Plano de Aula

Plano de aula: Declamação de poemas concretos e visuais

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas concretos e visuais

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários:

Dificuldades antecipadas: As dificuldades que podem se apresentar decorrem do fato de os alunos estar habituados a uma leitura sem intencionalidade, ou seja, que não demonstra emoções, isso pode ser um empecilho no momento da apresentação.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita/Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf

GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

CUNHA. L Poesia para crianças: conceito tendências e práticas/Leo Cunha… [et al} - Curitiba: Piá, 2012.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha este material, escreva o tema no quadro.
  • Explicite sobre o assunto, ou seja, fale que serão trabalhados poemas e seus recursos.

Materiais complementares:

  • Data show ou quadro, giz ou caneta hidrográfica.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos