Atividade para impressão - Poemas
Plano de Aula
Plano de aula: Relações sonoras e gráficas para poema visual e concreto
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas concretos e visuais
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica
Materiais necessários:
Datashow, cartolina, caneta e fita crepe. Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
Atividade para impressão aqui
Dificuldades antecipadas: As dificuldades podem ser pelo fato de alguns alunos não estarem alfabetizados e de não estarem habituados a prestarem atenção em detalhes do poema, que levam a interpretação do o sentido figurado presente no texto. Para contribuir com o aprendizado o professor poderá fazer a leitura e propiciar reflexões que levem ao entendimento do texto.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.
CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf. Acesso em 12 de dez. de 2018.
GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.
CUNHA. L Poesia para crianças: conceito tendências e práticas/ Leo Cunha… [et al} - Curitiba : Piá, 2012.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha esse material, escreva o tema no quadro.
- Explicite sobre o assunto,ou seja, fale que será trabalhado poemas e seus recursos.
Materiais complementares:
Datashow ou quadro, giz ou caneta.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Leia o poema para os alunos, mas não mostre o texto.
- Pergunte para os alunos:
- Qual o tema que o poema apresenta? (Espera-se que os alunos digam que o tema é a Primavera mostrando-se facetas diferenciadas).
- O que você entendeu do poema? (Espera-se que os alunos digam que entenderam que a primavera pode se colocar de diferentes maneiras sem pensar em agradar o próximo).
- Fale que esse poema é representado por uma recurso visual.
- Pergunte para os alunos:
- Qual é a imagem que vocês acham que o poema formou? (Espera-se que os alunos digam que o poema formou uma flor com o seu pedúnculo).
- Anote no quadro as respostas dos alunos.
- Quando tiverem concluído. Diga que agora será a hora de conhecer o poema na íntegra.
- Apresente o texto no cartaz, ou no slide.
- Observe as reações das crianças e discuta sobre a proximidade do título, do texto e da imagem complementando-se para o sentido do texto.
Fonte: CAPPARELLI, Sérgio. A Primavera endoideceu. In: CAPPARELLI, Sérgio. Poesia visual. 3. ed. São Paulo: Global, 2001. p.6.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
O desenvolvimento refere-se aos slides 4 e 5.
- Peça para as crianças observarem com atenção o poema.
- Questione os alunos:
- Quais as ideias centrais do texto? (Espera-se que os alunos digam que o poeta salienta, que algumas vezes é obrigado a ouvir músicas que não gosta).
- O que vocês entenderam do texto? (Espera-se que os alunos digam que entenderam que é preciso selecionar as opções musicais, mas que algumas vezes, isso não acontece, pois as melodias estão por toda a parte).
- Divida a turma em dupla.
- Solicite que os alunos organizem a estrutura visual do poema.
- Circule entre as mesas para orientar os alunos nas dúvidas que surgirem.
- Quando tiverem concluído fale que o poema será organizado com a contribuição da turma.
- Aos poucos você irá formar uma ilustração utilizando as palavras do poema.
- Devagar retire as palavras “Irritado pelo que ouço a contragosto, ” e forme a curvatura da orelha conforme a ilustração do poema..
- Pare a atividade e pergunte para os alunos:
- Qual desenho está sendo formado? Por quê? (Espera-se que os alunos digam que está se formando uma nota musical).
- Pergunte para a turma?
-Quem quer ajudar a terminar de construir o desenho?
- Você selecionará quatro alunos durante a atividade.
- Selecione uma das crianças.
- Pergunte para os alunos:
- Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que os alunos digam que deve pegar a frase “percebi que, “).
- Ela deve colocar a frase em qual disposição no desenho? (Espera-se que os alunos digam que a frase deve ser colocada na sequência da anterior).
- Deixe que a criança disponha a frase da maneira que ela achar coerente.
- Selecione outro aluno e faça a mesma pergunta.
- Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que os alunos digam que devem pegar a seguinte frase “na verdade, “.
- Chame mais uma criança. Pergunte
- Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que os alunos digam que devem pegar a seguinte frase “sou musicalmente porque musicalmente falando,”).
- Selecione mais uma criança. Pergunte
- Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que os alunos digam que devem pegar a seguinte frase “acredito que não evoluo mais,”).
- Quando tiverem concluído a atividade. Diga que a disposição empregada pelos alunos é uma possibilidade. No entanto, a poeta optou pela estrutura que será apresentada no próximo slide.
Fonte: BAHIA, Fábio. Testemunho do Projétil que Matou Maiakóvski. Ilheus, BA: Mondongo, 2016.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Slide 4 e 5
- Apresente o slide, ou mostre o poema no cartaz.
- Observe a reação das crianças.
- Pergunte para os alunos?
- Com a imagem ficou mais fácil interpretar o poema? (Espera-se que os alunos digam que a ilustração contribui para o entendimento do texto).
- Qual a importância do recurso gráfico para dar sentido ao texto? (Espera-se que os alunos digam que o recurso gráfico dialoga com o texto escrito, e que juntos contribuem com a interpretação do poema).
Fonte: BAHIA; F. Testemunho do Projétil que Matou Maiakóvski. Ilheus, BA: Mondongo, 2016.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Faça uma roda de conversas.
- Pergunte para os alunos:
- Vocês acreditam que o autor Fábio Bahia, utilizou o recurso visual no texto? Por quê? (Espera-se que o aluno diga que sim. Foi imprescindível o uso da imagem para dar sentido ao texto).
- O recurso visual contribuiu com a interpretação do poema? ( No poema apresentado a interpretação do texto foi possível por meio do uso da imagem, a comunicação entre esses dois recursos foram essenciais para dar significado a obra).
- Grave as impressões dos alunos, se possível.
- Entregue os poemas trabalhados em folha impressa para os alunos colarem no caderno de poemas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Opcional: Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe uma leitura bem expressiva do poema, feita por você, pelo WhatsApp, através de um áudio. Peça que ouçam o áudio várias vezes. Em seguida, encaminhe uma foto do poema pelo WhatsApp, ou o link para o documento com o texto. Depois, encaminhe áudios com as orientações propostas no plano e as perguntas para que respondam do mesmo modo.
Desenvolvimento
Compartilhe o próximo texto pelo WhatsApp ou em um documento do Google com as principais perguntas sugeridas nas orientações do plano. Em seguida, compartilhe a imagem e o texto em tiras pelo documento do Google e desafie os alunos a fazerem uma ilustração relacionada ao tema utilizando as frases (em tiras) do poema. Compartilhe as orientações em áudio pelo WhatsApp. Peça que eles tirem foto da resposta para ser compartilhada pelo WhatsApp. Você pode criar um mural no Padlet para postar todas as fotos e pedir que eles comentem as respostas. Depois, pelo mural, em um documento do Google ou por foto via WhatsApp, compartilhe como o autor construiu o poema e faça as perguntas propostas (pelo WhatsApp ou mural) para a reflexão proposta no plano.
Fechamento
Para finalizar, pelo WhatsApp ou no mural, oriente os alunos a compararem os dois poemas a partir das perguntas que você compartilhou (pelo mesmo canal). Peça que registrem suas conclusões no mural ou em um documento do Google para ser compartilhado com você, para que possa acompanhar a compreensão deles. Se necessário, acrescente comentários ao documento para ajudar os que tiveram dificuldades na conclusão da atividade.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero lendo outros poemas e ouvindo a leitura da criança.