Plano de aula: A adaptação de textos: da crônica ao gênero dramático

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário

Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Textual dramático (comédias) e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.

Informações sobre o gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o à maior compreensão da realidade.

Materiais necessários: Projetor para a exibição dos slides e versão impressa da crônica “Pá, pá, pá”, de Luis Fernando Verissimo, para distribuir aos alunos.

Dificuldades antecipadas: Pouco domínio do desenvolvimento de rubricas, caracterização de personagens, construção de diálogos e outros aspectos gramaticais importantes para a adaptação ao texto dramático. Desta forma, a troca de conhecimentos entre os alunos e uma ordenação da sala que favoreça discussões durante as atividades são bem-vindas. Você poderá solicitar que a turma se divida em grupos para acompanhar as tarefas da aula.

Referências bibliográficas: 1) MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo. Cortez, 2001. 2) MAREGA, Larissa Minuesa Pontes. A palavra em cena: o texto dramático no ensino de língua portuguesa. 262f. Tese de Doutorado - USP, São Paulo, 2015. 3) “PÁ, PÁ, PÁ”, de Luis Fernando Verissimo. Disponível em: http://gtdcronicas2009.blogspot.com/2009/09/cronica-1-pa-pa-pa.html - Acesso em: 10/10/2018.

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientações: Professor, diga à turma que abaixo estão algumas características de um certo gênero textual. Faça, com os alunos, a leitura delas:

• Presença de personagens ligados, com lógica, uns aos outros, e às ações.
  • Conjunto de atos dramáticos, maneiras de ser e de agir das personagens, encadeadas à unidade do efeito e segundo uma ordem composta de situação inicial, conflito, clímax, desfecho e situação final.
  • Conjunto de circunstâncias físicas, sociais, históricas em que se situam as ações.
  • Exposição/Interpretação real de um tema por meio da representação.

1. Após a leitura, reflita com a turma sobre essas características e pergunte-lhes se eles sabem a que gênero elas se referem. (Professor, é possível que os estudantes relacionem esses aspectos a textos de tipologia narrativa. Você pode discutir essas noções com a turma, chamando a atenção para os detalhes como a presença de atos dramáticos e a exposição de um tema por meio da representação. Busque levantar os conhecimentos prévios dos alunos, a fim de reforçar a especificidade do gênero dramático, lembrando-lhes que este se trata de um texto narrativo voltado à encenação e, por isso, apresenta uma construção narrativa diferente, com detalhes estruturais e linguísticos que serão discutidos neste material. Dessa forma, leia o título do slide e apresente o tema da aula à turma).

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos