Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidades focais relacionadas

(EF67LP11) Planejar resenhas, vlogs, vídeos e podcasts variados, e textos e vídeos de apresentação e apreciação próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), dentre outros, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha de uma produção ou evento cultural para analisar – livro, filme, série, game, canção, videoclipe, fanclipe, show, saraus, slams etc. – da busca de informação sobre a produção ou evento escolhido, da síntese de informações sobre a obra/evento e do elenco/seleção de aspectos, elementos ou recursos que possam ser destacados positiva ou negativamente ou da roteirização do passo a passo do game para posterior gravação dos vídeos.

(EF67LP12) Produzir resenhas críticas, vlogs, vídeos, podcasts variados e produções e gêneros próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), que apresentem/descrevam e/ou avaliem produções culturais (livro, filme, série, game, canção, disco, videoclipe etc.) ou evento (show, sarau, slam etc.), tendo em vista o contexto de produção dado, as características do gênero, os recursos das mídias envolvidas e a textualização adequada dos textos e/ou produções.

Objetos de conhecimento relacionados

  • Compreensão em leitura.
  • Forma de composição dos textos.
  • Planejamento e produção de texto.
  • Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
  • Convenções de escrita.
  • Estratégias de produção: planejamento de textos argumentativos e apreciativos.
  • Textualização de textos argumentativos e apreciativos.

Objetivos de aprendizagem

  • Posicionar-se criticamente a respeito de uma produção ou um evento cultural.
  • Identificar o gênero adequado à demanda de comunicação.
  • Reconhecer as condições de produção que envolvem a circulação de textos.
  • Praticar a curadoria de informação.
  • Planejar o texto, considerando a produção de roteiros e sínteses de informações.
  • Produzir o texto, considerando a demanda de comunicação.
  • Editar e publicar o texto no suporte mais adequado à demanda de comunicação.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF05LP13) Assistir, em vídeo digital, a postagem de vlog infantil de críticas de brinquedos e livros de literatura infantil e, a partir dele, planejar e produzir resenhas digitais em áudio ou vídeo.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

O conjunto de habilidades priorizadas destacadas aqui estão situadas no campo jornalístico-midiático. Para desenvolvê-las, esta sequência de atividades propõe um trabalho a partir do gênero resenha ao longo de cinco etapas interdependentes. Na primeira delas, a contextualização do campo, do gênero e do tema, pretende-se promover o contato do estudante com os objetos de conhecimentos abordados pela sequência de atividades, além de mobilizar seus conhecimentos prévios sobre eles. Em seguida, na etapa de análise do gênero, por meio de exemplares da resenha, pretende-se conduzir uma investigação sobre o contexto de produção e circulação deste gênero e sobre sua forma composicional. Na etapa seguinte, de análise linguística/semiótica, são abordadas especificidades linguísticas necessárias para produção de textos no gênero resenha. Após isso, na etapa de produção textual, disponibiliza-se uma proposta para que os estudantes produzam um texto a partir dos conhecimentos estudados nas etapas anteriores. Por fim, na etapa de análise de resultados e reescrita, são apresentadas tabelas analíticas, construídas por meio dos conhecimentos estudados acerca da forma composicional do gênero, do tema estudado, de seus aspectos linguísticos e de habilidades de trabalho em grupo. Por meio dessas tabelas, o professor poderá verificar os resultados do trabalho realizado pelos estudantes. A partir desses resultados, é possível realizar um processo direcionado de reescrita textual. É importante salientar que todas as sugestões de atividades apresentadas por esta sequência devem ser adaptadas ao contexto de ensino em que serão aplicadas.

Sugestões de atividades

Sequência de Atividades - Gênero: Resenha

Conjunto de atividades organizadas em cinco etapas (descritas nos comentários para os professores), que propõem um trabalho centrado no gênero resenha. Traz sugestões de materiais para os estudantes e para os professores, incluindo instrumentos de apoio ao acompanhamento da aprendizagem.

Expectativa de respostas para a sequência de atividades

Acesse no link a indicação de respostas esperadas para as atividades.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática