Plano de aula: Adjetivos: a descrição de espaços e personagens em mitos

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito

Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação Campo artístico literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica. É recomendável que os alunos já tenham conhecimento sobre o gênero mito, bem como os adjetivos operam nesses enunciados, para que consigam desenvolver e potencializar os resultados as atividades propostas neste plano de aula.

Materiais necessários:

Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldades em escolher os adjetivos adequados para caracterizar os personagens da narrativa, pois podem inferir significados diferentes aos vocábulos ou desconhecer as diferentes possibilidades de sentido de cada adjetivo de acordo com o contexto.

Referências sobre o assunto:

DANTAS, I. M. ; SILVA, J. R. O par locução adjetiva/adjetivo: uma questão de leitura e de escrita no ensino de língua. In: XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE), 2012, Natal/RN. XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE). Natal/RN: EDUFRN, 2012. v. Único. p. 1-9.

JESUS, L. M.; BRANDÃO, H.N. Mito e tradução indígena. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p.47 a 84.

MAHER, Terezinha Machado. O Adjetivo... Quem diria? Apontamentos para um trabalho em Sala de Aula 185. In: Trabalhos em Linguística Aplicada n°. 9. Instituto de Estudos da Linguagem. UNICAMP - IEL. Campinas, 1987.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 min.

Orientações:

• Apresente a proposta da aula aos alunos: leitura de um mito do qual foram retirados os adjetivos para que os alunos consigam, por inferência, preencher as lacunas deixadas com novas possibilidades de adjetivos. Isto é, nesta aula, será proposta uma atividade de caracterização de personagens e espaços, comparando posteriormente com o texto original, para perceber os efeitos de sentido produzidos pela escolha dos adjetivos. Os alunos poderão, então, por meio da aula, compreender também que os adjetivos funcionam como modi?cadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios dentro do gênero mito.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos