Plano de Aula

Plano de aula: Textos dramáticos e as Variedades Linguísticas

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico e literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

  • Data show
  • Fotocópias dos textos
  • Fotocópias da atividade

Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Dessa forma, não é necessária a presença de um narrador. Divide-se em atos e cenas e apresenta, como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens e as rubricas - indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado, geralmente, segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho. São subgêneros do texto dramático: o auto, a comédia, a tragédia, a tragicomédia e a farsa.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldades em compreender a história contada na pequena esquete de Artur Azevedo, por ser um texto bastante antigo (escrito entre 1906-1908).

OBS: é desejável que os alunos já tenham sido apresentados aos conceitos de Variação Linguística e Preconceito Linguístico para conseguirem realizar as atividades desta aula.

Referências sobre o assunto: https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/

https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995

https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/

http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/08305914112014Teoria_da_Literatura_I_Aula_9.pdf

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente o slide aos alunos e explique que será feita a leitura de um texto dramático bastante antigo, que traz algumas variedades linguísticas.
  • O objetivo desta aula é exercitar o conceito de Variação Linguística e Preconceito linguístico, para que os alunos consigam perceber que o texto dramático traz as falas dos personagens tais como elas devem se realizar na encenação. Então, o texto dramático tem uma “liberdade” maior para retratar diferentes falares sem ser “corrigido”, pois as falas precisam representar a identidade de um personagem respeitando seu contexto histórico, região de origem, nível sociocultural, para guiar o ator a compô-lo. Além disso, as orientações do texto dramático, a pontuação expressiva e as falas vão guiar o ator a compor também a gestualidade, a forma de caminhar, o tom de voz, o olhar, o humor, dentre outras coisas, do personagem que deve encarnar.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos