas, observando a adjetivação. Trata-se de um conjunto de atividades pensadas para que o aluno consiga perceber os adjetivos como modi?cadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, personagens e ações próprios do gênero mito.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP54 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS