Plano de Aula

Plano de aula: Cordel: a narrativa cantada

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Cordel

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia, notebook, caixas de som e impressões solicitadas no plano (disponível aqui).

Sugestão para encontrar folhetos de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#

Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nessa sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Conhecimentos prévios dos alunos sobre os elementos da narrativa .

Referências sobre o assunto:

ABREU,Márcia.Histórias de cordéis e folhetos.Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO,Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126> Acesso em: 23 out. 2018.

FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742

MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.

TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969

Introdução
Introdução

Introdução

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o vídeo de animação que conta a história de lampião por meio de um cordel (aqui).

BUCCINI, Marcos. O cangaceiro. 2012. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PXa3eYOh96I>. Acesso em: 6 set. 2018.

  • Após o vídeo, pergunte aos alunos:
  • - Esse cordel conta uma história?

- Que história é essa?

- Quem é o personagem principal da história?

- Você conhece Lampião? Explique aos alunos, resumidamente a história de Lampião. Veja em materiais complementares sugestão de site para biografia.

- Onde vocês acham que se passa essa história?

- Como terminou essa história?

5. Observe as respostas dos alunos e explique que nesta aula eles verão os elementos que constroem um texto narrativo e que o cordel é um texto narrativo em versos que conta uma história real ou imaginária.

Materiais complementares: Quem foi Lampião?

FRAZÃO, Dilva. Lampião: o cangaceiro brasileiro. Disponível em: < https://www.ebiografia.com/lampiao/>.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos