Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários:
- O professor deverá providenciar, caso não tenha data show, cartolina, caneta Pilot e fita crepe. Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA05.
- O professor deverá providenciar caso tenha data show, Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA05.
- Poema impresso. Para acessar o texto que será trabalhado nesta aula, clique aqui.
- Atividade impressa. Para acessar o texto que será trabalhado nesta aula, clique aqui.
- Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
Dificuldades antecipadas: As dificuldades encontradas podem ser decorrentes de o aluno ter dificuldade para perceber os recursos sonoros presentes no poema.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.
CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita/Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf
GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
- Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha material para projetar, escreva o tema no quadro.
- Explicite sobre o assunto, ou seja, fale que serão trabalhados poemas, explorando os recursos rítmicos.
Materiais complementares:
- Data show ou quadro, giz ou caneta Pilot.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações:
- Fixe o cartaz com o poema na parede.
- Faça uma roda de conversa com os alunos.
- Diga que será lido um texto e que eles precisam prestar muita atenção.
- Leia o texto O pato, de Vinicius de Moraes, enfatizando a sonoridade.
- Solicite que os alunos leiam individualmente o poema.
- Pergunte para as crianças:
- Vocês perceberam a sonoridade presente no texto? (Espera-se que o aluno diga que percebeu a sonoridade.)
- Como o autor coloca esta sonoridade? (Espera-se que o aluno diga que percebeu a sonoridade na repetição do som das palavras utilizadas.)
- Em quais palavras perceberam os recursos sonoros? (Espera-se que os alunos apontem as seguintes palavras: (pato, pata) (acolá, há) (pato, pateta, pintou) (caneco, marreco) (jenipapo, papo) (poço, moço) (tijela, panela).)
Materiais complementares:
Fonte: MORAES; V. A arca de Noé. Belo Horizonte,: Companhia das Letrinhas, 2004. [Ilustração de CRUZ; N.].
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
O desenvolvimento refere-se aos slides 4 e 5.
Orientações:
- Fale para os alunos observarem as palavras escritas no quadro ou projetada pelo data show.
- Solicite que os alunos leiam as palavras.
- Leia as palavras com os alunos.
- Leia as palavras para os alunos.
- Pergunte?
- O que perceberam nestas palavras?
- Em quais palavras vocês perceberam a repetição das vogais?
- Em quais palavras vocês perceberam a repetição das consoantes?
- A repetição das vogais e das consoantes está presente nas seguintes palavras: prato, gato, rato, trato, nato e faça, negaça, justiça.
- A repetição de consoantes está presente em: jurado, julgamento, justiça, juiz.
- Diga que será necessário esta percepção para completar as lacunas do poema que será entregue.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
O desenvolvimento refere-se aos slides 4 e 5.
Orientações:
- Entregue o poema Cauda (Lewis Carrol), lacunado.
- Possibilite que os alunos observem o texto.
- Pergunte para os alunos:
- O que acharam do texto?
- Diga que agora é a vez de os alunos completarem o texto com as palavras que faltam.
- Caminhe pelos grupo e questione:
- Como está sendo descobrir as palavras?
- Perceberam que palavras que repetem as vogais ficam próximas?
- Notaram que algumas palavras ficam próximas quando a repetição é das consoantes?
- Quando terminarem a atividade, corrija o texto no coletivo.
- Pergunte para cada grupo a palavra escolhida que utilizaram para preencher cada lacuna.
- Diga a palavra correta de cada estrofe.
- Questione a turma:
- Qual grupo acertou?
- Como fizeram para localizar as palavras corretas?
Fonte: Cauda.Lewis Carroll., Lewis Carroll, disponível em http://ceciliafurquim.blogspot.com/2017/07/pelas-caudalosas-camadas-e-curvas-do.html. Acesso em: 19 de agosto de 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
O desenvolvimento refere-se aos slides 4 ,5 e 6.
Orientações:
- Quando finalizar todas as estrofes, faça a leitura do texto completo para os alunos.
- Pergunte para os alunos:
- - O que vocês acharam do texto?
- - Foi fácil realizar a atividade?
- Conhecer os recursos sonoros facilita a localização das palavras?
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Abra uma discussão e pergunte para os alunos:
- Vocês acham que o autor conseguiu utilizar recursos de sonoridade no texto?
- Por que vocês têm esta opinião?
- Anote as percepções dos alunos em um cartaz.
- Entregue os poemas trabalhados em folha impressa para os alunos colarem no caderno de poemas.