
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias dos textos, quadro e giz/caneta; projetor multimídia e computador.
Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, p. 30).
Dificuldades antecipadas: Entender as figuras de linguagem, identificá-las no texto e entender seus efeitos de sentido. Para sanar as dificuldades, o professor deverá retomar os conteúdos com os alunos, e durante os exercícios as identificações podem ser guiadas, cabendo ao aluno entender os efeitos de sentido das figuras presentes no texto.
Referências sobre o assunto:
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
LUNA, Juliana. A ironia do mistério. Recanto das Letras, 2009. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/artigos/1925639>. Acesso em: 21 nov. 2018.
TERRA, E. O conto. In: Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. p. 65-82.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Orientações:
Santander Master. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AWRQ5IZwBMU>.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares: O conto está disponível aqui.
ASSIS, Machado de. A Cartomante. Disponível em:
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Frase 1: há a presença de metáfora, os óculos de cristal a que o narrador se refere seria a maturidade, a responsabilidade da personagem.
Frase 2: há a presença de ironia, a personagem ao dizer que seria a melhor cartomante, queria dizer que não enganaria, mas falaria a verdade.
Frase 3: Há a presença de metáfora em cuidar do coração, ou seja, dar o apoio emocional e sentimental.
Frase 4: há metáfora em a batalha foi curta, ou seja, foi fácil ceder aos encantos de Rita.
Frase 5: há metáfora em sapatos se acomodassem aos pés, ou seja, o narrador explica que a situação ficou confortável para os amantes.
Frase 6: o narrador é irônico, pois ele sabe como surgiu o romance entre Rita e Camilo.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. O central aqui é chamar a atenção dos alunos para o assunto da aula: as figuras de linguagens (nos contos), retomando este conceito.
Introdução
Envie aos alunos, por meio do grupo de WhatsApp, os links dos dois vídeos disponíveis no slide de Introdução e peça que os assistam. Relate que tais textos são do gênero propaganda e que, no primeiro vídeo, há uma comparação e, no segundo, uma metáfora. Após isso, disponibilize a imagem do segundo slide de Introdução e diga que tal texto ilustra a figura ironia. Peça, então, que os alunos tentem, com as suas palavras, conceituar: ironia, metáfora e comparação. Oriente-os a enviar as respostas no grupo de WhatsApp da turma, para que todos possam vê-las.
Desenvolvimento
Em um novo vídeo ou áudio, diga a frase destacada no primeiro slide de Desenvolvimento, afirmando que se trata de uma intertextualidade com a obra "Hamlet", de Shakespeare. Peça que os alunos encontrem a frase no conto "A Cartomante", grifando-a, e respondam às questões presentes nas orientações, para que detectem a ironia. Envie também as frases do segundo slide de Desenvolvimento (se puder, envie um áudio lendo-as) e as atividades referentes a ela (veja no plano), para discutir a importância da metáfora e da comparação na construção das personagens. Oriente que os alunos entreguem essas atividades e as postem no grupo de WhatsApp da turma, para que todos vejam. Você também pode mandar as orientações por escrito.
Fechamento
Para fechar a aula, envie um áudio aos alunos citando as frases do Fechamento (envie as frases por escrito também). Peça que eles respondam se, nas frases, há ironia, metáfora ou comparação. Oriente-os a encaminhar as suas respostas (por áudio ou mensagem de texto), no canal de comunicação estabelecido.
Convite às famílias
Toda a família pode conhecer a obra "Hamlet", de Shakespeare, um clássico da tragédia, que conta a história de um príncipe dinamarquês que descobriu a traição do tio. Leia a obra, se possível, ou assista, em família, às adaptações midiáticas que essa obra recebeu.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: