Plano de aula: A construção do perfil das personagens e a comédia dramática

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário

Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.

Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos / momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.

Materiais necessários: Projetor para a exibição dos conteúdos em slides; versões impressas do texto “O Judas em sábado de aleluia”.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades de relacionar os entendimentos sobre a construção dos perfis dos personagens a leituras mais contextualizadas da peça. A compreensão de contextos culturais ou históricos em um texto requer que recorramos, muitas vezes, a saberes acumulados, por nós, ao longo do tempo. Por isso, o trabalho em grupo, a troca de conhecimentos entre os alunos e uma ordenação da sala que favoreça discussões durante as atividades são bem-vindas. Para melhor controle do progresso dos estudantes, no momento da aula, você pode solicitar a organização das carteiras em círculo, a fim de visualizar melhor a realização das atividades pela turma e passar orientações, bem como propor que as tarefas sejam feitas em duplas/grupos.

Referências sobre o assunto:

DIEGUES, Filomena Maria Brasil Cabral. O texto dramático em contexto de sala de aula: proposta para uma nova abordagem. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Porto, 2010.

PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia: a construção da personagem. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientações:

• Proponha aos alunos uma reflexão, a partir das questões abaixo:
  • Augusto Boal, dramaturgo brasileiro, tem a seguinte frase: “No teatro, tudo é verdade: até a mentira.” A partir dos seus conhecimentos sobre texto dramático, comente essa máxima. (É possível que os alunos, em algum momento, relacionem o fazer teatral à vida, de alguma maneira. Se isso acontecer, comente essa noção, aprofundando-a. O texto dramático, como gênero literário, apresenta verossimilhança, isto é, semelhança com a verdade, ainda que pertença à esfera do ficcional).
  • Considerando a reflexão da questão anterior, se vamos do teatro à vida e vice-versa, como pode se dar a construção de personagens e seus perfis no texto dramático, em especial, na comédia de costumes? Essa composição é aleatória?
  • Discuta com a turma as respostas e, quando necessário, note que uma composição teatral é uma produção literária planejada. Logo, em se tratando de comédia de costumes, sobretudo, o autor tende a buscar, na realidade vivida, nos vícios das cenas cotidianas, as inspirações para os personagens de suas peças, tendo em vista que, por vezes, seu intuito é criar uma crítica risível dos comportamentos, regras e crenças da vida social, além de outros aspectos).
  • Apresente a proposta da aula para os alunos, adiantando-lhes que nos dedicaremos, nas tarefas a seguir, a olhar para os personagens de “O Judas em sábado de aleluia”, percebendo quais são as características que constroem seus perfis e os sentimentos que eles vivenciam ao longo da trama. A proposta é buscar compreender, por meio da análise desses personagens, as leituras possíveis dos contextos em que a peça foi escrita, além dos valores que nela são levantados, zombados ou questionados.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos