Plano de aula: Texto dramático: um arranjo linguístico característico

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campo artístico-literário

Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.

Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor dentro de uma apresentação, por meio dos elementos / momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o a uma maior compreensão da realidade.

Materiais necessários: Projetor para a exibição dos conteúdos em slides; versões impressas do texto “O Judas em sábado de aleluia”.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter pouco conhecimento ou não se lembrarem de aspectos relacionados aos níveis de linguagem. Eles podem ter dificuldades em realizar exercícios de análise linguística sozinhos. Por isso, garanta que as carteiras da sala estejam organizadas em um grande círculo. Assim, você poderá ter maior controle da turma durante as atividades, os alunos terão melhor visão do quadro para acompanhar possíveis explicações ou orientações, e as tarefas poderão ser feitas em duplas, se for o caso.

Tempo sugerido: 05 minutos.

Orientações: Professor, investigue os conhecimentos prévios dos alunos a partir das seguintes questões:

1. Qual diferença pode ser notada na estrutura de um texto dramático quando comparado a outros, em prosa, na tipologia narrativa? (Espera-se que os estudantes percebam que, diferentemente de outras narrativas, o texto dramático se estrutura a partir de sequências dialogais, ou seja, das falas das personagens, dispostas sequencial e alternadamente).

2. Em se tratando de textos dramáticos, nas falas das personagens, que detalhes podem ser notados? (As falas são, às vezes, acompanhadas de rubricas, que dão orientações sobre o que os atores devem fazer ou como devem se comportar durante uma encenação).

3. Agora, professor, após ouvir e confirmar os conhecimentos levantados pelos alunos, apresente-lhes o tema da aula, informando-lhes que um estudo maior será feito sobre as sequências dialogais, como estas colaboram para a construção dos perfis dos personagens por meio de suas falas e seus níveis de linguagem. Além disso, será abordada também a distinção entre tipos de rubricas.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos