Plano de Aula

Plano de aula: A construção do perfil das personagens e a comédia dramática

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.

Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos / momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.

Materiais necessários: Projetor para a exibição dos conteúdos em slides; versões impressas do texto “O Judas em sábado de aleluia”.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades de relacionar os entendimentos sobre a construção dos perfis dos personagens a leituras mais contextualizadas da peça. A compreensão de contextos culturais ou históricos em um texto requer que recorramos, muitas vezes, a saberes acumulados, por nós, ao longo do tempo. Por isso, o trabalho em grupo, a troca de conhecimentos entre os alunos e uma ordenação da sala que favoreça discussões durante as atividades são bem-vindas. Para melhor controle do progresso dos estudantes, no momento da aula, você pode solicitar a organização das carteiras em círculo, a fim de visualizar melhor a realização das atividades pela turma e passar orientações, bem como propor que as tarefas sejam feitas em duplas/grupos.

Referências sobre o assunto:

DIEGUES, Filomena Maria Brasil Cabral. O texto dramático em contexto de sala de aula: proposta para uma nova abordagem. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Porto, 2010.

PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia: a construção da personagem. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientações:

  • Proponha aos alunos uma reflexão, a partir das questões abaixo:
  • Augusto Boal, dramaturgo brasileiro, tem a seguinte frase: “No teatro, tudo é verdade: até a mentira.” A partir dos seus conhecimentos sobre texto dramático, comente essa máxima. (É possível que os alunos, em algum momento, relacionem o fazer teatral à vida, de alguma maneira. Se isso acontecer, comente essa noção, aprofundando-a. O texto dramático, como gênero literário, apresenta verossimilhança, isto é, semelhança com a verdade, ainda que pertença à esfera do ficcional).
  • Considerando a reflexão da questão anterior, se vamos do teatro à vida e vice-versa, como pode se dar a construção de personagens e seus perfis no texto dramático, em especial, na comédia de costumes? Essa composição é aleatória?
  • Discuta com a turma as respostas e, quando necessário, note que uma composição teatral é uma produção literária planejada. Logo, em se tratando de comédia de costumes, sobretudo, o autor tende a buscar, na realidade vivida, nos vícios das cenas cotidianas, as inspirações para os personagens de suas peças, tendo em vista que, por vezes, seu intuito é criar uma crítica risível dos comportamentos, regras e crenças da vida social, além de outros aspectos).
  • Apresente a proposta da aula para os alunos, adiantando-lhes que nos dedicaremos, nas tarefas a seguir, a olhar para os personagens de “O Judas em sábado de aleluia”, percebendo quais são as características que constroem seus perfis e os sentimentos que eles vivenciam ao longo da trama. A proposta é buscar compreender, por meio da análise desses personagens, as leituras possíveis dos contextos em que a peça foi escrita, além dos valores que nela são levantados, zombados ou questionados.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos