Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidades focais relacionadas

(EF35LP24) Identificar funções do texto dramático (escrito para ser encenado) e sua organização por meio de diálogos entre personagens e marcadores das falas das personagens e de cena.

(EF04LP27) Identificar, em textos dramáticos, marcadores das falas das personagens e de cena.

(EF04LP25) Representar cenas de textos dramáticos, reproduzindo as falas das personagens, de acordo com as rubricas de interpretação e movimento indicadas pelo autor.

Objetos de conhecimento relacionados

  • Forma de composição de textos dramáticos.
  • Função do texto dramático.
  • Organização dos personagens em texto dramático.
  • Performances orais.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar, em textos dramáticos, marcadores das falas das personagens.
  • Identificar, em textos dramáticos, marcadores de cena.
  • Identificar, em textos dramáticos, marcadores das falas das personagens e de cena.
  • Representar cenas de textos dramáticos, reproduzindo as falas das personagens, considerando as rubricas de interpretação e movimento indicadas pelo autor.
  • Interpretar textos dramáticos com expressividade. Identificar as funções do texto dramático.
  • Identificar a organização dos diálogos entre personagens.
  • Identificar os marcadores de falas e de cena.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.

Comentários para os professores

O conjunto de habilidades priorizadas destacadas aqui estão situadas no campo de atuação artístico-literário. Para desenvolvê-las, esta sequência de atividades propõe um trabalho a partir do gênero texto dramático ao longo de cinco etapas interdependentes. Na primeira delas, a contextualização do campo, do gênero e do tema, pretende-se promover o contato do estudante com os objetos de conhecimentos abordados pela sequência de atividades, além de mobilizar seus conhecimentos prévios sobre eles.

Em seguida, na etapa de análise do gênero, por meio de um trecho de uma narrativa, pretende-se conduzir uma investigação sobre o contexto de produção e circulação deste gênero e sobre sua forma composicional. Na etapa seguinte, de análise linguística/semiótica, são abordadas especificidades linguísticas necessárias para produção de textos no gênero texto dramático. Após isso, na etapa de produção textual, disponibiliza-se uma proposta para que os estudantes reproduzam através de uma peça teatral, colocando em prática todos os conhecimentos estudados nas etapas anteriores. Por fim, na etapa de análise de resultados e reescrita, são apresentadas tabelas analíticas, por meio das quais o professor pode verificar os resultados do trabalho realizado pelos estudantes. A partir desses resultados, é possível realizar um processo direcionado de reescrita textual.

Sugestões de atividades

Sequência de Atividades - Gênero: Texto Dramático

Conjunto de atividades organizadas em cinco etapas (descritas nos comentários para os professores), que propõem um trabalho centrado no gênero texto dramático. Traz sugestões de materiais para os estudantes e para os professores, incluindo instrumentos de apoio ao acompanhamento da aprendizagem.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática