
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário
Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.
Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.
Materiais necessários: cópias das adaptações do texto dramático a serem encenadas pelos alunos; materiais para composição de cenários, figurinos e efeitos sonoros. Cabe, ainda, possibilitar a realização das atividades desta aula em espaço adequado à apresentação das esquetes, como uma sala ou um auditório com tamanho satisfatório e boa acústica.
Dificuldades antecipadas: os alunos podem apresentar timidez e ter poucos domínios de leitura dramatizada para a narração que será proposta posteriormente. É importante investigar a viabilidade da turma para gravar suas narrações em ferramentas tecnológicas como celulares ou outros recursos ao alcance.
Referências bibliográficas: 1) BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 10ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. 2) https://novaescola.org.br/conteudo/315/oralidade-a-fala-que-se-ensina - Acesso em: 10/10/2018. 3) https://blog.hotmart.com/pt-br/guia-hotmart-como-narrar-um-audiobook-com-maestria/ - Acesso em: 10/10/2018.
Tempo sugerido: 05 minutos.
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos, lendo o título do presente slide. Pergunte à turma como eles imaginam que a oralidade pode ser praticada por meio da gravação de uma narração dramatizada. (Professor, considere as contribuições dos alunos. Se for preciso, esclareça à turma que um traço fundamental da dramatização se dá pela expressão da oralidade, por meio da leitura expressiva de falas e segmentos narrativos do texto. Assim, colocar em diferentes treinos esse trabalho com a voz e com as habilidades linguísticas pode favorecer um melhor desempenho dos alunos nas performances cênicas e outras atividades orais). Após essa reflexão, diga aos estudantes que é sobre essas questões que a presente aula versará, por meio de atividades práticas.
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
Professor, dadas as instruções acima, acompanhe os grupos durante a realização da tarefa, a fim de lhes prestar assistências necessárias. Recomenda-se que as atividades de gravação possam ocorrer em local separado da sala de aula, de preferência, em um ambiente mais isolado e de boa acústica a fim de que cada grupo, por vez, possa registrar sua produção em um espaço tranquilo e que possibilite o silêncio e a concentração. É possível ainda, professor, que a turma não tenha familiaridade com esse tipo de trabalho e seja desafiador produzir tudo em uma aula apenas. Nesse caso, é importante tolerar o tempo de desenvolvimento dos discentes e flexibilizar a agenda de produção bem como da entrega final do trabalho. Dessa forma, esses aspectos podem ser combinados, se necessário.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Nesta etapa de conclusão, convide os alunos a deixarem suas impressões, avaliações, críticas e sugestões ao trabalho bem como à dinâmica desta aula. Você pode listar no quadro, professor, critérios de avaliação que sirvam de norte às análises dos alunos, tais como: organização do conteúdo, construção do texto, qualidade da narração, ferramentas e recursos empregados (para melhorar o som ou apoiar os integrantes na realização da tarefa), presença de aspectos de dramatização, responsabilidade dos integrantes bem como a integração e a harmonia entre eles, dentre outros aspectos que se mostrarem necessários. No caso dos alunos não concluírem toda a atividade nesta aula, a revisão pode avaliar, com base em alguns desses mesmos critérios, aquilo que foi produzido até então, de modo que seja possível indicar as direções nas quais a tarefa deve continuar. É importante usar essa oportunidade para suscitar a troca de conhecimentos e impressões, além de aprofundar noções sobre a oralidade, fomentando o diálogo e o espírito do trabalho em equipe.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares.
Opcional: TikTok (tutorial disponível aqui).
Introdução
Em um breve vídeo, gravado pelo celular ou outra plataforma de seu conhecimento, apresente a proposta da aula aos alunos ("A prática da oralidade por meio da retextualização de textos dramáticos"). Pergunte à turma como eles imaginam que a oralidade pode ser praticada por meio da gravação de uma narração dramatizada. (Esclareça à turma que um traço fundamental da dramatização se dá pela expressão da oralidade, por meio da leitura expressiva de falas e segmentos narrativos do texto. Assim, colocar em diferentes treinos esse trabalho com a voz e com as habilidades linguísticas pode favorecer um melhor desempenho dos alunos em performances cênicas e outras atividades orais.) Após essa reflexão, diga aos estudantes que é sobre essas questões que a presente aula versará por meio de atividades práticas. Encaminhe seu vídeo, por WhatsApp, ao grupo da turma.
Desenvolvimento
Encaminhe aos grupos de alunos da aula anterior (LP08_02SQA11) a proposta de trabalho a seguir:
Produza, com seu grupo, uma versão narrativa de seu texto dramático, que deverá ser gravada e disponibilizada ao professor no formato de áudio. Na produção, comece pela construção de um roteiro que deverá servir de base para os narradores. Nele, passe as informações do texto de forma clara. Para isso, apoie-se nos seus conhecimentos prévios sobre elementos e momentos da estrutura narrativa (narrador, tempo, espaço, enredo, personagens; situação inicial, conflito, clímax, desfecho, situação final), além de tipos de discurso (direto, indireto, indireto livre). Os narradores selecionados pelo grupo deverão estudar e ensaiar o roteiro. Grave, com celular ou equipamento equivalente, um trecho do roteiro como teste. Avalie o que pode ser melhorado, como respiração, altura e tom da voz, dicção, sotaque, gaguez e interpretação. (Peça aos grupos que encaminhem seus áudios entre si, de modo a tecer considerações críticas e relevantes para o aprimoramento do trabalho.) Busque materiais de referência, como audiolivros, para que tenha um modelo de proposta similar ao trabalho que será produzido pelo grupo. Escute, perceba e analise diferenças entre o seu material e as referências escolhidas. Os integrantes do grupo que não forem narrar poderão ajudar com outros suportes e assistências durante a execução da tarefa. É interessante escolher um revisor para acompanhar os narradores e ir fazendo avaliações e correções em tempo real. Os critérios para a qualidade da gravação poderão ser decididos em grupo.
Professor, dadas as instruções acima, acompanhe os grupos durante a realização da tarefa, a fim de lhes prestar as assistências necessárias. Para isso, peça que encaminhem a você, por meio do WhatsApp, o passo a passo das tarefas. É importante tolerar o tempo de desenvolvimento dos discentes e flexibilizar a agenda de produção e da entrega final do trabalho. Dessa forma, esses aspectos podem ser combinados, se necessário. Outra sugestão para essa atividade voltada à oralidade é propor que os grupos que quiserem e tiverem familiaridade com a plataforma TikTok gravem não só a oralidade, mas também testem a interpretação. Veja o tutorial para iniciantes no TikTok em Recursos Opcionais.
Fechamento
Nesta etapa de conclusão, convide os alunos a deixar suas impressões, avaliações, críticas e sugestões ao trabalho e à dinâmica desta aula. Você pode encaminhar aos alunos, como documento do Word ou em PDF, critérios de avaliação para nortear as análises dos alunos, tais como: organização do conteúdo, construção do texto, qualidade da narração, ferramentas e recursos empregados (para melhorar o som ou apoiar os integrantes na realização da tarefa), presença de aspectos de dramatização, responsabilidade dos integrantes, integração e a harmonia entre eles, dentre outros aspectos que se mostrarem necessários. Socialize os áudios e vídeos dos grupos com a turma. Incentive-os a explorar mais os recursos da oralidade.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a entrar na brincadeira do TikTok e gravar, junto com os discentes, vídeos em que recursos da oralidade sejam explorados.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Silva
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A prática da oralidade na encenação de esquetes em aula
Finalidade da aula: Encenar esquetes preparadas com base na adaptação de crônicas ao gênero dramático. Avaliar as apresentações. Desenvolver versões narrativas dos textos dramáticos em gravações similares ao audiolivro.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto dramático
Objetos do conhecimento: Produção de textos orais.
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade da BNCC: EF69LP52
Sobre esta aula: esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.
Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.
Materiais necessários: cópias das adaptações do texto dramático a serem encenadas pelos alunos; materiais para composição de cenários, figurinos e efeitos sonoros. Cabe, ainda, possibilitar a realização das atividades desta aula em espaço adequado à apresentação das esquetes, como uma sala ou um auditório com tamanho satisfatório e boa acústica.
Dificuldades antecipadas: os alunos podem apresentar timidez e ter poucos domínios de leitura dramatizada para a narração que será proposta posteriormente. É importante investigar a viabilidade da turma para gravar suas narrações em ferramentas tecnológicas como celulares ou outros recursos ao alcance.
Referências bibliográficas: 1) BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 10ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. 2) https://novaescola.org.br/conteudo/315/oralidade-a-fala-que-se-ensina - Acesso em: 10/10/2018. 3) https://blog.hotmart.com/pt-br/guia-hotmart-como-narrar-um-audiobook-com-maestria/ - Acesso em: 10/10/2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: