Povos indígenas no Brasil: 17 conteúdos para ajudar professores
Confira lista com reportagens e planos de aula da NOVA ESCOLA para abordar diferentes aspectos dos povos indígenas
13/04/2023
Compartilhe:
Jornalismo
13/04/2023
A história, a cultura e a realidade dos povos indígenas no Brasil são grandes oportunidades para professores transformarem a aprendizagem em diferentes componentes durante o ano inteiro, e não apenas em datas comemorativas, como o 19 de abril.
Abaixo, você confere uma seleção de conteúdos da NOVA ESCOLA que ajudam a propor reflexões sobre os povos originários e contribuem para que os saberes indígenas sejam apresentados e compartilhados com as turmas de maneira cada vez mais cotidiana, independentemente do componente ou da etapa de ensino.
Conheça práticas que valorizam os povos indígenas sem recorrer a estereótipos e podem inspirar atividades, a partir de ações da escola estadual indígena Pedro Poti, localizada em território Potiguara da Baía da Traição/PB.
Atividades envolvendo contagem, sistema de representação numérica, jogos e geometria são caminhos para levar o tema para os Anos Finais do Fundamental. Conheça detalhes das possibilidades a partir da coluna de Rosiane Prates.
Especialistas e educadoras falam da importância de valorizar os saberes indígenas e trabalhar com questões contemporâneas de forma crítica durante todo o ano. Conheça formas de não retratar os povos indígenas para seus alunos e conteúdos para saber mais sobre eles.
Especialistas e educadoras falam da importância de valorizar os saberes indígenas e trabalhar com questões contemporâneas de forma crítica durante todo o ano. Conheça formas de não retratar os povos indígenas para seus alunos e conteúdos para saber mais sobre eles.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) possibilita expandir a pesquisa e a imersão nos saberes dos povos originários para levar experiências significativas aos pequenos, como explica a colunista Paula Sestari. Confira reflexões e sugestões práticas que contribuem para a ampliação das aprendizagens dos bebês e crianças pequenas em relação à valorização da diversidade histórico-cultural do nosso país.
A modalidade cumpre um importante papel para reforço do protagonismo dos povos originários e valorização da cultura, mas precisa ser fortalecida. Entenda como escolas em territórios indígenas adequam currículo e formação e trabalham identidade, memória e atualidade em suas práticas pedagógicas.
A intenção deste plano é servir de modelo para que você possa visitar uma comunidade diferente daquela em que o aluno vive. Se não for possível, utilize outras estratégias como vídeos, livros e imagens ou convidar um representante da comunidade para ir à escola.
Em alguns casos, a imagem do indígena é reforçada como aquele que mora em uma oca e anda “fantasiado” ou sem roupa pela floresta. Vamos refletir sobre como trabalhamos a temática com as crianças?
Lendas indígenas brasileiras são marcadas por histórias que tratam da natureza e da origem das coisas, sempre cercadas de elementos místicos. A NOVA ESCOLA reúne aqui três contos indígenas que trazem essa visão de mundo.
A professora Mara Mansani fez uma curadoria de materiais que podem ajudar a planejar atividades que abordem a temática. “Não dá mais para as nossas crianças saírem da escola com o rosto pintado e cocar de penas no Dia do Índio”, escreve a especialista.
Entenda como apresentar para as crianças da pré-escola uma série de representações indígenas de sons, músicas e outros áudios. Também é possível engajar as famílias nessa atividade.
As obras são indicadas por estudiosos e pesquisadores e representam uma importante ferramenta para desconstruir estereótipos e valorizar a diversidade e a cultura dos povos indígenas, sem uma visão folclórica sobre eles.
O objetivo deste plano de aula é reconhecer os modos de vida dos indígenas no passado e no presente. Saiba como abordar a temática nas aulas de História do 3º ano do Ensino Fundamental.
Nesta reportagem, você conhece o projeto didático sobre moradias tradicionais de uma escola localizada no interior de Rondônia, que ajudou um povo a redescobrir a própria identidade e indagar-se sobre o que é ser indígena hoje.
Entenda como comparar o modo de viver de diferentes povos em épocas distintas é uma maneira eficiente de discutir a diversidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o que contribui para romper com generalizações.
Nesta reportagem, um professor mostra como ângulos e polígonos fazem parte da natureza, da arquitetura da escola e até da arte indígena, ao fazer a ponte entre a pintura corporal de um grupo indígena próximo da escola em que atua e a abstração matemática.
Levar em conta as características das diferentes comunidades é um dos desafios da formação. Conheça sugestões e exemplos de formação de professores que contribui para trabalhar toda a diversidade dos povos indígenas em sala de aula.
A representação do “índio genérico” não vale mais para representar todas as etnias presentes no país. Por isso, ouvimos especialistas para sugerir atividades, abordagens e leituras que vão diminuir esse abismo entre vida real e sala de aula.
Últimas notícias