Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares.
Tema
Escolha 4 alunos para iniciar esta aula. Convide-os a criar um vídeo disparador para a turma, apresentando a proposta da aula e explicando que o texto teatral é escrito para contar uma história. Trata-se, portanto, de um gênero da ordem do narrar e, dessa forma, apresenta em sua composição aquilo que conhecemos como elementos e momentos da narrativa. Para a produção do vídeo, peça que sejam criativos, que surpreendam a turma com humor e diálogos dinâmicos. O vídeo será encaminhado ao grupo da turma no WhatsApp, se possível.
Introdução
Com base na leitura que os alunos fizeram do texto “O Judas em sábado de aleluia”, na íntegra, peça que, individualmente, completem o quadro sobre os elementos da narrativa, presente no plano original. Peça que registrem as respostas no caderno. Convide os alunos a encaminhar suas respostas ao grupo da turma no WhatsApp. Confira com a turma, numa correção coletiva, as indicações corretas.
Personagens: José Pimenta, Chiquinha, Maricota, Lulu, Faustino, Ambrósio, Antônio Domingos, além dos meninos e moleques que fazem a figuração.
Enredo: Faustino é apaixonado por Maricota e, ao se encontrar escondido com ela, na casa da moça, quase é surpreendido por capitão Ambrósio e forçado a se disfarçar com as roupas e adereços do boneco de Judas, que seria malhado pelas crianças no sábado de aleluia. Tendo de passar todo o tempo disfarçado naquela casa, Faustino descobre segredos dos outros personagens, como o esquema de corrupção entre Pimenta e Ambrósio no controle da jornada de trabalho dos homens da Guarda Nacional; a produção de dinheiro falso, encabeçada por Antônio Domingos e seguida por Pimenta; a farsa do amor de Maricota; mas, por outro lado, descobre também o amor verdadeiro e secreto de Chiquinha por ele. No ápice da narrativa, ao quase ser pego para Judas, o personagem revela-se aos outros, pedindo a mão de Chiquinha em casamento e vingando-se dos demais.
Tempo: não é possível apontar com exatidão. Sabe-se que se trata do momento presente em que ocorrem os fatos, de modo que você, professor, pode lembrar que o texto dramático em questão é do século XIX e, portanto, os fatos se passam nessa época.
Espaço: casa de José Pimenta, cabo da Guarda Nacional.
Narrador: Não há.
Desenvolvimento
Oriente a turma a fazer uma releitura do trecho, extraído da Cena IV da peça. Veja-o no plano original. Solicite que pensem sobre as seguintes questões:
1) Grande parte das narrativas são escritas em prosa e estruturadas em parágrafos. É possível encontrar também sequências narrativas estruturadas em versos e estrofes. Como você, no entanto, observa a narrativa do texto teatral acima? As sequências desse fragmento reúnem-se da mesma forma que os outros textos narrativos? (Espera-se que os alunos percebam que não, pois, ao contrário do texto organizado em parágrafos ou em versos e estrofes, o trecho em questão organiza-se pelas rubricas e falas das personagens.)
2) Como as rubricas e as falas das personagens destacam-se no texto, em meio ao enredo? (Os destaques dão-se por meio de recursos gráficos e de pontuação. As falas vêm indicadas pelos nomes das personagens, em caixa alta, nas sequências dialogais, de modo que nomes e frases são separados por travessão: “FAUSTINO — Posso entrar?”. Já as rubricas destacam-se em itálico e/ou pelo uso dos parênteses: “MARICOTA, voltando-se — Quem é?” e “FAUSTINO — (Pegando-lhe na mão) Decididamente, meu amor, não posso viver sem ti…”.)
Peça que encaminhem a você, no privado, a releitura produzida.
Fechamento
Ao final, peça que a turma observe o diagrama presente no slide de Fechamento do plano original (encaminhe-o à turma em PDF ou PowerPoint) e pergunte se os alunos poderiam reconhecer quais foram os pontos aprendidos e os aspectos priorizados nesta aula. Antecipe que, nas próximas aulas, os estudos sobre as sequências dialogais serão aprofundados, com um olhar maior sobre a linguagem (conteúdo do segundo quadro). A reconstrução da textualidade e a compreensão dos efeitos causados por recursos linguísticos podem ampliar o conhecimento a respeito dos personagens — situados em contextos sócio-históricos — da trama, das possíveis intenções do autor, dos sentidos da narrativa. Peça devolutiva aos questionamentos por meio de mensagem ou áudio no WhatsApp.
Convite às famílias
Os familiares poderão auxiliar os alunos, se tiverem dificuldades, na releitura.