Plano de aula: Figuras de linguagem no gênero conto

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos, quadro e giz/caneta; projetor multimídia e computador.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, p. 30).

Dificuldades antecipadas: Entender as figuras de linguagem, identificá-las no texto e entender seus efeitos de sentido. Para sanar as dificuldades, o professor deverá retomar os conteúdos com os alunos, e durante os exercícios as identificações podem ser guiadas, cabendo ao aluno entender os efeitos de sentido das figuras presentes no texto.

Referências sobre o assunto:

GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.

LUNA, Juliana. A ironia do mistério. Recanto das Letras, 2009. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/artigos/1925639>. Acesso em: 21 nov. 2018.
TERRA, E. O conto. In: Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. p. 65-82.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Tema da aula

Orientações:

• Projete o tema da aula aos alunos.
  • Pergunte a eles o que recordam de figuras de linguagem. Acolha as respostas.
  • Caso eles tenham dificuldade em lembrar-se, pergunte o que é linguagem figurada. Explique, de forma breve, que é um recurso que aumenta a expressividade do texto, pois traz possibilidades de diferentes significados ou efeitos para as palavras ou sons, significados esses que vão além do sentido literal do texto.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos