Plano de Aula

Plano de aula: Haicais: usando ou não rimas

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Haicai

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica.

Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há uma narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet, projetor, cópia da coletânea de poemas e das atividades propostas.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer as rimas internas do poema e perceber seus efeitos no texto. As atividades de descoberta e análise proporcionam contato com essa estrutura.

Referências sobre o assunto:

Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.

CLEMENT, R. Haicai e suas teorias. 2016. Disponível em: <http://www.sumauma.net/artigos/artigo-rosa3.html->. Acesso em: 5 set. 2018.

FRANCHETTI, P. Haicai: algumas reflexões. 2018 [Blog]. Disponível em: <http://paulofranchetti.blogspot.com/search/label/haicai>. Acesso em: 5 set. 2018.

FRANCHETTI, P. - O Haicai no Brasil. Alea - estudos neolatinos. Rio de Janeiro, vol.10, nº2, jul-dez 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2008000200007>. Acesso em: 24 set. 2018.

GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai. Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Introdução ao Haicai. Revista Metamorfosis. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.

LUNARDELLI, Mariângela. Diálogos sobre o gênero haicai. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.

PAPINI, Cândida. Haicai. In: Gêneros literários. Associação de escritores de Bragança Paulista. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 5 set. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula para os alunos.
  • Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre rima. Espera-se que os alunos digam, por exemplo, que a rima é a repetição de sons iguais ou similares, que ocorrem em intervalos determinados e reconhecíveis nos versos do poema.
  • Pergunte se eles acreditam que a rima afeta o ritmo do verso. Espera-se que eles digam que sim; caso haja opiniões contrárias, não interfira nesse momento. Durante a aula, haverá espaço para construir e reforçar esse conceito.
  • Pergunte o que eles sabem/lembram sobre a rima no haicai. Espera-se que eles digam que a rima não é uma característica do haicai tradicional, que segue a linha oriunda do Japão; mas que há brasileiros que incorporaram a rima ao poema.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos