Plano de Aula

Plano de aula: A coesão nos contos de humor

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

  • Material em sala de aula: Computador, projetor, caixas de som, internet, fotocópias dos contos selecionados.

Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Dificuldades antecipadas: Possível falta de vocabulário diversificado e reconhecimento gramatical dos vocábulos que ajudam na coesão, tais como pronomes e conjunções.

Referências sobre o assunto:

  • BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
  • COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
  • DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Para preparar esta aula, leia e analise previamente o conto de humor O homem nu, de Fernando Sabino.
  • Comece a aula pedindo para um aluno ler o título da aula em voz alta.
  • Pergunte se sabem o que significa esta palavra. Peça para dar exemplos, em caso positivo.
  • A ideia desta introdução é ambientá-los e levá-los a pensar, primeiramente, no significado da palavra coesão.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos