
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Cordel
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Projetor multimídia, notebook, caixas de som e impressões solicitadas no plano
Sugestão para encontrar folhetos de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#
Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nessa sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.
Dificuldades antecipadas: conhecimentos prévios dos alunos em relação a estrofes e rimas .
Referências sobre o assunto:
ABREU,Márcia.Histórias de cordéis e folhetos.Campinas: Mercado de Letras,1999.
BRANDÃO,Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126> Acesso em: 23 out. 2018.
FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742
MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.
TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969
Introdução
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares.
Introdução
Encaminhe aos alunos, por WhatsApp, um slide com a capa de um folheto de Cordel com o título “Romeu e Julieta” (veja no plano original). Avise que vocês discutirão sobre a presença e os efeitos causados pelas rimas nos textos de Cordel. Pergunte se já ouviram falar da história de Romeu e Julieta, quem é o autor desse clássico e se eles se lembram da história. Diga que agora irão conhecer a versão em Cordel. Encaminhe ao grupo da turma no WhatsApp o texto na íntegra. Sugira que os alunos observem se a história contada se parece com a original.
Desenvolvimento
Compartilhe com a turma, em anexo, um material para que leiam e respondam em seu caderno de aula:
- Você considera que há rimas no texto lido, isto é, palavras que quando pronunciadas produzem sons parecidos?
- Faça novamente a leitura da última estrofe do cordel e analise quais palavras você considera que estão rimando. Anote no caderno suas respostas.
Em seguida, abaixo das questões para reflexão, explique aos alunos que as rimas possuem uma classificação e, como o Cordel é um texto tipicamente oral, vocês estudarão as rimas quanto à fonética (em relação aos sons que produz). Apresente, então, a classificação das rimas perfeitas e imperfeitas (veja no slide do plano original).
Fechamento
Na próxima aula combinada com a turma, solicite que os alunos observem a primeira estrofe presente no slide do Fechamento, no plano original, e analisem as palavras que estão coloridas, chamando a atenção para o som das palavras e para as rimas. Peça que façam a leitura em voz alta. Solicite que os alunos respondam qual é a classificação das rimas presentes na primeira estrofe. Aproveite para destacar que um texto de Cordel tem como característica a presença de rimas perfeitas ou consoantes. Peça que os alunos leiam todo o Cordel e façam a classificação das rimas nas estrofes quanto à fonética. Solicite que suas respostas sejam enviadas a você por WhatsApp, no privado.
Convite às famílias
Você pode convidar os responsáveis a ensinar rimas populares aos alunos. Desafie-os a participar levando um pouco da cultura popular aos mais jovens da família e a seus colegas.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: