Plano de Aula
Plano de aula: A estrutura do texto dramático: a composição narrativa e as sequências dialogais em “O Judas em sábado de aleluia” (Martins Pena)
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário
Por: Carolina Silva
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.
Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos / momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.
Materiais necessários: projetor para a exibição dos conteúdos em slides; versão impressa de “O Judas em sábado de aleluia”, na íntegra.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter pouco conhecimento ou não se lembrarem de aspectos relacionados à tipologia narrativa.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos, explicando-lhes que o texto teatral é escrito para contar uma história, recorrendo a recursos cênicos. Por isso, trata-se de um gênero da ordem do narrar e, dessa forma, apresenta, em sua composição, aquilo que conhecemos como elementos e momentos da narrativa.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO