Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Grazielle Tavares
Mentor: Sidecleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Declamação de poemas concretos e visuais
Finalidade da aula: Executar situações de declamar poemas, garantindo interpretação, entonação e ritmo.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Poemas concretos e visuais.
Objeto(s) do conhecimento: Produção de texto oral
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP28.
Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade
Materiais necessários: Projetor, atividade para impressão, disponível aqui; computador e pendrive; celular, notebook ou filmadora; caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
Dificuldades antecipadas: As dificuldades podem surgir ao declamar e interpretar um poema, uma vez que o aluno pode sentir insegurança no momento da produção.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.
CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de
Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf
GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.
CUNHA. L Poesia para crianças: conceito tendências e práticas/ Leo Cunha… [et al} - Curitiba : Piá, 2012.