Plano de Aula

Plano de aula: Declamação de poemas concretos e visuais

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas concretos e visuais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade

Materiais necessários: Projetor, atividade para impressão, disponível aqui; computador e pendrive; celular, notebook ou filmadora; caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades podem surgir ao declamar e interpretar um poema, uma vez que o aluno pode sentir insegurança no momento da produção.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de
Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf

GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

CUNHA. L Poesia para crianças: conceito tendências e práticas/ Leo Cunha… [et al} - Curitiba : Piá, 2012.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha como projetar, escreva o tema no quadro.
  • Explicite sobre o que será trabalhado em aula, ou seja, fale que a turma irá declamar poemas.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados