Plano de Aula

Plano de aula: Peças curtas: variações linguísticas

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Data show e folhas para produção de texto

Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Dessa forma, não é necessária a presença de um narrador. Divide-se em atos e cenas e apresenta, como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens e as rubricas - indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado, geralmente, segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho. São subgêneros do texto dramático: o auto, a comédia, a tragédia, a tragicomédia e a farsa.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de produzir textos dramáticos sobre situações do dia a dia, porque ainda não dominam as características do gênero.

Referências sobre o assunto:

NEVES, Flávia. Gênero Dramático. in Norma Culta: língua portuguesa em bom português (blog). Disponível em https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/ Acesso em 10 dez 2018.

DIANA, Daniela. Gênero Dramático. in Toda matéria: conteúdos escolares (blog). Disponível em https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/ Acesso em 10 de dez 2018.

Portal Educação (blog). A Estrutura do Gênero Dramático. Disponível em https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995 Acesso em 10 de dez 2018.

CARDOSO FILHO, Antônio. Aula 9: o gênero dramático. Portal da CESAD/ UFS (online) Disponível em http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/08305914112014Teoria_da_Literatura_I_Aula_9.pdf Acesso em 10 de dez 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente a pergunta do slide e peça para que os alunos pensem um pouco sobre isso. Espera-se que eles digam que não, que os nordestinos falam diferente dos gaúchos, que os paulistas falam diferente dos mineiros, e assim por diante. Espera-se que falem de diferenças de geração, como por exemplo, a avó deles pode falar diferente ou dizer palavras que os jovens não dizem mais, ou falar que a professora fala de um modo diferente do deles. Então, concluírem que a língua portuguesa é falada de diversas formas, mesmo sendo uma língua só.
  • Nesta aula, temos como objetivo levar o aluno a perceber que a fala sofre diversas variações e que isso depende da situação discursiva em que ela ocorre. Também é importante deixar claro para os alunos o conceito de preconceito linguístico, pois, através desse conhecimento, espera-se que eles consigam assumir uma postura mais adequada em relação aos diferentes falares. Para isso, é necessário que reflitam sobre a produção da fala e sobre os aspectos envolvidos nesse processo. Evite entregar conceitos prontos e busque fazer com que eles cheguem às suas próprias conclusões.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos