Texto para impressão - TU PRA LÁ TU PRA CÁ
Plano de Aula
Plano de aula: Textos dramáticos e as Variedades Linguísticas
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático (esquetes e peças curtas)
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico e literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários:
- Data show
- Fotocópias dos textos
- Fotocópias da atividade
Informações sobre o gênero: O texto dramático, diferente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Dessa forma, não é necessária a presença de um narrador. Divide-se em atos e cenas e apresenta, como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens e as rubricas - indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado, geralmente, segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho. São subgêneros do texto dramático: o auto, a comédia, a tragédia, a tragicomédia e a farsa.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldades em compreender a história contada na pequena esquete de Artur Azevedo, por ser um texto bastante antigo (escrito entre 1906-1908).
OBS: é desejável que os alunos já tenham sido apresentados aos conceitos de Variação Linguística e Preconceito Linguístico para conseguirem realizar as atividades desta aula.
Referências sobre o assunto: https://www.normaculta.com.br/genero-dramatico/
https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-estrutura-do-genero-dramatico/33995
https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Apresente o slide aos alunos e explique que será feita a leitura de um texto dramático bastante antigo, que traz algumas variedades linguísticas.
- O objetivo desta aula é exercitar o conceito de Variação Linguística e Preconceito linguístico, para que os alunos consigam perceber que o texto dramático traz as falas dos personagens tais como elas devem se realizar na encenação. Então, o texto dramático tem uma “liberdade” maior para retratar diferentes falares sem ser “corrigido”, pois as falas precisam representar a identidade de um personagem respeitando seu contexto histórico, região de origem, nível sociocultural, para guiar o ator a compô-lo. Além disso, as orientações do texto dramático, a pontuação expressiva e as falas vão guiar o ator a compor também a gestualidade, a forma de caminhar, o tom de voz, o olhar, o humor, dentre outras coisas, do personagem que deve encarnar.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO