
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias dos textos, quadro e giz/caneta; projetor multimídia e computador.
Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, p. 30).
Dificuldades antecipadas: Entender as figuras de linguagem, identificá-las no texto e entender seus efeitos de sentido. Para sanar as dificuldades, o professor deverá retomar os conteúdos com os alunos, e durante os exercícios as identificações podem ser guiadas, cabendo ao aluno entender os efeitos de sentido das figuras presentes no texto.
Referências sobre o assunto:
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
LUNA, Juliana. A ironia do mistério. Recanto das Letras, 2009. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/artigos/1925639>. Acesso em: 21 nov. 2018.
TERRA, E. O conto. In: Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. p. 65-82.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Orientações:
Santander Master. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AWRQ5IZwBMU>.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares: O conto está disponível aqui.
ASSIS, Machado de. A Cartomante. Disponível em:
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Frase 1: há a presença de metáfora, os óculos de cristal a que o narrador se refere seria a maturidade, a responsabilidade da personagem.
Frase 2: há a presença de ironia, a personagem ao dizer que seria a melhor cartomante, queria dizer que não enganaria, mas falaria a verdade.
Frase 3: Há a presença de metáfora em cuidar do coração, ou seja, dar o apoio emocional e sentimental.
Frase 4: há metáfora em a batalha foi curta, ou seja, foi fácil ceder aos encantos de Rita.
Frase 5: há metáfora em sapatos se acomodassem aos pés, ou seja, o narrador explica que a situação ficou confortável para os amantes.
Frase 6: o narrador é irônico, pois ele sabe como surgiu o romance entre Rita e Camilo.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. O central aqui é chamar a atenção dos alunos para o assunto da aula: as figuras de linguagens (nos contos), retomando este conceito.
Introdução
Envie aos alunos, por meio do grupo de WhatsApp, os links dos dois vídeos disponíveis no slide de Introdução e peça que os assistam. Relate que tais textos são do gênero propaganda e que, no primeiro vídeo, há uma comparação e, no segundo, uma metáfora. Após isso, disponibilize a imagem do segundo slide de Introdução e diga que tal texto ilustra a figura ironia. Peça, então, que os alunos tentem, com as suas palavras, conceituar: ironia, metáfora e comparação. Oriente-os a enviar as respostas no grupo de WhatsApp da turma, para que todos possam vê-las.
Desenvolvimento
Em um novo vídeo ou áudio, diga a frase destacada no primeiro slide de Desenvolvimento, afirmando que se trata de uma intertextualidade com a obra "Hamlet", de Shakespeare. Peça que os alunos encontrem a frase no conto "A Cartomante", grifando-a, e respondam às questões presentes nas orientações, para que detectem a ironia. Envie também as frases do segundo slide de Desenvolvimento (se puder, envie um áudio lendo-as) e as atividades referentes a ela (veja no plano), para discutir a importância da metáfora e da comparação na construção das personagens. Oriente que os alunos entreguem essas atividades e as postem no grupo de WhatsApp da turma, para que todos vejam. Você também pode mandar as orientações por escrito.
Fechamento
Para fechar a aula, envie um áudio aos alunos citando as frases do Fechamento (envie as frases por escrito também). Peça que eles respondam se, nas frases, há ironia, metáfora ou comparação. Oriente-os a encaminhar as suas respostas (por áudio ou mensagem de texto), no canal de comunicação estabelecido.
Convite às famílias
Toda a família pode conhecer a obra "Hamlet", de Shakespeare, um clássico da tragédia, que conta a história de um príncipe dinamarquês que descobriu a traição do tio. Leia a obra, se possível, ou assista, em família, às adaptações midiáticas que essa obra recebeu.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: