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Plano de Aula
Plano de aula: A coesão nos contos de humor
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários:
- Material em sala de aula: Computador, projetor, caixas de som, internet, fotocópias dos contos selecionados.
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Possível falta de vocabulário diversificado e reconhecimento gramatical dos vocábulos que ajudam na coesão, tais como pronomes e conjunções.
Referências sobre o assunto:
- BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
- COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
- DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
- Para preparar esta aula, leia e analise previamente o conto de humor O homem nu, de Fernando Sabino.
- Comece a aula pedindo para um aluno ler o título da aula em voz alta.
- Pergunte se sabem o que significa esta palavra. Peça para dar exemplos, em caso positivo.
- A ideia desta introdução é ambientá-los e levá-los a pensar, primeiramente, no significado da palavra coesão.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
- Projete o vídeo Problemas linguísticos para os alunos, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=j-PSnhvG5fQ>. Acesso em: 18 nov. 2018.
- Procure fazer perguntas que estimulem os alunos a pensar nos problemas de comunicação relacionados à fala do personagem masculino (Gregório Duvivier), tais como:
- Qual é o problema específico da fala dele? Por que não se entende o que ele fala? Onde está o humor no vídeo?
- A ideia desta atividade é fazer um primeiro apontamento específico para os elementos de coesão (especialmente os sequenciais) na fala do personagem de Gregório. No vídeo, fica claro que os erros de uso de conectores fazem com que a fala do personagem se torne quase ininteligível.
- Neste momento, o professor pode tentar uma aproximação bastante básica sobre o conceito de coesão e utilizar o saber prévio dos alunos. No vídeo, fica claro como a falta de coesão prejudica o entendimento do personagem. Ainda que o aluno não tenha este conceito formulado, ele saberá intuir a respeito dos “erros” de fala dos personagens, pois terá dificuldades para entender o que o convidado quis dizer.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Separe a turma em grupos de no máximo quatro alunos, para que todos possam participar e compartilhar tarefas.
- Distribua a folha de atividades entre os grupos (preferencialmente uma fotocópia por aluno).
- Peça para os grupos lerem o texto entre si. Sugestão de tempo para esta atividade: 10 minutos.
- Em seguida, peça para os grupos completarem o texto O homem nu. Sugestão de tempo para esta atividade: 15 minutos.
- Corrija e debata as respostas em voz alta, lendo as questões respondidas pelos grupos e tirando possíveis dúvidas. Sugestão de tempo para esta atividade: 10 minutos.
- A ideia desta atividade é apresentar para o aluno, dentro do contexto do Conto de humor, o conceito de coesão textual. Pertencendo o texto a uma unidade de pensamento lógica que precisa seguir certos paradigmas linguísticos para que seja fluente, o aluno irá, naturalmente, fazer esta atividade de acordo com o conhecimento prévio que possui. A ideia é utilizar este conhecimento e sistematizá-lo com esta atividade, mostrando que as sugestões e inferências feitas pelos alunos seguem uma lógica linguística.
- Durante a correção do exercício, conduza a aula mostrando que, no caso das palavras omitidas na coesão sequencial, o aluno deve entender que o texto pertence a uma unidade lógica de pensamento apresentada em sequência e que os conectivos são utilizados para dar cabo a esta ideia. No caso da coesão referencial, o uso de sinônimos, pronomes e omissões de palavras evita repetições indesejadas.
Material complementar: Você pode encontrar a versão da atividade para impressão aqui e o texto completo aqui.
Fonte: FERNANDO SABINO. In: Para Gostar de Ler. Vol. 3 – Crônicas. Editora Ática, São Paulo, 1996.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Conclua, junto à turma, a atividade com as nomenclaturas próprias dos dois tipos de conector que eles utilizaram no exercício: referencial e sequencial.
A coesão sequencial é responsável por estruturar a progressão textual; a coesão referencial, por meio da relação lógica de palavras, permite ao leitor identificar os termos dentro do texto. - Procure organizar, nesta parte final, o conteúdo visto ao longo da aula, ressaltando as nomenclaturas próprias aos processos gramaticais vistos pelos alunos. É importante, nesta etapa final da aula, sintetizar o que foi aprendido, sistematizando o conteúdo e estabelecendo uma relação lógica entre as classificações e o objeto de estudo (nome e conteúdo).
- Procure completar a tabela com exemplos dados pelos alunos (se preferir, anote a tabela no quadro para aproveitar melhor os exemplos dados pelos alunos no exercício).
- Conclua utilizando a ideia de coesão como “costura” de um texto, ou seja, responsável pela união e relação entre as diferentes partes do texto.
Atividades de leitura
Peça aos estudantes que leiam o conto de humor “A velha contrabandista”, presente na parte do desenvolvimento do primeiro plano de aula da sequência de planos de aula sobre contos de humor.
Instrua-os a lerem o conto atentamente. Em seguida, peça que reflitam sobre as questões propostas no último slide da etapa de fechamento do plano de aula.
Por fim, peça que respondam à questão que se encontra na etapa de fechamento do plano de aula:
- E aí? Você riu de quê?
Se desejar, solicite que os alunos encaminhem as respostas escritas por whatspp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas por você.
Se preferir, grave áudios com as respostas esperadas ou envie o arquivo contendo as respostas para os alunos via whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes..
Análise do gênero conto de humor
Peça aos estudantes que identifiquem no conto “A velha contrabandista” os elementos da narrativa: tempo, espaço, personagens e o tipo de narrador.
Se considerar necessário respostas escritas, peça que os alunos as enviem por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
Em seguida, solicite que os estudantes leiam o conto “Às escuras”, disponível no segundo plano de aula da sequência de planos de aula sobre contos de humor.
Após a leitura, peça que respondam às perguntas reproduzidas abaixo:
- Que conhecimento de mundo é preciso ter para entender o humor deste conto?
- O conto de Artur Azevedo foi escrito em meados do século XIX. Você reconhece alguma “pista” dessa data no texto? Qual?
- O desfecho do conto é surpreendente/engraçado?
- Se este texto fosse publicado hoje, do modo como está escrito, ele seria engraçado?
- As hipóteses levantadas anteriormente foram confirmadas?
Se considerar necessário respostas escritas, peça que os alunos as enviem por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
O objetivo desta atividade é mostrar que o conto não se resume apenas às palavras e aos elementos da narrativa, mas também ao que está inferido, implícito e subentendido para além do que está propriamente escrito.
No caso do gênero contos de humor, o elemento cômico passa nitidamente pela ideia de que o leitor precisa de certo conhecimento de mundo para conseguir decodificá-lo, participando ativamente da leitura.
Se preferir, grave áudios com as respostas esperadas para as questões ou envie o arquivo contendo as respostas via whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes.
Produção de um conto de humor
Para a produção escrita, envie para os alunos via e-mail, whatsapp ou qualquer outro meio que considerar pertinente, a folha planejamento de conto humor. Peça que planejem o conto com base nas características estruturais estudadas anteriormente.
Após o planejamento, instrua-os a iniciar a escrita. Para essa atividade de produção, utilize como base os planos de aula 13 e 14, da série de planos sobre conto de humor.
Se preferir, grave áudios com instruções e envie via WhatsApp aos alunos.
Se desejar, solicite que os estudantes encaminhem as produções escritas por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.