Plano de aula: A adaptação de textos: correção textual

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário

Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.

Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor numa apresentação por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o à maior compreensão da realidade.

Materiais necessários: As produções dos alunos, os materiais das aulas anteriores para consultas e revisões; uso do quadro.

Dificuldades antecipadas: Dúvidas, inseguranças quanto à correção textual. Desta forma, a troca de conhecimentos entre os alunos e uma ordenação da sala que favoreça discussões durante as atividades são bem-vindas. Você poderá solicitar que a turma se divida em grupos para acompanhar as tarefas da aula.

Referências bibliográficas: 1) MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo. Cortez, 2001. 2) MAREGA, Larissa Minuesa Pontes. A palavra em cena: o texto dramático no ensino de língua portuguesa. 262f. Tese de Doutorado - USP, São Paulo, 2015. 3) “PÁ, PÁ, PÁ”, de Luis Fernando Verissimo. Disponível em: http://gtdcronicas2009.blogspot.com/2009/09/cronica-1-pa-pa-pa.html - Acesso em: 10/10/2018.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Professor, converse com os alunos sobre a experiência deles com os bastidores de uma produção textual. A partir disso, indague sobre os pensamentos que eles nutrem acerca da revisão textual, por meio de perguntas como:

1. Como funciona o processo de escrita de vocês? É de uma só vez? Vocês já escreveram algum texto por etapas? (Respostas pessoais)

2. Um mesmo texto costuma ter várias versões ou apenas uma? Vocês costumam corrigir os textos depois que estes são produzidos? (Respostas pessoais)

3. Já escreveram algo que vocês ou outras pessoas não entenderam? Se sim, por que acham que isso ocorreu?

4. A revisão ou correção de textos parece importante? Na opinião de vocês, por quê? Que aspectos textuais ela poderia melhorar? (Respostas pessoais)

Professor, considere as respostas dos alunos e diga-lhes que esta aula estimulará a correção textual, de acordo com os critérios voltados à composição do texto dramático (teatral). Para isso, serão desenvolvidas tarefas de análise e revisão linguística, passando por questões de estética, gramática e estrutura.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos