Plano de aula: Variedades linguísticas e textos dramáticos

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

• Data show
  • Fotocópias dos textos
  • Folhas em branco

Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Dessa forma, não é necessária a presença de um narrador. Divide-se em atos e cenas e apresenta, como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens e as rubricas - indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado, geralmente, segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho. São subgêneros do texto dramático: o auto, a comédia, a tragédia, a tragicomédia e a farsa.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de identificar a expressividade de algumas palavras e expressões não familiares, porque a variedade linguística expressa pode ser distante das variedades conhecidas pelos alunos.

Referências sobre o assunto:

BAGNO, Marcos. Não é errado falar assim! Em defesa do Português Brasileiro. Blog Parábola Editorial, 6 jun 2016. Disponível em https://www.parabolablog.com.br/index.php/blogs/nao-e-errado-falar-assim-em-defesa-do-portugues-brasileiro. Acesso em 5 dez 2018.

BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico – o que é, como se faz. 15 ed. Loyola: São Paulo, 2002.

DIANA, Daniela. Gênero Dramático. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/ acesso em 03/12/2018 às 08h53min.

DIANA, Daniela. Texto teatral. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/ acesso em 29/11/2018 às 08h59min.

Tema da aula

Orientações:

• Mostre o slide aos alunos e instigue-os a pensar no que significa isso. Diversas possibilidades podem surgir, do tipo: formas erradas e certas de escrever “você”; a evolução do “você”, dentre outras.
  • Explique que o diagrama mostra as mudanças que a forma de tratamento “você” vem passando ao longo dos séculos. “Vossa Mercê” era como as pessoas se tratavam lá em Portugal, no século XV, de onde vem nossa Língua Portuguesa. Quando os portugueses chegaram aqui, trouxeram a língua deles. Com o tempo, ela foi mudando, outros povos vieram para o Brasil e nosso país começou a se formar e a estabelecer o Português Brasileiro. Hoje, em diversas partes do país, as pessoas falam “cê” e escrevem “vc” nas mensagens de celular. Há regiões em que as pessoas se tratam por “tu”, e isso faz parte da Língua: a língua muda historicamente e também de um lugar para outro, de uma região a outra, de uma classe social para outra. É isso que vamos estudar nesta aula e como essas mudanças (que chamamos de “Variação Linguística”) aparecem em textos dramáticos. Aproveite para dizer que não é apenas no Brasil e em Portugal que se fala português: ele é falado também em vários países da África, tais como Moçambique, Cabo Verde e Angola.
  • Pergunte aos alunos se eles conhecem alguém de outra região do Estado ou mesmo do país. Pergunte se eles perceberam que essas pessoas falam diferente deles, e quais seriam essas diferenças. Espera-se que os alunos digam que têm parentes, conhecem ou já foram para outras regiões do país e perceberam as diferenças. É interessante este momento, pois sempre surgem expressões e falares novos, explore estes falares e mostre como a língua portuguesa é rica e como essa diversidade faz da nossa língua um patrimônio cultural importantíssimo. Caso algum aluno diga que “em tal região, eles falam errado”, aproveite para dizer que é também sobre Preconceito Linguístico que vamos tratar nesta aula.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos