Texto para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Leitura de poemas concretos e visuais
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas concretos e visuais
Por: Grazielle Tavares
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Caso o professor não tenha Data Show, deverá providenciar a confecção de cartaz. Além de levar para a sala uma cartolina e caneta Pilot, para ser usada no fechamento da aula.
- O professor deverá providenciar, caso não tenha: Data show, cartolina, lápis, borracha, caneta Pilot e fita crepe. Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA03
- O professor deverá providenciar, caso tenha data show,: computador, cartolina , caneta Pilot e - Atividade para impressão.
Devem ser providenciados os seguintes materiais:
- Flor para ser despetalada.
- Folha sulfite em branco.
- Flor, caule e um retângulo recortados em papel canson, ou colorido,
- Cola.
- Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
- O poema “A primavera endoideceu” deve ser estudado previamente pela professora.
Dificuldades antecipadas: As dificuldades apresentadas podem ser oriundas de não compreender o sentido do texto. Pode acontecer que o aluno que não está alfabetizado tenha dificuldade para fazer a leitura; neste caso, o professor pode dividir a turma em dupla para que um colabore com o outro.
Referências sobre o assunto:
ARAUJO, Djario Dias. Muito prazer, o poema. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.91 - 102. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf
BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.
CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de
Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf
GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
- Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha este material, escreva o tema no quadro.
- Peça para os alunos que leiam o tema e falem sobre a que eles acham que será trabalhado na aula.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA