Plano de Aula
Plano de aula: A prática da oralidade na encenação de esquetes em aula
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário
Por: Carolina Silva
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Introdução
Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.
Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.
Materiais necessários: cópias das adaptações do texto dramático a serem encenadas pelos alunos; materiais para composição de cenários, figurinos e efeitos sonoros. Cabe, ainda, possibilitar a realização das atividades desta aula em espaço adequado à apresentação das esquetes, como uma sala ou um auditório com tamanho satisfatório e boa acústica.
Dificuldades antecipadas: os alunos podem apresentar timidez e ter poucos domínios de leitura dramatizada para a narração que será proposta posteriormente. É importante investigar a viabilidade da turma para gravar suas narrações em ferramentas tecnológicas como celulares ou outros recursos ao alcance.
Referências bibliográficas: 1) BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 10ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. 2) https://novaescola.org.br/conteudo/315/oralidade-a-fala-que-se-ensina - Acesso em: 10/10/2018. 3) https://blog.hotmart.com/pt-br/guia-hotmart-como-narrar-um-audiobook-com-maestria/ - Acesso em: 10/10/2018.
Introdução
Tempo sugerido: 05 minutos.
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos, lendo o título do presente slide. Pergunte à turma como eles imaginam que a oralidade pode ser praticada por meio da gravação de uma narração dramatizada. (Professor, considere as contribuições dos alunos. Se for preciso, esclareça à turma que um traço fundamental da dramatização se dá pela expressão da oralidade, por meio da leitura expressiva de falas e segmentos narrativos do texto. Assim, colocar em diferentes treinos esse trabalho com a voz e com as habilidades linguísticas pode favorecer um melhor desempenho dos alunos nas performances cênicas e outras atividades orais). Após essa reflexão, diga aos estudantes que é sobre essas questões que a presente aula versará, por meio de atividades práticas.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO