Plano de Aula

Plano de aula: O texto teatral: rubricas

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cartões de cartolina em branco para preenchimento dos alunos, contendo personagens e rubricas.

Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Dessa forma, não é necessária a presença de um narrador. Divide-se em atos e cenas e apresenta como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens; e as rubricas - indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado, geralmente, segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho. São subgêneros do texto dramático: o auto, a comédia, a tragédia, a tragicomédia e a farsa.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldades de participar do jogo da mímica, por se sentirem inibidos diante da turma.

Observação: É desejável que os alunos já tenham estudado o gênero dramático e já tenham explorado o conceito de “rubrica” para conseguirem realizar plenamente esta aula.

Referências sobre o assunto:

Links:

https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/

https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995

https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/

http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/08305914112014Teoria_da_Literatura_I_Aula_9.pdf

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema da aula para a turma. O objetivo da aula é fazer com que os alunos percebam a função das rubricas em um texto dramático. Também é importante que eles consigam relacionar as explicações contidas nos parênteses com as ações encenadas. Para isso, desafie o aluno a chegar sozinho às suas conclusões, evitando entregar explicações prontas, assim a aprendizagem será mais significativa.

Sobre as rubricas e a entonação:

Também conhecidas como didascálias, as rubricas são indicações cênicas que servem para orientar o ator durante a encenação de um texto. Aparecem destacadas, geralmente, entre parênteses e, junto ao discurso direto, compõem os conteúdos de um texto dramático. Como sabemos, na produção de discursos diretos, há diversos elementos que se relacionam, como o uso dos sinais de pontuação e a entonação apresentada em cada situação. É necessário observar que, na criação de diálogos, a comunicação não ocorre apenas através de palavras, mas também através da maneira como elas são pronunciadas. Sendo assim, a entonação utilizada nas conversas revela muito sobre a intenção do falante em determinados contextos e, nesse aspecto, a pontuação é de grande auxílio na produção de textos escritos que têm como base o uso do discurso direto. Por exemplo, pode ser dada uma entonação para indicar surpresa, alegria, angústia etc.

É muito importante que o aluno perceba que essas variações da fala exercem funções importantes no processo de comunicação e que, na produção e encenação de textos dramáticos, tanto as rubricas como a pontuação e a entonação são de grande relevância e devem ser observados durante as atividades de leitura e produção.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos