Plano de Aula
Plano de aula: Figuras de linguagem no gênero conto
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias dos textos, quadro e giz/caneta; projetor multimídia e computador.
Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, p. 30).
Dificuldades antecipadas: Entender as figuras de linguagem, identificá-las no texto e entender seus efeitos de sentido. Para sanar as dificuldades, o professor deverá retomar os conteúdos com os alunos, e durante os exercícios as identificações podem ser guiadas, cabendo ao aluno entender os efeitos de sentido das figuras presentes no texto.
Referências sobre o assunto:
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
LUNA, Juliana. A ironia do mistério. Recanto das Letras, 2009. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/artigos/1925639>. Acesso em: 21 nov. 2018.
TERRA, E. O conto. In: Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. p. 65-82.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Projete o tema da aula aos alunos.
- Pergunte a eles o que recordam de figuras de linguagem. Acolha as respostas.
- Caso eles tenham dificuldade em lembrar-se, pergunte o que é linguagem figurada. Explique, de forma breve, que é um recurso que aumenta a expressividade do texto, pois traz possibilidades de diferentes significados ou efeitos para as palavras ou sons, significados esses que vão além do sentido literal do texto.