Plano de aula: Figuras de linguagem e variação linguística na caracterização das personagens

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto contemporâneo e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos, quadro e giz/caneta, projetor multimídia e computador.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Entender os efeitos de sentido decorrentes das variedades linguísticas e do uso de figuras de linguagem, o que pode ser superado com atividades reflexivas realizadas coletivamente, para que os alunos possam compartilhar ideias e pontos de vista.

Referências sobre o assunto:

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.

COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.

EVARISTO, Conceição. Maria. In: Olhos d’agua. 1. ed. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016. pgs. 39-42.

FONSECA, Rubem. Feliz Ano Novo. In: MORICONI, Italo (Org.). Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. pgs. 334-340.

GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.

TERRA, Ernani. Curso Prático de Gramática. São Paulo: Editora Scipione, 2011.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. O conto. In: Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Tema da aula

Orientações:

• Projete o título da aula para os alunos.
  • Comunique que nesta aula eles lerão o conto “Maria”, de autoria de Conceição Evaristo. Caso julgue conveniente, exponha para a classe uma breve biografia da autora, disponível aqui.

CONCEIÇÃO Evaristo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: . Acesso em: 01 de Dez. 2018.

• Pergunte a eles: Vocês acham que Maria pode ser a personagem principal do conto? Como vocês a imaginam? Acolha as hipóteses levantadas pelos alunos. Se achar necessário, comente que Maria é um nome bem comum na nossa sociedade. Instigue os alunos a refletir, faça questionamentos sobre a qual classe social a personagem poderia pertencer, suas características físicas, profissão, família etc. Permita que eles troquem ideias, depois peça para que alguns alunos exponham para a classe o que discutiram.
  • Exiba o vídeo: Cordel Maria da Penha, disponível aqui. Depois pergunte aos alunos: Por que a lei é nomeada Maria da Penha?

Cordel Maria da Penha AVI. 2011. Disponível em: . Acesso em: 01 dez.2018.

• Comente com os alunos que, assim como Maria da Penha, a Maria do conto também passará por uma situação de violência. Pergunte a eles: Que personagem poderia ser o agressor de Maria?

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos