Atividade para impressão - Texto
Plano de Aula
Plano de aula: O uso de recursos de coesão textual em Contos de humor
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de humor e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários:
- Material em sala de aula: computador, projetor, caixas de som, internet, xerox dos contos selecionados.
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço -, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade de reconhecer os sinônimos e formas nominais como mecanismo de referenciação, além de não perceber a força argumentativa/de sentido que a referenciação lexical pode produzir para o efeito de humor.
Referências sobre o assunto:
- BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
- COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
- DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Para preparar esta aula, leia e analise previamente os trechos do contos de humor selecionado.
- Apresente brevemente o slide com o tema da aula.
- Pergunte à turma se eles conhecem esta expressão. A ideia é incitar o tema partindo da ideia de fio condutor do tecido do texto. A analogia entre coesão e a expressão fio da meada é uma boa maneira de incitar (ou relembrar, caso tenha desenvolvido as aulas anteriores desta modalidade) no aluno a ideia da coesão como teia, como fio que conecta as partes de um tecido - o tecido textual.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Projete a imagem no slide e veja a reação dos alunos.
- Procure fazer uma analogia com os alunos entre tecido e texto. O que é tecer? Como se dá este processo? Qual a possível analogia com o tecido textual? Como se conectam as partes de um texto?
- Use a etimologia para dar o pontapé inicial da aula: a semelhança entre as palavras texto e tecido não é casual: ambas vêm do latim textum, que significa entrelaçamento.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 33 minutos.
Orientações:
- Peça para os alunos se dividirem em grupos de, no máximo, três alunos, para que todos possam participar.
- Distribua a folha de atividade e peça para que os grupos leiam o trecho do conto.
- Tempo sugerido para a atividade: 7 minutos
Material complementar: Você pode encontrar o texto A estranha passageira, na íntegra, aqui. A atividade para impressão está aqui.
Fonte: PRETA, Stanislaw Ponte. Garoto linha dura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
Desenvolvimento
Orientações:
- Depois de lido o trecho do conto, peça para que façam o exercício 2 da folha de atividades.
- A proposta da atividade é fazer com que os alunos utilizem as noções de coesão textual, referencial e sequencial. No trecho final lido pelos alunos, vemos um claro exemplo de passagem final, reforçada pela expressão clímax “Foi quando”. A ideia é que os alunos se sintam livres para criar, no texto produzido, outros exemplos que se utilizem da coesão referencial e sequencial necessárias para a progressão do texto.
- Tempo sugerido para esta atividade: 27 minutos.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Após a conclusão da atividade anterior, leia os contos produzidos pelos alunos. Aproveite para rever, com exemplos produzidos nos textos dos alunos, as noções de coesão textual (referencial e sequencial). Caso não haja tempo para ler todos os textos dos grupos, selecione alguns para correção, ou deixe o restante para o início da próxima aula.
- Sugestão de correção para o professor: Caso sua turma seja menor e seja possível gerenciar o tempo, o professor pode pedir que o grupos troquem os textos entre eles e identifiquem, nos textos dos colegas, os recursos coesivos utilizados.
- Conclua a aula reforçando como a relação entre as palavras e as partes do texto foi importante para a construção do humor no conto.
Para o aluno
Atividades de leitura
Peça aos estudantes que leiam o conto de humor “A velha contrabandista”, presente na parte do desenvolvimento do primeiro plano de aula da sequência de planos de aula sobre contos de humor.
Instrua-os a lerem o conto atentamente. Em seguida, peça que reflitam sobre as questões propostas no último slide da etapa de fechamento do plano de aula.
Por fim, peça que respondam à questão que se encontra na etapa de fechamento do plano de aula:
- E aí? Você riu de quê?
Se desejar, solicite que os alunos encaminhem as respostas escritas por whatspp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas por você.
Se preferir, grave áudios com as respostas esperadas ou envie o arquivo contendo as respostas para os alunos via whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes..
Análise do gênero conto de humor
Peça aos estudantes que identifiquem no conto “A velha contrabandista” os elementos da narrativa: tempo, espaço, personagens e o tipo de narrador.
Se considerar necessário respostas escritas, peça que os alunos as enviem por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
Em seguida, solicite que os estudantes leiam o conto “Às escuras”, disponível no segundo plano de aula da sequência de planos de aula sobre contos de humor.
Após a leitura, peça que respondam às perguntas reproduzidas abaixo:
- Que conhecimento de mundo é preciso ter para entender o humor deste conto?
- O conto de Artur Azevedo foi escrito em meados do século XIX. Você reconhece alguma “pista” dessa data no texto? Qual?
- O desfecho do conto é surpreendente/engraçado?
- Se este texto fosse publicado hoje, do modo como está escrito, ele seria engraçado?
- As hipóteses levantadas anteriormente foram confirmadas?
Se considerar necessário respostas escritas, peça que os alunos as enviem por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
O objetivo desta atividade é mostrar que o conto não se resume apenas às palavras e aos elementos da narrativa, mas também ao que está inferido, implícito e subentendido para além do que está propriamente escrito.
No caso do gênero contos de humor, o elemento cômico passa nitidamente pela ideia de que o leitor precisa de certo conhecimento de mundo para conseguir decodificá-lo, participando ativamente da leitura.
Se preferir, grave áudios com as respostas esperadas para as questões ou envie o arquivo contendo as respostas via whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes.
Produção de um conto de humor
Para a produção escrita, envie para os alunos via e-mail, whatsapp ou qualquer outro meio que considerar pertinente, a folha planejamento de conto humor. Peça que planejem o conto com base nas características estruturais estudadas anteriormente.
Após o planejamento, instrua-os a iniciar a escrita. Para essa atividade de produção, utilize como base os planos de aula 13 e 14, da série de planos sobre conto de humor.
Se preferir, grave áudios com instruções e envie via WhatsApp aos alunos.
Se desejar, solicite que os estudantes encaminhem as produções escritas por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.