Atividade para impressão - LP07_06SQA04
Plano de Aula
Plano de aula: Explorando a musicalidade dos poemas
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poema de forma livre e fixa
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias impressas de cada texto disponibilizado na aula, computador, projetor multimídia, tela, lápis e papel.
Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em perceber a repetição harmônica de sons vocálicos e consonantais no texto, bem como perceber que a repetição de sons produzem um efeito e constroem imagens nos poemas.
Referências sobre o assunto:
GEBARA, Ana Elvira Luciano. O poema, um texto marginalizado. In: CHIAPPINI, Lígia (coord.). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 5ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 2ª ed. João Pessoa: Idéia, 2002.
SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
TAVARES, B. Contando Histórias em versos: Poesia e Romanceiro Popular no Brasil. São Paulo: Editora 34, 2005. p.15-57.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. p. 83-98.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente aos alunos o título da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Proponha aos alunos o desafio de ler, em voz alta, os trava-línguas apresentados e discutir qual a principal característica destes textos. Essa leitura pode ser realizada de forma aleatória, através de um rápido sorteio ou a partir daqueles que se voluntariem. O objetivo desta atividade é fazer com que eles percebam, de maneira lúdica, a repetição das vogais, consoantes, sílabas e fonemas.
- Instigue os alunos a pensar em quais são os efeitos destas repetições na leitura do texto e, principalmente, na compreensão dos mesmos.
- O intuito desta atividade inicial é fazer com que os alunos observem o efeito de humor desencadeado pelas repetições no momento da leitura e, justamente por isso, é que tais textos são denominados "trava-línguas", ou seja, pela dificuldade em declamá-los corretamente, sem inverter as sílabas das palavras ou mesmo trocar uma palavra por outra de som semelhante.
Materiais complementares:
FERNANDES, Márcia. Trava-línguas. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/trava-linguas/>. Acesso em: 6 set. 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Peça para que os alunos desenhem, rapidamente, no caderno, como representariam o movimento das ondas do mar; para aqueles que já viram, peça que representem o que vem a sua memória; para aqueles que nunca viram o mar, solicite que façam o desenho a partir de sua imaginação ou de referências que possuem, de imagens que já viram. Após esta atividade, discuta, coletivamente, quais são as características principais do mar e quais foram as primeiras referências que eles resgataram no momento de desenhar. É provável que os alunos tragam informações como: é azul ou verde; está na praia; tem ondas pequenas/altas. A partir do que eles trouxerem, faça com que reflitam sobre o movimento que eles deram, no desenho, ao mar, focando no ir e vir das ondas. Uma estratégia interessante para que eles percebam como a referência do ir e vir das ondas é predominante, é pedir para que eles comparem entre os colegas, os desenhos. Se julgar necessário, registre no quadro as referências trazidas pelos alunos.
- O tempo sugerido para esta atividade é de 5 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Leia para os alunos o texto "A onda", de Manuel Bandeira. Faça isso, em um primeiro momento, sem dar qualquer ritmo ou entonação ao texto.
- Em seguida, peça que os alunos fechem os olhos, e leia novamente o poema, enfatizando o ritmo dado a partir da repetição dos sons produzidos pelas vogais e consoantes que são predominantes ao longo do poema.
- Pergunte aos alunos se eles perceberam alguma diferença entre a primeira e a segunda a leitura e se há a repetição de algum elemento sonoro no texto, no caso, a predominância dos sons das vogais A e O, e das consoantes D e N; e se esta questão influencia, de alguma forma, na composição da imagem que eles constroem, mentalmente, ao ouvir o poema.
- Relacione a composição gráfica do poema com a atividade de desenho, realizada anteriormente, instigando-os a observar se há alguma semelhança entre as características que eles elencaram do mar e o modo como o texto está disposto.
- Comente a estética do poema e mostre como o formato do poema representa também o movimento da onda, indo e vindo. Após esta discussão, se julgar necessário, mostre o slide seguinte para conferir se os alunos conseguiram atingir, em seus desenhos, o movimento das ondas.
- O tempo sugerido para esta atividade é de 10 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Relacione a composição gráfica do poema com a atividade de desenho, realizada anteriormente, instigando-os a observar a semelhança entre as características que eles elencaram do mar e o modo como o texto está disposto.
- Comente a estética do poema e mostre como o formato do poema representa também o movimento da onda, indo e vindo. Após esta discussão, confira, coletivamente, se os alunos conseguiram atingir, em seus desenhos, o movimento das ondas.
- Em seguida, leia novamente o poema e faça com que os alunos percebam a forte repetição das vogais A e O e das consoantes D e N. Conduza a discussão para que eles percebam que esse recurso sonoro simboliza o ritmo da onda.
- O tempo sugerido para esta atividade é de 5 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Distribua para os alunos a cópia dos haicais. Explique a eles que o haicai é uma forma poética japonesa de forma fixa que utiliza vocabulário simplificado, temas cotidianos e sintetiza algumas imagens contrastantes. Além disso, são poemas curtos, com uma metrificação específica, compostos por 3 versos e 17 sílabas. Caso julgue necessário, compartilhe também o poema de Manuel Bandeira, trabalhado anteriormente.
- Sugira que os alunos se juntem em duplas e respondam às questões propostas. Você pode expor estas questões no próprio slide ou no quadro.
- Peça para que os alunos grifem, no texto, as repetições que ocorrem. O objetivo desta atividade é que os alunos percebam como a repetição das vogais e das consoantes interfere no ritmo, na sonoridade dos textos e, inclusive, na imagem que criamos, mentalmente, dos textos. Nesta etapa, deixe que os alunos façam a atividade livremente. A correção e discussão será realizada ao final da aula.
- O tempo sugerido para esta atividade é de 10 minutos.
Materiais complementares: Os textos para impressão estão disponíveis aqui.
KUBOTA, Marília. O haicai tropical de Adriana Calcanhotto. Escotilha. 2017. Disponível em: <http://www.aescotilha.com.br/literatura/ponto-virgula/haicai-do-brasil-adriana-calcanhotto/>. Acesso em: 29 set. 2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Leia novamente os poemas trabalhados e faça com que os alunos reflitam sobre as repetições dos sons das vogais e das consoantes percebidas por eles, apresentando que estas são figuras de linguagem denominadas aliteração (repetição de consoantes) e assonância (repetição de vogais), sendo a segunda uma das figuras de linguagem mais recorrentes na poesia.
- Explique que estas figuras se constituem a partir da repetição proposital de alguns sons presentes entre as palavras, principalmente em suas sílabas tônicas, causando, ambas, um impacto direto na musicalidade do texto. É importante que os alunos compreendam que este efeito ocorre a partir da repetição sonora, ou seja, pode ocorrer a partir de vogais ou consoantes diferentes, mas que, ao serem pronunciadas, emitem o mesmo som, como é o caso do fonema /s/, no primeiro e no segundo poema, que ocorre a partir das consoantes S, S e SC.
- Incentive os alunos, ao trabalhar o segundo poema, a imaginar o som de um animal ciscando. Em seguida, mostre como a repetição do fonema /s/ se assemelha ao barulho do "ciscar", reforçando, portanto, a ação que é realizada, no poema, pelo animal. Este mesmo processo, ou seja, reforçar com a repetição dos sons das vogais e consoantes, algo que é dito ou referenciado nos poemas, também ocorre nos textos 3 e 4. No terceiro poema, a repetição da consoante L remete à língua e ao ato de lamber; enquanto, no quarto poema, as repetições do M e do N trazem uma sensação de maciez, de conforto e de suavidade ao texto, sensações que são experienciadas no ato de dormir.
- Conclua a atividade retomando que estas são figuras de linguagem denominadas aliteração (repetição de consoantes) e assonância (repetição de vogais).
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
Como se trata de uma sequência que trabalha com a oralidade e discussões, sugerimos que utilize ferramentas que propiciem encontros síncronos e interação. Procure o mais adequado para a sua turma: para pequenos grupos de até 4 pessoas - WhatsApp; até 6 pessoas - Instagram; até 50 pessoas - Facebook Messenger ou Skype (versão gratuita). Saiba mais no artigo disponível aqui.
Padlet (tutorial disponível aqui).
Flippity (tutorial disponível aqui), para games e sorteios de grupos em roleta.
Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Observações gerais
O estudo do gênero Poema solicita ainda mais as habilidades de escuta compreensiva e mais atenção aos aspectos da oralidade e da prosódia, as quais envolvem aspectos como entonação, tonicidade e pronúncia. Esses aspectos implicam na melodia e no ritmo empregados para gerar os efeitos de sentido pretendidos e indicados na declamação dos poemas. Sendo assim, indicamos sobretudo o uso de podcast e vídeo para as interações e envio de atividades entre professores e estudantes, nesta sequência de 15 planos dedicados ao gênero.
Introdução: Trava-Línguas
Sugerimos que você inicie esta adaptação com a atividade de trava-línguas da introdução do plano original, uma atividade preparatória para esta aula.
Portanto, envie um áudio ou vídeo aos estudantes, alguns dias antes da data da aula, com orientações para que se lembrem dos trava-línguas, ou apresente alguns exemplos. Solicite que visitem o link indicado no plano original e escolham um deles para decorar, treinar e apresentar à turma na aula seguinte.
Informe que o objetivo dessa atividade é despertar a atenção deles para a sonoridade da língua, aspecto essencial para o estudo de poemas.
Siga as orientações ao professor, no slide 1 da introdução, no plano original.
Desenvolvimento: A onda, de Manuel Bandeira
Tendo em vista o ER, que solicita orientações e tempos mais breves nas diferentes etapas da aula, suprimimos algumas atividades do plano original. Além disso, sugerimos que, se possível, utilize uma ferramenta síncrona para esta etapa da aula (veja indicações no início desta adaptação, em “recursos necessários”). Escolha aquela que melhor atende a sua turma.
O desenvolvimento deve se iniciar com a apresentação dos trava-línguas pelos estudantes, na ferramenta escolhida. Nesse momento, explore os aspectos de repetição de sons - um mesmo som que tem diferentes grafias e uma mesma grafa que tem diferentes sons - para que os estudantes utilizem esses conhecimentos nas próximas atividades. Faça um sorteio para a apresentação (indicamos o Flippity) e solicite a quem não se apresentou que grave ou envie a declamação para você compartilhar com a turma.
Em seguida, apresente vídeos que mostrem o movimento e o som de ondas do mar quebrando na praia. Procure diferentes ondas, diferentes sons. Você pode questionar, nesse momento, quem já foi à praia e quem não, por exemplo. Solicite que em alguns momentos eles fechem os olhos e estejam atentos apenas ao som, e, em seguida, leia o poema A onda, de Manuel Bandeira (disponível aqui), dando ênfase à sonoridade e ao ritmo que recuperam o que eles ouviram. Pergunte se algum estudante também gostaria de ler o poema, atento ao ritmo e a sonoridade.
Siga as orientações ao professor que estão no slide 2 do desenvolvimento do plano original (suprimimos a atividade do slide 1), chamando a atenção deles para a sonoridade e o movimento que o som traz para o poema. Mostre também uma representação gráfica diferente do poema – como poesia concreta (disponível aqui) – e o poema na diagramação de uma publicação antiga da obra de Manuel Bandeira (disponível aqui). Solicite que observem a forma do poema na página do livro, na vertical, à esquerda, que traça o movimento irregular da onda quando chega à praia.
Em seguida, comunique aos estudantes que as próximas atividades serão realizadas em duplas ou trios, e escolha a forma de montá-las mais adequada à sua turma (caso queira sorteá-las, indicamos o Flippity).
A atividade que vão fazer nesse momento está descrita no slide 4 do desenvolvimento do plano original. Os poemas a analisar estão em materiais complementares. Lembre-se de ampliar o tempo para sua realização, tendo em vista o ER. Estabeleça um horário para que todos se reúnam e mantenha-se em contato com as duplas para tirar dúvidas. Informe que eles apresentarão suas análises dos poemas.
Fechamento: Assonância e Aliteração
Nesta etapa, retome o que foi solicitado na atividade e convoque as duplas/trios para apresentarem o que analisaram. À medida que forem apresentando, devem postá-las no Padlet, nos espaços previamente preparados por você. Chame quantas duplas/trios achar necessários para uma troca; não é preciso que todos se apresentem (dependendo do número de estudantes da turma pode ficar cansativo). Depois, você poderá avaliar todas as respostas e deixar devolutivas no próprio Padlet. Durante as apresentações, vá tecendo comentários de acordo com as orientações do plano original.
Na conclusão desta etapa, apresente o slide do fechamento no plano original e as figuras de linguagem de assonância e aliteração. Solicite que anotem a definição desses dois conceitos, para usá-los em outras análises, em outras aulas.
Sugerimos que utilize o que está proposto no desenvolvimento do plano original LPO7_06SQA06 como uma atividade para casa, em que poderão aplicar o que fizeram nesta aula. Adapte as orientações que estão ali para uma atividade, utilize os poemas que estão em material complementar e marque uma data para fazer uma devolutiva síncrona, coletiva, ou use o Padlet para publicar suas devolutivas. É importante também que compartilhe com eles o gabarito para que possam fazer a correção.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas que os estudantes continuam a sequência de aulas que envolve o gênero Poema. Convide os familiares a acompanhar as etapas desta aula, informando que os alunos devem escolher e ensaiar a fala de um trava-línguas para apresentação na aula. Se algum familiar conhecer um trava-línguas, solicite que compartilhe com a criança seus conhecimentos, informações ou vivências. É interessante também, se possível, gravar o trava-línguas, para que ele mesmo se ouça e vá aperfeiçoando a fala dos sons repetidos.
Conte como essa troca e momentos de estudo compartilhados com a família é motivadora para os estudantes, e incentive-os a compartilhar com a turma e o professor o que aprenderam em família, nos momentos de aula síncrona (em que estão todos juntos, conectados). Além disso, informe que os estudantes vão precisar trabalhar colaborativamente, com os parceiros das duplas ou trios, em alguns momentos desta aula. É preciso, então, que reservem o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso do celular e internet etc. Informe, ainda, se haverá sequência dessas atividades relativas ao gênero Poema. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Marianna Parro
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula:Explorando a musicalidade dos poemas
Finalidade da aula: Explorar a musicalidade dos poemas como um efeito construído por meio da repetição harmônica de sons vocálicos e consonantais - assonância e aliteração, que configuram figuras de linguagem sonoras.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Poema de forma fixa e livre
Objetos do conhecimento: Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários.
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias impressas de cada texto disponibilizado na aula, computador, projetor multimídia, tela, lápis e papel.
Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em perceber a repetição harmônica de sons vocálicos e consonantais no texto, bem como perceber que a repetição de sons produzem um efeito e constroem imagens nos poemas.
Referências sobre o assunto:
GEBARA, Ana Elvira Luciano. O poema, um texto marginalizado. In: CHIAPPINI, Lígia (coord.). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 5ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 2ª ed. João Pessoa: Idéia, 2002.
SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
TAVARES, B. Contando Histórias em versos: Poesia e Romanceiro Popular no Brasil. São Paulo: Editora 34, 2005. p.15-57.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. p. 83-98.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade da BNCC: EF69LP54