Apresentado poaaar

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidades focais relacionadas

(EF89LP24) Realizar pesquisa, estabelecendo o recorte das questões, usando fontes abertas e confiáveis.

(EF89LP26) Produzir resenhas, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o manejo adequado das vozes envolvidas (do resenhador, do autor da obra e, se for o caso, também dos autores citados na obra resenhada), por meio do uso de paráfrases, marcas do discurso reportado e citações.

Objetos de conhecimento relacionados

  • Estratégia de leitura.
  • Pesquisa.
  • Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
  • Forma de composição do texto.
  • Planejamento de texto.
  • Produção de texto.
  • Escrita autônoma.
  • Convenções de escrita.

Objetivos de aprendizagem

  • Selecionar as ideias principais de um texto organizando-as em notas ou esquema. Planejar o texto, reconhecendo os argumentos a serem utilizados.
  • Produzir o texto, reconhecendo as diferentes vozes (do resenhador e do autor da obra), fazendo uso das tipologias expositiva e argumentativa.
  • Utilizar mecanismos de coesão, paráfrase e modalização epistêmica.
  • Analisar os mecanismos de reformulação e paráfrase utilizados nos textos de divulgação do conhecimento.
  • Utilizar diferentes ferramentas de curadoria de informações.
  • Verificar a fidedignidade das fontes pesquisadas.
  • Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF67LP20) Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas.
  • (EF67LP22) Produzir resumos, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o uso adequado de paráfrases e citações.
  • (EF67LP25) Reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica (do geral para o específico, do específico para o geral etc.), as marcas linguísticas dessa organização (marcadores de ordenação e enumeração, de explicação, definição e exemplificação, por exemplo) e os mecanismos de paráfrase, de maneira a organizar mais adequadamente a coesão e a progressão temática de seus textos.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

O conjunto de habilidades priorizadas destacadas aqui estão situadas no campo de atuação de práticas de estudo e pesquisa e jornalístico-midiático. Para desenvolvê-las, esta sequência de atividades propõe um trabalho a partir do gênero resenha ao longo de cinco etapas interdependentes. Na primeira delas, a de contextualização do campo, do gênero e do tema, pretende-se promover o contato do estudante com os objetos de conhecimentos abordados pela sequência de atividades, além de mobilizar seus conhecimentos prévios sobre eles. Em seguida, na etapa de análise do gênero, por meio de um exemplar da resenha, pretende-se conduzir uma investigação sobre o contexto de produção e circulação deste gênero e sobre sua forma composicional. Na etapa seguinte, de análise linguística/semiótica, são abordadas especificidades linguísticas necessárias para produção de textos no gênero resenha. Após isso, na etapa de produção textual, disponibiliza-se uma proposta para que os estudantes produzam um texto a partir dos conhecimentos estudados nas etapas anteriores. Por fim, na etapa de análise de resultados e reescrita, são apresentadas tabelas analíticas por meio das quais o professor pode verificar os resultados do trabalho realizado pelos estudantes. A partir desses resultados, é possível realizar um processo direcionado de reescrita textual. É importante salientar que todas as sugestões de atividades apresentadas por esta sequência devem ser adaptadas ao contexto de ensino em que serão aplicadas.

Sugestões de atividades

Sequência de Atividades - Gênero discursivo: resenha

Conjunto de atividades organizadas em cinco etapas (descritas nos comentários para os professores), que propõem um trabalho centrado no gênero resenha. Traz sugestões de materiais para os estudantes e para os professores, incluindo instrumentos de apoio ao acompanhamento da aprendizagem.

Expectativa de respostas para a sequência de atividades

Neste link, o professor acessará a indicação de respostas esperadas para as atividades propostas no anexo 01.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática