Plano de aula: Coesão referencial e sequencial nos contos de humor

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

• Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet, fotocópias dos contos selecionados.

Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço -, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Dificuldades antecipadas: Possível falta de vocabulário diversificado e reconhecimento gramatical dos vocábulos que ajudam na coesão, tais como pronomes e conjunções.

Referências sobre o assunto:

• BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
  • COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
  • DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

• Para preparar esta aula, leia e analise previamente o conto O milagre, de Stanislaw Ponte Preta.
  • Apresente brevemente o slide com o tema da aula. Pergunte ao aluno o que ele acha que seria a “costura” de um texto. Se você desenvolveu o plano 7, relembre que esta ideia de “processo” foi citada na finalização daquela aula, quando foi sistematizada a noção de coesão.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos