Plano de aula: Figuras de linguagem: Um jogo de palavras

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Soneto

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. Antes desta aula, solicite que os alunos façam um estudo orientado sobre as seguintes figuras de linguagem: comparação, hipérbole e prosopopeia. Peça que incluam o conceito e alguns exemplos das figuras de linguagem exploradas na aula anterior (antítese, paradoxo, metáfora e metonímia). Caso julgue necessário, acesse aqui uma sugestão de roteiro para a o estudo orientado.

Materiais necessários: Pesquisa feita pelos alunos, sonetos impressos, ficha de avaliação online, papelão, cartolina, papel e papel cartão de cores diversas, cola, tesoura, canetas hidrográficas e/ou lápis de cor, projetor ou quadro digital, tablets, um notebook ou computador desktop com conexão com internet (podem ser usados ainda os celulares dos alunos).

Informações sobre o gênero: Soneto é um poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.

Dificuldades antecipadas: Não compreender as figuras de linguagem apresentadas. Dificuldade para estruturar o jogo por não ter realizado a pesquisa prévia. Não conseguir identificar as figuras de linguagem presentes nos textos. Para superar esses impasses, forneça acesso a um computador ou outro equipamento que viabilize a consulta sobre o tema da aula e dê suporte aos alunos, esclarecendo suas dúvidas.

Referências sobre o assunto:

ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. v. 10, n. 1, 2008. João Pessoa-PB, 2008.Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.

COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.

LIMA, Renira Lisboa de Moura. A forma soneto. Maceió: EdUFAL, 2007.

MASSAUD, Moisés. Dicionário de termos literários. 12 ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

MATOS, Gregório de. Poemas escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1981. p. 225.

SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando, n.2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.

TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação, v. 4, n. 11, mai./ago. Rio de Janeiro - RJ, 2012. p. 162-187. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Use um computador desktop ou notebook ou disponha de tablets com internet para dar apoio às atividades desta aula.
  • Divida a classe em grupos para favorecer a colaboração e a comunicação e também para otimizar o tempo a fim de alcançar o objetivo da aula, que é a criação de um jogo.
  • Projete ou escreva o título da aula e peça que os alunos expliquem qual a relação do título com a pesquisa que realizaram previamente sobre figuras de linguagem.
  • Explique aos alunos que o objetivo desta aula é a criação de jogos de carta ou dominó sobre as figuras de linguagem exploradas: antítese, paradoxo, metáfora, metonímia, comparação, hipérbole e prosopopeia. Para isso, eles deverão compartilhar as informações coletadas no estudo orientado (sugestão de roteiro).
  • Em seguida, peça que discutam sobre a elaboração de um jogo cujo tema são as figuras de linguagem trabalhadas. O jogo pode ser de cartas, dominó ou outro tipo. No jogo, os participantes devem ser capazes de identificar algumas figuras de linguagem usadas em sonetos. Eles devem pensar nas regras, peças, tabuleiro (se for o caso) e demais elementos relacionados.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos