Plano de Aula

Plano de aula: Recursos sonoros em poemas concretos e visuais

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas concretos e visuais

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

  • O professor deverá providenciar, caso não tenha data show, cartolina, caneta Pilot e fita crepe. Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA05.
  • O professor deverá providenciar caso tenha data show, Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA05.
  • Poema impresso. Para acessar o texto que será trabalhado nesta aula, clique aqui.
  • Atividade impressa. Para acessar o texto que será trabalhado nesta aula, clique aqui.
  • Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades encontradas podem ser decorrentes de o aluno ter dificuldade para perceber os recursos sonoros presentes no poema.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita/Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf

GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha material para projetar, escreva o tema no quadro.
  • Explicite sobre o assunto, ou seja, fale que serão trabalhados poemas, explorando os recursos rítmicos.

Materiais complementares:

  • Data show ou quadro, giz ou caneta Pilot.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos