Texto para impressão - Poema Cauda
Plano de Aula
Plano de aula: Recursos sonoros em poemas concretos e visuais
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas concretos e visuais
Por: Grazielle Tavares
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários:
- O professor deverá providenciar, caso não tenha data show, cartolina, caneta Pilot e fita crepe. Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA05.
- O professor deverá providenciar caso tenha data show, Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA05.
- Poema impresso. Para acessar o texto que será trabalhado nesta aula, clique aqui.
- Atividade impressa. Para acessar o texto que será trabalhado nesta aula, clique aqui.
- Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
Dificuldades antecipadas: As dificuldades encontradas podem ser decorrentes de o aluno ter dificuldade para perceber os recursos sonoros presentes no poema.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.
CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita/Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf
GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
- Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha material para projetar, escreva o tema no quadro.
- Explicite sobre o assunto, ou seja, fale que serão trabalhados poemas, explorando os recursos rítmicos.
Materiais complementares:
- Data show ou quadro, giz ou caneta Pilot.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA