Plano de aula: Explorando a musicalidade dos poemas

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias impressas de cada texto disponibilizado na aula, computador, projetor multimídia, tela, lápis e papel.

Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em perceber a repetição harmônica de sons vocálicos e consonantais no texto, bem como perceber que a repetição de sons produzem um efeito e constroem imagens nos poemas.

Referências sobre o assunto:

GEBARA, Ana Elvira Luciano. O poema, um texto marginalizado. In: CHIAPPINI, Lígia (coord.). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 5ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 2ª ed. João Pessoa: Idéia, 2002.

SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

TAVARES, B. Contando Histórias em versos: Poesia e Romanceiro Popular no Brasil. São Paulo: Editora 34, 2005. p.15-57.

TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. p. 83-98.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente aos alunos o título da aula.