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Plano de Aula
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cartões de cartolina em branco para preenchimento dos alunos, contendo personagens e rubricas.
Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Dessa forma, não é necessária a presença de um narrador. Divide-se em atos e cenas e apresenta como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens; e as rubricas - indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado, geralmente, segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho. São subgêneros do texto dramático: o auto, a comédia, a tragédia, a tragicomédia e a farsa.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldades de participar do jogo da mímica, por se sentirem inibidos diante da turma.
Observação: É desejável que os alunos já tenham estudado o gênero dramático e já tenham explorado o conceito de “rubrica” para conseguirem realizar plenamente esta aula.
Referências sobre o assunto:
Links:
https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/
https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995
https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o tema da aula para a turma. O objetivo da aula é fazer com que os alunos percebam a função das rubricas em um texto dramático. Também é importante que eles consigam relacionar as explicações contidas nos parênteses com as ações encenadas. Para isso, desafie o aluno a chegar sozinho às suas conclusões, evitando entregar explicações prontas, assim a aprendizagem será mais significativa.
Sobre as rubricas e a entonação:
Também conhecidas como didascálias, as rubricas são indicações cênicas que servem para orientar o ator durante a encenação de um texto. Aparecem destacadas, geralmente, entre parênteses e, junto ao discurso direto, compõem os conteúdos de um texto dramático. Como sabemos, na produção de discursos diretos, há diversos elementos que se relacionam, como o uso dos sinais de pontuação e a entonação apresentada em cada situação. É necessário observar que, na criação de diálogos, a comunicação não ocorre apenas através de palavras, mas também através da maneira como elas são pronunciadas. Sendo assim, a entonação utilizada nas conversas revela muito sobre a intenção do falante em determinados contextos e, nesse aspecto, a pontuação é de grande auxílio na produção de textos escritos que têm como base o uso do discurso direto. Por exemplo, pode ser dada uma entonação para indicar surpresa, alegria, angústia etc.
É muito importante que o aluno perceba que essas variações da fala exercem funções importantes no processo de comunicação e que, na produção e encenação de textos dramáticos, tanto as rubricas como a pontuação e a entonação são de grande relevância e devem ser observados durante as atividades de leitura e produção.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Orientações
Obs.: Delimite o tempo de 1 minuto para cada mímica. Caso as equipes não acertem durante esse tempo, o ponto será anulado.
Orientações:
Respostas possíveis/desejáveis:
1. Através das explicações entre parênteses, que orientavam sobre o que deveriam fazer e como estariam se sentindo durante a ação.
2. Sim, porque através delas, quem for encenar saberá como deve agir. As orientações facilitam no momento de representar.
3. As respostas para essa questão vão estar relacionadas às ações apresentadas por cada equipe. É importante orientar a turma para que entenda que a fala deve estar relacionada à situação apresentada. Peça a cada equipe que sugira possíveis falas para os personagens e apresente-as oralmente para o restante da turma. Questione-os sobre o que os levou a escolher determinada fala.
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Flippity (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio aos alunos perguntando para que servem o ponto de interrogação, de exclamação e o ponto final. Pergunte também para que servem as rubricas em um texto dramático. Peça que alguns voluntários respondam, via áudio, no grupo de WhatsApp da turma. Diga, em novo áudio, que farão um jogo utilizando esses conceitos. Compartilhe com eles o jogo disponível online (criado utilizando o Flippity especialmente para este Plano) Quem - Fazendo o quê - Disse - Como falou - Quem responde, disponível aqui, para que montem pequenos trechos de histórias (cada linha forma uma pequena ideia de uma história). A proposta é que encontrem as partes que combinam, mas podem misturar também. Diga que devem escolher uma delas para adaptar e criar um pequeno trecho de Texto Dramático. Estabeleça um prazo e auxilie-os no que for necessário.
Desenvolvimento
Como referência, uma das histórias possíveis é a que segue: Quem - Um camelô; Fazendo o quê - vendendo tênis na rua; Disse - Aí, galera, promoção do tênis, só hoje; Como falou - gritando, animado; Quem responde - um cliente se aproxima. Oriente os alunos a escrever, a partir dessa ideia, um trecho de texto dramático utilizando pontuação e rubricas a partir das indicações do contexto. Além disso, os estudantes devem utilizar a parte do “Quem responde” para inserir um segundo personagem na conversa, que deve falar algo também associado ao contexto. Peça que os alunos escrevam em um documento colaborativo criado no Google Drive, para que todos possam ler os textos de todos.
Fechamento
Depois desse processo, faça um fechamento, por áudio ou por escrito, com os aspectos que você julgar importantes destacar, ressaltando a importância da pontuação e das rubricas em um texto dramático para orientar os atores que terão que encenar a história. Caso haja possibilidade, promova uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e realize o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
As famílias podem jogar o jogo online disponibilizado e criar histórias inusitadas misturando os fragmentos e gerando diálogos. Incentive as famílias que gostarem da proposta a compartilhar no grupo de WhatsApp da turma as histórias que criaram.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Francisca Brasil
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: O texto teatral: rubricas
Finalidade da aula: Reconhecer a necessidade das rubricas de ação para a encenação do texto dramático, a fim de identificar a ação como um dos principais elementos caracterizadores do gênero.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto dramático
Objeto(s) do conhecimento: Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários
Prática de linguagem: Análise Linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP54
Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cartões de cartolina em branco para preenchimento dos alunos, contendo personagens e rubricas.
Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Dessa forma, não é necessária a presença de um narrador. Divide-se em atos e cenas e apresenta como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens; e as rubricas - indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado, geralmente, segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho. São subgêneros do texto dramático: o auto, a comédia, a tragédia, a tragicomédia e a farsa.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldades de participar do jogo da mímica, por se sentirem inibidos diante da turma.
Observação: É desejável que os alunos já tenham estudado o gênero dramático e já tenham explorado o conceito de “rubrica” para conseguirem realizar plenamente esta aula.
Referências sobre o assunto:
Links:
https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/
https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995
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