Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Caso o professor não tenha Data Show, deverá providenciar a confecção de cartaz. Além de levar para a sala uma cartolina e caneta Pilot, para ser usada no fechamento da aula.
- O professor deverá providenciar, caso não tenha: Data show, cartolina, lápis, borracha, caneta Pilot e fita crepe. Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA03
- O professor deverá providenciar, caso tenha data show,: computador, cartolina , caneta Pilot e - Atividade para impressão.
Devem ser providenciados os seguintes materiais:
- Flor para ser despetalada.
- Folha sulfite em branco.
- Flor, caule e um retângulo recortados em papel canson, ou colorido,
- Cola.
- Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
- O poema “A primavera endoideceu” deve ser estudado previamente pela professora.
Dificuldades antecipadas: As dificuldades apresentadas podem ser oriundas de não compreender o sentido do texto. Pode acontecer que o aluno que não está alfabetizado tenha dificuldade para fazer a leitura; neste caso, o professor pode dividir a turma em dupla para que um colabore com o outro.
Referências sobre o assunto:
ARAUJO, Djario Dias. Muito prazer, o poema. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.91 - 102. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf
BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.
CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de
Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf
GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações:
- Escreva no quadro, ou projete o título do poema “A primavera endoideceu”.
- Faça questionamento sobre o título, para estimular que os alunos façam antecipações com base nos conhecimentos que possuem sobre poemas concretos e visuais e sobre a relação desta estrutura com o título do poema.
- De qual assunto que o poema trata?
- Como chegou a esta conclusão?
- Como será que o escritor organizou o poema?
- Será que utilizou recursos do poema concreto ou visual?
- Por que você acha isso?
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
Estas orientações referem-se aos slides 4 e 5.
- Pegue uma flor. Olhe fixamente para ela. Esta ação comunica aos alunos a expressividade do texto e os envolve a prestarem atenção no poema que será apresentado.
- Declame o poema “A primavera endoideceu”, ao mesmo tempo que despetala a flor.
- Coloque ritmo, entonação, emoção na sua fala durante toda a declamação.
- Observe a reação dos alunos.
- A partir dessa ação, pergunte para os alunos :
- Como vocês acham que o poema está organizado?
- Peça para os alunos se organizarem em duplas.
- Entregue uma folha em branco para cada dupla.
- Anote as palavras do poema no quadro. Caso prefira, leve as palavras do poema impresso.
- Peça para cada dupla estruturar o poema.
- Ande pela sala para tirar dúvidas e colaborar com o andamento da atividade.
- Pergunte:
-Qual a palavra deve ser colocada primeiro?
- Qual é o título?
- Como vocês vão organizar estas palavras na folha?
- Caso seja necessário fale para os alunos que é preciso fazer uma ilustração e depois colocar as palavras no desenho.
- Cole os trabalhos em um painel ou na parede da sala de aula.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Entregue a flor, o caule e o retângulo recortados em papel colorido.
- Cole na parede o cartaz com uma flor desenhada, conforme a ilustração do poema.
- Escreva nas pétalas da flor: bem me quer, mal me quer..
- Solicite que os alunos façam o mesmo.
- Escreva no miolo da flor.
- Espere que os alunos façam o mesmo.
- Escreva no cabinho da flor.
- Aguarde os alunos.
- Escreva no retângulo “A primavera endoideceu” e cole em cima da flor.
- Espere que os alunos concluam a atividade
- Fale para os alunos realizarem a leitura do poema individualmente.
Fonte: “A Primavera endoideceu?”,Sérgio Capparelli , Disponível em Editora L&PM.