Atividade para impressão - Situações
Plano de Aula
Plano de aula: Peças curtas: variações linguísticas
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Data show e folhas para produção de texto
Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Dessa forma, não é necessária a presença de um narrador. Divide-se em atos e cenas e apresenta, como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens e as rubricas - indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado, geralmente, segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho. São subgêneros do texto dramático: o auto, a comédia, a tragédia, a tragicomédia e a farsa.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de produzir textos dramáticos sobre situações do dia a dia, porque ainda não dominam as características do gênero.
Referências sobre o assunto:
NEVES, Flávia. Gênero Dramático. in Norma Culta: língua portuguesa em bom português (blog). Disponível em https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/ Acesso em 10 dez 2018.
DIANA, Daniela. Gênero Dramático. in Toda matéria: conteúdos escolares (blog). Disponível em https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/ Acesso em 10 de dez 2018.
Portal Educação (blog). A Estrutura do Gênero Dramático. Disponível em https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995 Acesso em 10 de dez 2018.
CARDOSO FILHO, Antônio. Aula 9: o gênero dramático. Portal da CESAD/ UFS (online) Disponível em http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/08305914112014Teoria_da_Literatura_I_Aula_9.pdf Acesso em 10 de dez 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Apresente a pergunta do slide e peça para que os alunos pensem um pouco sobre isso. Espera-se que eles digam que não, que os nordestinos falam diferente dos gaúchos, que os paulistas falam diferente dos mineiros, e assim por diante. Espera-se que falem de diferenças de geração, como por exemplo, a avó deles pode falar diferente ou dizer palavras que os jovens não dizem mais, ou falar que a professora fala de um modo diferente do deles. Então, concluírem que a língua portuguesa é falada de diversas formas, mesmo sendo uma língua só.
- Nesta aula, temos como objetivo levar o aluno a perceber que a fala sofre diversas variações e que isso depende da situação discursiva em que ela ocorre. Também é importante deixar claro para os alunos o conceito de preconceito linguístico, pois, através desse conhecimento, espera-se que eles consigam assumir uma postura mais adequada em relação aos diferentes falares. Para isso, é necessário que reflitam sobre a produção da fala e sobre os aspectos envolvidos nesse processo. Evite entregar conceitos prontos e busque fazer com que eles cheguem às suas próprias conclusões.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO