Plano de aula: Exercícios de oralidade com trechos de textos dramáticos

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário

Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.

Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.

Materiais necessários: Cópias dos textos previstos para esta aula, a fim de distribuí-los aos alunos; uso do quadro.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades com as noções de entonação, velocidade, ritmo, volume, e podem apresentar timidez.

Referências bibliográficas: 1) SILVA, Thaïs Cristófaro. Fonética e Fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 2003. 2) Marcuschi LA. A oralidade no contexto dos usos linguísticos: caracterizando a fala. In: Marcuschi LA, Dionisio AP (Org.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Ceale; 2005. 3) BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 10ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. 4) Trecho da crônica “PÁ, PÁ, PÁ”, de Luis F. Verissimo. Disponível em: http://gtdcronicas2009.blogspot.com/2009/09/cronica-1-pa-pa-pa.html - Acesso em: 10/10/2018.

Orientações:

• Professor, ao apresentar o tema da aula, busque levantar conhecimentos prévios dos alunos a partir das seguintes questões:
  • Na presente aula, analisaremos, por meio de exercícios, aspectos de oralidade. Vocês sabem o que é isso ou a que se refere? (Professor, deixe que os alunos façam as aproximações possíveis. Após as respostas da turma, esclareça que, na língua portuguesa, há uma variedade de falares que variam de acordo com fatores como regionalidade (variações linguísticas de falantes de diferentes regiões), aspectos culturais que determinam formas de expressão, influenciadas por grau de instrução, formação cultural ou conhecimento enciclopédico de um falante; dados contextuais (quando o modo de falar muda dependendo da situação em que o falante está inserido), etc. Esses fatores contribuem para a forma como a linguagem se expressará tanto na fala quanto na escrita.
  • Às vezes, quando nos dedicamos à escrita de um determinado texto como o dissertativo, por exemplo, temos de evitar marcas de oralidade e dar à produção um tom impessoal. Como vocês avaliam a criação de um texto dramático? Essas regras valeriam para esse gênero textual? (Professor, espera-se que os estudantes reconheçam que não. Diferentemente de um texto construído em 3ª pessoa, o gênero dramático é composto pelas sequências dialogais, ou seja, a fala diretamente dos personagens é o que estrutura o texto. Além disso, os aspectos da fala são importantes para a caracterização desses personagens, exemplo: perfis de adolescentes podem usar gírias, um texto que reproduz pessoas e costumes de séculos passados pode trazer vocábulos em desuso ou traços gramaticais diferentes do emprego atual da língua, dentre outras questões).
  • Agora, professor, por meio dessas noções, reforce o tema da aula, adiantando aos estudantes que os exercícios promoverão uma reflexão sobre a oralidade, baseando-se, para isso, em trechos de produções ou adaptações de textos dramáticos propositadamente feitas para leitura e análise na presente aula.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos