
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto contemporâneo e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias dos textos, quadro e giz/caneta, projetor multimídia e computador.
Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).
Dificuldades antecipadas: Entender os efeitos de sentido decorrentes das variedades linguísticas e do uso de figuras de linguagem, o que pode ser superado com atividades reflexivas realizadas coletivamente, para que os alunos possam compartilhar ideias e pontos de vista.
Referências sobre o assunto:
BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.
COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.
EVARISTO, Conceição. Maria. In: Olhos d’agua. 1. ed. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016. pgs. 39-42.
FONSECA, Rubem. Feliz Ano Novo. In: MORICONI, Italo (Org.). Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. pgs. 334-340.
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, Ernani. Curso Prático de Gramática. São Paulo: Editora Scipione, 2011.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. O conto. In: Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
CONCEIÇÃO Evaristo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em:
Cordel Maria da Penha AVI. 2011. Disponível em:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula. Diga que irão ler o conto "Maria", de Conceição Evaristo, e pergunte se eles conhecem ou já ouviram falar de Maria da Penha. Peça que eles relatem brevemente o que sabem e enviem as respostas por WhatsApp.
Introdução
Envie, por meio do grupo de WhatsApp, a imagens do slide de Introdução e diga que se refere ao conto "Maria". Peça que eles levantem hipóteses a partir da imagem do olho chorando. Oriente-os a enviar as respostas no grupo de WhatsApp da turma, para que todos possam vê-las.
Desenvolvimento
Envie, por meio do grupo de WhatsApp, um vídeo aos alunos com as imagens do segundo slide de Desenvolvimento e explique a eles o que é antítese e metonímia, mostrando como elas aparecem nas figuras. Depois, disponibilize aos alunos o conto "Maria", de Conceição Evaristo, e peça que leiam. Quando acabarem, envie um vídeo junto com a lista de atividades, explicando o que os alunos precisam realizar nesta aula: dê preferência para as atividades dos dois últimos slides do plano de aula e peça que eles as façam, observando as frases retiradas do conto, de modo a perceber a metonímia e a antítese presentes. Oriente-os a enviar as respostas no grupo de WhatsApp da turma, para que todos possam vê-las.
Fechamento
Para fechar a aula, sugira que os alunos enviem, via WhatsApp ou mensagem de texto, o que aprenderam durante a aula, fazendo uma síntese sobre os efeitos da antítese e da metonímia nos contos. Oriente-os por áudio ou mensagem de texto. Peça que eles encaminham as suas respostas no canal de comunicação estabelecido.
Convite às famílias
Convide a família a fazer uma pesquisa sobre a biografia de Maria da Penha, e encontrar informações, via busca na internet, da Lei Nº11.340 (Lei Maria da Penha), que protege mulheres contra agressões.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: