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Plano de Aula
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário
Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.
Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.
Materiais necessários: Cópias dos textos previstos para esta aula, a fim de distribuí-los aos alunos; uso do quadro.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades com as noções de entonação, velocidade, ritmo, volume, e podem apresentar timidez.
Referências bibliográficas: 1) SILVA, Thaïs Cristófaro. Fonética e Fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 2003. 2) Marcuschi LA. A oralidade no contexto dos usos linguísticos: caracterizando a fala. In: Marcuschi LA, Dionisio AP (Org.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Ceale; 2005. 3) BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 10ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. 4) Trecho da crônica “PÁ, PÁ, PÁ”, de Luis F. Verissimo. Disponível em: http://gtdcronicas2009.blogspot.com/2009/09/cronica-1-pa-pa-pa.html - Acesso em: 10/10/2018.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Orientações: Professor, convide os alunos a realizarem as tarefas abaixo:
Orientações: Professor, peça aos alunos para responderem às questões a seguir:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Professor, nesta etapa de conclusão, oriente os estudantes a seguirem as instruções abaixo:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares.
Introdução
Questione, pelo WhatsApp ou algum aplicativo similar para o envio de mensagens, vídeos e áudios, o que os alunos sabem a respeito de marcas de oralidade. Explique a eles que há uma variedade de falares que sofrem modificações de acordo com, por exemplo: regionalidade; aspectos culturais que determinam formas de expressão; grau de instrução, formação cultural ou conhecimento enciclopédico de um falante; dados contextuais (quando o modo de falar muda dependendo da situação em que o falante está inserido) etc. Esses fatores contribuem para a forma como a linguagem se expressará tanto na fala quanto na escrita. Explique também que, às vezes, quando nos dedicamos à escrita de um determinado texto, como o dissertativo, por exemplo, temos de evitar marcas de oralidade e dar à produção um tom impessoal, diferentemente do gênero dramático, que é composto pelas sequências dialogais, ou seja, a fala direta dos personagens é o que estrutura o texto. Além disso, os aspectos da fala são importantes para a caracterização desses personagens, por exemplo: perfis de adolescentes podem usar gírias; um texto que reproduz pessoas e costumes de séculos passados pode trazer vocábulos em desuso ou traços gramaticais diferentes do emprego atual da língua, dentre outras questões. Agora, professor, por meio dessas noções, reforce o tema da aula, adiantando aos estudantes que os exercícios promoverão uma reflexão sobre a oralidade. Baseie-se, para isso, em trechos de produções ou adaptações de textos dramáticos propositadamente feitas para leitura e análise na presente aula.
Desenvolvimento
Encaminhe aos alunos, como PDF, a primeira adaptação do texto “Pá pá pá”, presente no Desenvolvimento deste plano. Peça que se reúnam em grupos de 4 integrantes e juntos, por meio de áudios, fotos e textos escritos (via WhatsApp), realizem o que é pedido a seguir. Sugira que façam a leitura oral do texto e, em seguida, questione: essa atividade de leitura, por melhor que tenha sido realizada, é uma apresentação teatral? Espera-se que eles compreendam que não. Em seguida, encaminhe, da mesma forma, a adaptação do mesmo texto, presente nos slides 2 e 3 deste capítulo. Peça que respondam a algumas perguntas sobre possíveis interpretações do texto:
1) No texto adaptado, misturam-se alguns traços de interpretação e de oralidade. Relacione-os às falas situadas em contextos correspondentes.
2) Sabemos que os estrangeiros nem sempre falam nossa língua de acordo com nossas regras gramaticais. E isso, aliado a seus sotaques, faz com que os “gringos” tenham uma maneira peculiar de falar. Quais traços gramaticais e características fonéticas/fonológicas poderiam ser notadas na fala de alguém com a mesma nacionalidade da personagem americana?
3) A fala “É um jeito tipicamente brasileiro de não ficar quieto e, ao mesmo tempo, não dizer nada” vem precedida da seguinte rubrica: (PENSATIVO). Que recurso gramatical, como a pontuação, poderia dar expressividade a esse trecho, de modo que a supressão da rubrica não causasse prejuízo de sentido?
4) Que sugestão você daria para a leitura da sequência “Pá pá pá” quanto à velocidade e ao ritmo? Por quê? (Veja os questionamentos na íntegra, bem como os comentários sobre eles, no plano original). Aqui, os aluno planejarão momentos propícios para inserir expressões faciais diversas e até ironia em algumas falas.
Fechamento
Sugira que os alunos se dividam em duplas e retomem os textos dramáticos adaptados por seus grupos. A partir dos conhecimentos adquiridos sobre os aspectos linguísticos e paralinguísticos das falas, peça que treinem, com suas duplas, a leitura dramatizada da adaptação produzida e corrigida na aula anterior. Instigue-os a pensar nos objetos e adereços que serão utilizados para a caracterização das personagens, nos itens que ajudarão a compor o espaço onde se desenvolverá a cena, bem como em possíveis trilhas sonoras usar, se for o caso, na apresentação. Tais materiais deverão ser organizados para a próxima aula.
Convite às famílias
Você pode convidar os familiares a acompanhar a organização do material (cenário, figurino) para as próximas aulas. Os responsáveis podem também avaliar a leitura oral dos alunos antes da apresentação aos colegas, auxiliando-os quanto às pausas, ao ritmo.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Silva
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Exercícios de oralidade com trechos de textos dramáticos
Finalidade da aula: Estimular a preparação e o ensaio da leitura expressiva, por meio da aplicação de exercícios de entonação, altura e velocidade da voz; de expressividade no acompanhamento da pontuação do texto; de atenção às indicações das rubricas.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto dramático
Objetos do conhecimento: Produção de textos orais.
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade da BNCC: EF69LP52.
Sobre esta aula: Esta é a 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.
Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.
Materiais necessários: Cópias dos textos previstos para esta aula, a fim de distribuí-los aos alunos; uso do quadro.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades com as noções de entonação, velocidade, ritmo, volume, e podem apresentar timidez.
Referências bibliográficas: 1) SILVA, Thaïs Cristófaro. Fonética e Fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 2003. 2) Marcuschi LA. A oralidade no contexto dos usos linguísticos: caracterizando a fala. In: Marcuschi LA, Dionisio AP (Org.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Ceale; 2005. 3) BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 10ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. 4) Trecho da crônica “PÁ, PÁ, PÁ”, de Luis F. Verissimo. Disponível em: http://gtdcronicas2009.blogspot.com/2009/09/cronica-1-pa-pa-pa.html - Acesso em: 10/10/2018.
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