Plano de Aula

Plano de aula: Figuras de linguagem e variação linguística na caracterização das personagens

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto contemporâneo e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos, quadro e giz/caneta, projetor multimídia e computador.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Entender os efeitos de sentido decorrentes das variedades linguísticas e do uso de figuras de linguagem, o que pode ser superado com atividades reflexivas realizadas coletivamente, para que os alunos possam compartilhar ideias e pontos de vista.

Referências sobre o assunto:

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.

COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.

EVARISTO, Conceição. Maria. In: Olhos d’agua. 1. ed. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016. pgs. 39-42.

FONSECA, Rubem. Feliz Ano Novo. In: MORICONI, Italo (Org.). Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. pgs. 334-340.

GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.

TERRA, Ernani. Curso Prático de Gramática. São Paulo: Editora Scipione, 2011.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. O conto. In: Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o título da aula para os alunos.
  • Comunique que nesta aula eles lerão o conto “Maria”, de autoria de Conceição Evaristo. Caso julgue conveniente, exponha para a classe uma breve biografia da autora, disponível aqui.

CONCEIÇÃO Evaristo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: . Acesso em: 01 de Dez. 2018.

  • Pergunte a eles: Vocês acham que Maria pode ser a personagem principal do conto? Como vocês a imaginam? Acolha as hipóteses levantadas pelos alunos. Se achar necessário, comente que Maria é um nome bem comum na nossa sociedade. Instigue os alunos a refletir, faça questionamentos sobre a qual classe social a personagem poderia pertencer, suas características físicas, profissão, família etc. Permita que eles troquem ideias, depois peça para que alguns alunos exponham para a classe o que discutiram.
  • Exiba o vídeo: Cordel Maria da Penha, disponível aqui. Depois pergunte aos alunos: Por que a lei é nomeada Maria da Penha?

Cordel Maria da Penha AVI. 2011. Disponível em: . Acesso em: 01 dez.2018.

  • Comente com os alunos que, assim como Maria da Penha, a Maria do conto também passará por uma situação de violência. Pergunte a eles: Que personagem poderia ser o agressor de Maria?

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP54 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS