Plano de Aula

Plano de aula: Compreensão de poemas concretos e visuais.

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas concretos e visuais

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

  • O professor deverá providencia: Data Show, a confecção de cartaz com a cartolina, lápis, borracha, caneta Pilot, folha sulfite e fita crepe. Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA02
  • Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades apresentadas podem ser decorrentes do aluno não perceber os elementos que compõe o poema concreto e visual. Sugere-se colocar em dupla, alguns alunos, que ainda não estão alfabetizados.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Djario Dias. Muito prazer, o poema. In: MENDONÇA, Márcia. Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores. Recife, MEC/CEEL, 2008. P.91 - 102. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf>.

BARBOSA, M. H. S.; BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire; MENDONÇA, Rosa Helena (orgs). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf>.

GOLDSTEIN, N. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha esse material, escreva o tema no quadro.
  • Fale o que será trabalhado na aula sobre poemas concretos e visuais.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados