Cinema e literatura: 10 filmes sobre o universo dos livros

Além de adaptações de livros, conheça produções audiovisuais que trazem na narrativa o poder da leitura e da escrita

POR:
Paula Salas
Crédito: Getty Images

Sempre digo que a literatura é uma das minhas grandes paixões! Mas, cá entre nós, leitores, existem dias em que abrir até o livro mais emocionante e envolvente causa certa preguiça. Depois de um dia cansativo, às vezes, a vontade é sentar no sofá e só assistir um bom filme. Pensando nisso, que tal unir dois universos da arte?

Existem muitos filmes famosos que são baseados em livros. Mas, você conhece obras cinematográficas que falam  da literatura,  leitura e escrita? Para fechar um pouco o livro que está lendo e se manter conectado a este universo, selecionei 10 longa-metragens que estão na minha lista de favoritos. Veja as indicações e depois me conte o que achou (ou deixe sua sugestão):

1. A sociedade literária e a torta de casca de batata (2018)
Encontrei este filme por acaso, quando procurava algo para assistir em um domingo de preguiça. O nome curioso me chamou atenção. Quando terminei, fiquei encantada! A história acontece um ano após o fim da Segunda Guerra Mundial. Um dia a escritora londrina Juliet Ashton (Lily James) recebe uma carta de Dawsey Adams (Michiel Huisman), um morador da ilha de Guernsey, lugar que fora invadido pela Alemanha durante a guerra. Nessa carta, ele conta como foi criado um clube do livro - que é a Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata - durante a ocupação e como esse espaço se tornou um refúgio para todos os participantes. 

Juliet decide escrever sobre a sociedade e vai à ilha. Quando chega lá, encontra uma comunidade que ainda está superando as cicatrizes deixadas pela guerra. Durante o filme acompanhamos como a escritora conhece a história dos personagens, da comunidade e o motivo por trás do nome curioso do clube de leitura. É um filme leve, emocionante e que evidencia o poder que os livros tem para nos unir e ajudar a atravessar realidades difíceis. 
Onde assistir? Disponível na Netflix

Leitura como um refúgio para os jovens na quarentena

Neste Nova Escola Box trazemos ferramentas para estimular o hábito mesmo a distância a leitura no Fundamental 2

2. Escritores da liberdade (2007) 
Baseado em fatos reais, o filme apresenta a jovem professora Erin Gruwell (Hillary Swank) e o momento quando assume uma turma considerada "problemática", com jovens que a escola deixou de acreditar. Em uma turma de estudantes negros periféricos, a professora enfrenta barreiras para se conectar com eles. Mesmo sem apoio do restante da equipe, Erin acredita que é possível transformar a vida daqueles adolescentes e superar estigmas criados pela exclusão social e preconceito racial. 

A professora decide criar um projeto de leitura do livro "O Diário de Anne Frank" e propõe que os alunos criem diários para registrarem suas vidas. A sugestão estabelece um elo entre a turma e a educadora, onde eles passam a compartilhar suas histórias, medos e traumas, tornando-se um espaço seguro. A história traz uma emocionante mensagem sobre a transformação pela Educação e pelos livros. Quem ainda não conhece, deixo a indicação e recomendo separar os lencinhos. 
Onde assistir? Disponível na Netflix e Prime Vídeo. Também é possível alugar e comprar pela Apple TV, Google Play ou loja da Microsoft 

3. Sociedade dos Poetas Mortos (1989)
"Oh, capitão! Meu capitão...", é provável que tenha vindo na sua lembrança a famosa cena dos alunos em pé declamando o poema para o professor de inglês John Keating (Robin Williams) do filme Sociedade dos Poetas Mortos (1989). 

Este grande clássico se passa no final da década de 50 em uma escola de elite apenas para meninos. Ele começa com a chegada de um novo professor, que vem para desafiar o tradicionalismo da instituição. O educador traz para sua turma a mensagem de mudarem a forma que vivem, o que ele resume como carpe diem (expressão em latim que significa aproveite o dia). Encantada pelo novo professor, a turma de formandos descobre que John, quando estudava na escola, participava de um grupo chamado "Sociedade dos Poetas Mortos". Os jovens passam a se encontrar secretamente para ler poesias e inclusive compartilhar produções próprias. O professor e essas reuniões secretas transformam a vida daqueles adolescentes. 

É difícil que ainda não conheça este filme. Me lembro de ter assistido pela primeira vez na escola, mas ainda hoje é emocionante reassisti-lo. É uma obra que traduz, para mim, a força de transformação da literatura e dos professores. Se estiver buscando por inspiração e um filme marcante, este é o indicado. 
Onde assistir? É possível alugar e comprar pela Apple TV e Google Play

4. A Esposa (2019)
Indicado  ao Oscar, este filme acompanha a história de Joan Castleman (Glenn Close), uma mulher que abandonou a carreira literária para acompanhar e apoiar seu marido Joe (Jonathan Pryce), que também é escritor. A narrativa começa quando o casal espera ansioso a ligação com o resultado da recente indicação do Joe ao Nobel de Literatura. No longa,  acompanhamos toda a viagem do casal para Estocolmo, onde é celebrada a premiação. Durante a jornada, Joan faz um mergulho interno para questionar sua trajetória, seu papel na carreira de sucesso do marido. Ao longo do filme, lembranças e segredos do passado são revelados sobre os acontecimentos que levaram até aquele momento.  
Onde assistir? Disponível no Telecine Play. Também é possível alugar e comprar pela Apple TV, Google Play, loja da Microsoft ou pelo Looke.

5. A Livraria (2017)
Em uma cidadezinha conservadora na década de 1950 na Inglaterra, a viúva Florence Green (Emily Mortimer) decide começar uma vida nova e abre uma pequena livraria. Ao abrir a loja, ela enfrenta a resistência da comunidade. Durante o filme, vemos a luta e crença da protagonista pela importância dos livros. Com personagens fortes que nos conquistam durante a história, acompanhamos como aos poucos a comunidade começa a ceder e o negócio passa a prosperar. No entanto, Florence precisa resistir aos interesses de pessoas poderosas que querem fechar a livraria. O filme é leve, significativo e uma homenagem àqueles apaixonados por livros que sentem o mesmo amor que Florence pela literatura.
Onde assistir? Disponível na Netflix. Também é possível alugar e comprar pelo Google Play

Curso: Literatura no Ensino Fundamental 2

Não sabe como aproximar os alunos do Ensino Fundamental da literatura? A proposta deste curso é discutir estratégias didáticas que contribuam para a formação de adolescentes que sejam leitores literários, por meio da apresentação de gêneros que dialogam com a realidade deles.

6. O Clube de Leitura de Jane Austen (2007)
Adaptado do livro homônimo de Karen Joy Fowler, o filme conta a história de um grupo de cinco mulheres e um homem que passam a se reunir para discutir os romances da autora inglesa Jane Austen. Enquanto acompanhamos os encontros, cada membro do clube passa por situações em suas vidas que se assemelham a aquelas histórias que liam. Para quem leu os livros de Jane Austen, recomendo prestar atenção aos protagonistas do filme, porque eles se assemelham com personagens dos romances da autora. 
Onde assistir? É possível alugar e comprar pela Apple TV, Google Play ou pelo Looke.

7. Um sonho de liberdade (1994)
Quem já conhece este filme, pode achar estranho ele estar aqui... A história se passa em Portland, Estados Unidos, na década de 40, quando o banqueiro Andy Dufresne (Tim Robbins) é sentenciado a cumprir duas prisões perpétuas na Penitenciária Estadual de Shawshank. Na prisão ele conhece Ellis Boyd "Red" Redding (Morgan Freeman). O filme vai acompanhando a vida de Andy e seus companheiros na prisão. 

Em um ponto do filme, Andy é transferido para trabalhar na biblioteca. Com um acervo de livros antigos e precário, ele fica determinado a melhorar as condições da biblioteca e passa a escrever semanalmente cartas solicitando ao governo estadual orçamento para uma reforma. O esforço e a transformação do local, que se torna um espaço de convívio e socialização na prisão, é o motivo pelo qual este filme aparece aqui. É um filme potente que trata sobre sistema prisional, corrupção, amizade e, claro, livros. 
Onde assistir? Disponível no HBO Go. Também é possível alugar e comprar pelo Google Play e pelo Looke.

8. Matilda (1996)
Quando penso em filmes sobre o universo dos livros e o poder de transformação da leitura, Matilda é sem dúvida um dos primeiros filmes que vem à cabeça! Ele conta a história de Matilda Wormwood (Mara Wilson), uma menina genial, mas maltratada por sua família. Ainda pequena, a garota passou a visitar sozinha a biblioteca pública quando os pais e o irmão a deixavam em casa. Ela aprende a ler e encontra naquelas pilhas de histórias uma alternativa para sua própria realidade. 

Quase aos 7 anos, Matilda insiste em ir à escola e, apesar da recusa dos pais, a menina acaba conseguindo. Na escola, ela encontra a professora Jennifer Honey (Embeth Davidtz), que percebe a inteligência da menina e passa a incentivá-la. 

O filme é engraçado e cheio de mágica: a menina desenvolve poderes telecinéticos que utiliza para se defender da família e da diretora da escola Agatha Trunchbull (Pam Ferris). Além de acompanhar a vida marcada pelos livros desde cedo de Matilda, o filme é uma adaptação de um livro homônimo do autor britânico Roald Dahl.
Onde assistir? Disponível na Netflix e Telecine Play. Também é possível alugar e comprar pela Apple TV ou Google Play.

9. Meia-noite em Paris (2011)
O filme fantástico conta a história de Gil Pender (Owen Wilson), um escritor que durante suas férias em Paris com sua noiva Inez (Rachel McAdams) passa a perambular pelas ruas parisienses sozinho. Durante seus passeios, ele se transporta para Paris da década de 1920. Nesse universo, ele conhece escritores renomados como F. Scott Fitzgerald, Gertrude Stein, T.S Eliot, Ernest Hemingway, entre muitos outros artistas. Com cenas que são uma verdadeira viagem pela capital francesa, o filme cria uma atmosfera entre as diferentes épocas da cidade e acompanha as aventuras e paixões de Gil durante seus passeios.
Onde assistir? Disponível na HBO GO e Prime Vídeo. Também é possível alugar e comprar pela Apple TV ou Google Play.

10. A menina que roubava livros (2014)
O filme se passa na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial (1938-1945) e conta a história de Liesel Meminger. Com o seu pai, ela aprende a ler e passa a compartilhar seus conhecimentos com vizinhos e um jovem judeu que esconde para não ser morto pelo regime nazista. Em uma realidade opressora, onde os livros eram censurados e vistos como um perigo, a menina sobrevive roubando algumas obras, encontrando a vida e um refúgio para além da sua realidade. O filme é baseado em um livro homônimo do autor australiano Markus Zusak.
Onde assistir? É possível alugar e comprar pela Apple TV, Google Play, loja da Microsoft ou pelo Looke.

O que achou das indicações? Já conhecia todos? Conhece outros filmes que também falam sobre livros? Me conte!

Bom filme e até a próxima, 

Paula Salas, 
Repórter de NOVA ESCOLA.

Tags

Guias