Plano de Aula

Plano de aula: O uso de recursos de coesão textual em Contos de humor

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

  • Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet, xerox dos contos selecionados.

Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço -, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade de reconhecer os sinônimos e formas nominais como mecanismo de referenciação, além de não perceber a força argumentativa/de sentido que a referenciação lexical pode produzir para o efeito de humor.

Referências sobre o assunto:

  • BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
  • COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
  • DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Para preparar esta aula, leia e analise previamente os trechos do contos de humor selecionado.
  • Apresente brevemente o slide com o tema da aula.
  • Pergunte à turma se eles conhecem esta expressão. A ideia é incitar o tema partindo da ideia de fio condutor do tecido do texto. A analogia entre coesão e a expressão fio da meada é uma boa maneira de incitar (ou relembrar, caso tenha desenvolvido as aulas anteriores desta modalidade) no aluno a ideia da coesão como teia, como fio que conecta as partes de um tecido - o tecido textual.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos